16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Cartilha virtual de cuidados paliativos

Cartilha_Cuidados_Paliativos.jpgA Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou a Cartilha "Vamos falar de Cuidados Paliativos". O material gratuito é dirigido a profissionais da saúde, familiares e cuidadores.

A cartilha tem como base o documento "Let's Talk about Palliative and Hospice Care", de autoria do Ohio Health, uma instituição de referência em Cuidados Paliativos. A elaboração do material contou com a parceria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
 
A iniciativa partiu do fato de que pouca atenção é dada ao tema, que se confunde com cuidados de menor importância ou para pessoas que estão morrendo. "Está na hora de falarmos abertamente sobre cuidados paliativos, que permitem que pessoas com doenças incuráveis que ameaçam a continuidade da vida vivam da maneira mais plena possível", explica o geriatra Daniel Lima Azevedo, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos da SBGG. Atualmente todas as doenças crônico-degenerativas têm indicação de cuidados paliativos, entre elas o câncer.  
 
Segundo o mapeamento "Global atlas of palliative care at the end of life", realizado em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos estão ao alcance de apenas uma em cada 10 pessoas. 
 
Para download da Cartilha, clique aqui.
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519