09042020Qui
AtualizadoQua, 08 Abr 2020 6pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy


Vieses em estudos comparativos de cirurgias oncológicas por acesso minimamente invasivo versus aberto

durval pedro francisco cirurgia bxOs cirurgiões oncológicos Durval Renato Wohnrath, Pedro Ricardo Fernandes e Francisco Américo Fernandes Neto discutem os vieses em estudos comparativos de cirurgias oncológicas abdominais por acessos minimamente invasivos x abertos.

Radioterapia no Brasil

Robson Ferrigno NET OK 2O Ministério da Saúde publicou recentemente o primeiro Censo de Radioterapia no Brasil. O objetivo da pesquisa foi avaliar a capacidade técnico terapêutica dos equipamentos instalados e a infraestrutura das salas de tratamento. O radio-oncologista Robson Ferrigno (foto), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e coordenador dos serviços de radio-oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta os resultados do trabalho e discute possíveis soluções para os problemas encontrados. Confira.

Câncer em sobreviventes

ON30 PG4 OBSERVATORIO LIZ bxEstudo de coorte com mais de 200 mil sobreviventes avaliou o risco de neoplasias subsequentes para 16 tipos de câncer em adolescentes e adultos jovens. Os resultados foram publicados no Lancet Oncology. Quem discute os desafios do acompanhamento dessa população é Liz Almeida (foto), médica epidemiologista e chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA.

Doença cardiovascular em sobreviventes de câncer de mama na pós-menopausa

ARIANE SABCS18 NET OKQuais os fatores de risco para doença cardiovascular em sobreviventes de câncer de mama na pós-menopausa? Estudo de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) publicado no periódico Menopause1 buscou responder essa questão e demonstrou que a incidência de síndrome metabólica, placa ateromatosa, diabetes, hipertrigliceridemia e circunferência abdominal aumentada foi significativamente maior em mulheres tratadas para câncer de mama em comparação com mulheres pós-menopausadas sem a doença. Quem comenta o trabalho é a cardio-oncologista Ariane Vieira Scarlatelli Macedo (foto), do Centro Paulista de Oncologia/Grupo Oncoclínicas.

Doença axilar residual pós QT neo e fatores preditivos

cesar cabello bx NET OKEstudo publicado na The Breast Journal avaliou os fatores preditivos para doença linfonodal axilar metastática residual (ALN) em pacientes com achados de imagem negativos após quimioterapia neoadjuvante (NAC) para câncer de mama. Quem comenta o trabalho é o mastologista César Cabello (foto), Professor Associado da UNICAMP e Chefe da Área de Mastologia do Hospital da Mulher (JAP/CAISM/UNICAMP).


Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519