23052019Qui
AtualizadoQua, 22 Mai 2019 8pm

PUBLICIDADE
topbanner novartis2019 468x60

Doença axilar residual pós QT neo e fatores preditivos

cesar cabello bx NET OKEstudo publicado na The Breast Journal avaliou os fatores preditivos para doença linfonodal axilar metastática residual (ALN) em pacientes com achados de imagem negativos após quimioterapia neoadjuvante (NAC) para câncer de mama. Quem comenta o trabalho é o mastologista César Cabello (foto), Professor Associado da UNICAMP e Chefe da Área de Mastologia do Hospital da Mulher (JAP/CAISM/UNICAMP).


Quimio em dose densa IV vs intraperitoneal com cateter na primeira linha do câncer de ovário

EVA ANGELICA NET OKFinalmente foi publicado o estudo originalmente nomeado “GOG 252”, apresentado na plenária do SGO Annual Meeting 2016, em San Diego. No contexto de tratamento quimioterápico do carcinoma epitelial de ovário (CEO) em primeira linha, o estudo, há muito esperado, trouxe resultados na contramão do previsto, questionando o papel crescente que o tratamento intraperitoneal (IP) com cateter vinha assumindo. Quem comenta o estudo é a oncologista Angélica Nogueira-Rodrigues (foto), presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG).

Vigilância ativa de pequenas massas renais

carvalhal 19 bx okPublicado no periódico JAMA, artigo de revisão de William C. Huang, médico da Divisão de Urologia Oncológica do NYU Langone Health, em Nova Iorque, discute as opções de vigilância ativa no manejo de pequenas massas renais. Gustavo Carvalhal (foto), uro-oncologista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), comenta o trabalho.

Radioterapia estereotática no câncer de pulmão estádio 1 inoperável

Robson Ferrigno NET OK 2Publicado no Lancet Oncology, o estudo TROG 09.02 CHISEL demonstrou a eficácia da radioterapia estereotática corpórea (SBRT) em relação à radioterapia de fracionamento convencional no tratamento do câncer de pulmão inicial clinicamente inoperável. Quem comenta os resultados do trabalho é o radio-oncologista Robson Ferrigno (foto), responsável pelos Serviços de Radioterapia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

SGO 2019: Destaques na ginecologia oncológica

reitan glauco bx okOs cirurgiões Glauco Baiocchi e Reitan Ribeiro (foto), membros do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG), analisam os estudos que concentram as atenções no encontro anual da Society of Gynecologic Oncology (SGO 2019), que aconteceu entre os dias 15 e 19 de março em Honolulu, Havaí (EUA).

Radioterapia hipofracionada das drenagens linfáticas em câncer de mama

Robson Ferrigno NET OK 2Estudo chinês publicado no Lancet Oncology mostrou não inferioridade no tratamento de mulheres com câncer de mama localmente avançado com radioterapia hipofracionada do plastrão e das drenagens linfáticas em comparação com fracionamento convencional. O rádio-oncologista Robson Ferrigno (foto), coordenador dos Serviços de Radioterapia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta o estudo.

Hot topics na regulação epigenética da auto-renovação no câncer de pâncreas

RAMON 2018 NET OKO oncologista Ramon Andrade De Mello (foto), médico do Hospital Estadual de Bauru e professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), é o primeiro autor de artigo1 que discute tendências na caracterização de mecanismos moleculares no câncer de pâncreas e seu impacto no tratamento. Publicado na revista científica Future Oncology, o trabalho foi realizado em parceria com pesquisadores portugueses, americanos e canadenses.


Publicidade
300x250 ad onconews200519
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250