26102021Ter
AtualizadoSeg, 25 Out 2021 12am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Onconews - Podcast

  • Ressonância magnética pré-operatória no câncer de mama

    O radiologista Marcos Docema, coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem da Unidade Itaim do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, é coautor de análise prospectiva multicêntrica que avaliou o papel da ressonância magnética pré-operatória da mama no planejamento cirúrgico. Os resultados publicados no periódico European Radiology são tema do PODCAST ONCONEWS, com apresentação do mastologista Silvio Bromberg, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Distância tumor-mamilo maior ou igual a 1 cm prediz patologia retromamilar negativa após quimioterapia neoadjuvante

    Quais os fatores preditivos de margem patológica negativa retromamilar (NS-) em mulheres submetidas à mastectomia após a quimioterapia neoadjuvante? Pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Cencer buscaram responder a questão, em análise retrospectiva que considerou mulheres com câncer de mama invasivo tratadas na instituição com QT neoadjuvante e mastectomia total entre agosto de 2014 e abril de 2018. Os resultados publicados no Annals of Surgical Oncology são tema do PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira.

  • Qual o impacto da exposição ao estrogênio exógeno no câncer de mama RE+, HER2-negativo, em estágio inicial?

    Estudo publicado no periódico Oncology - International Journal of Cancer Research and Treatment - buscou investigar o efeito do tratamento anterior com contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal em pacientes com câncer de mama receptor de estrogênio (RE) positivo, HER2-negativo, em estágio inicial. Quem comenta os resultados é Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Preditores de linfonodos axilares não sentinela positivos em pacientes com biópsia de linfonodo sentinela positivo após terapia neoadjuvante

    Pesquisadores italianos buscaram avaliar a taxa de linfonodos não sentinela positivos (não SLNs) após terapia sistêmica neoadjuvante no câncer de mama após biópsia de linfonodo sentinela positivo (SLNB). Os resultados foram publicados no periódico Radiotherapy & Oncology (Green Journal), e são tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira.

  • A perda de positividade HER2 após terapia-alvo neoadjuvante está associada a resultados oncológicos inferiores?

    Estudo publicado no Journal of Surgical Oncology buscou investigar se existe associação entre os resultados oncológicos e a perda de amplificação de HER2 em alguns pacientes de câncer de mama HER2-positivo com doença residual após o tratamento neoadjuvante com trastuzumabe. Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, discute os resultados. Ouça, no PODCAST ONCONEWS.

  • MICRA trial: É possível omitir a cirurgia após a neoadjuvância?

    Estudo multicêntrico de coorte observacional (MICRA) avalia a precisão das biópsias guiadas por ultrassom para identificação da resposta patológica completa (pCR) após a terapia sistêmica neoadjuvante em pacientes de câncer de mama com resposta radiológica parcial (rPR) ou completa (rCR) na ressonância magnética. Os resultados da análise provisória foram publicados no Annals of Surgical Oncology e são tema do PODCAST ONCONEWS, com análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Resultados do câncer de mama estágios I e II com micrometástases nodais tratado com mastectomia sem terapia axilar

    O impacto da omissão da dissecção do linfonodo axilar (ALND) em pacientes com tumores de mama T1-2N1mi tratados com mastectomia não está bem estudado, e não se sabe o benefício da radioterapia pós-mastectomia nessa população. Agora, estudo publicado na Breast Cancer Research and Treatment relata os resultados em pacientes tratados com mastectomia sem terapia axilar. O trabalho é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

  • Manejo da recorrência de tumor de mama ipsilateral após cirurgia de conservação da mama

    Podcast Onconews

    A terapia de conservação da mama está bem estabelecida para o manejo do câncer de mama ressecável primário, com resultados oncológicos comparáveis ​​aos da mastectomia. Mas qual a estratégia de tratamento cirúrgico mais adequada para mulheres que desenvolvem recorrência de tumor de mama ipsilateral? Estudo publicado no periódico Breast Cancer Research and Treatment buscou comparar a eficácia da terapia de conservação e da mastectomia nessa população de pacientes. Quem discute os resultados do trabalho é Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Terapia endócrina neoadjuvante como alternativa à QT NEO em pacientes com câncer de mama RH+

    A quimioterapia neoadjuvante (NCT) é considerada mais eficaz no downstaging do câncer de mama receptor hormonal positivo (RH+) em comparação com a terapia endócrina neoadjuvante (NET), particularmente na doença com linfonodo positivo. Agora, estudo publicado no Annals of Surgical Oncology buscou comparar a resposta mamária e axilar e a sobrevida após as duas estratégias de tratamento neoadjuvante nessa população de pacientes. Quem analisa os resultados do trabalho é o mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça no PODCAST ONCONEWS.

  • Duração ideal da terapia hormonal adjuvante em pacientes na pós-menopausa com câncer de mama HR+

    Estudo prospectivo de fase 3 publicado na New England Journal of Medicine (NEJM) avaliou a duração mais eficaz do tratamento adjuvante com o inibidor de aromatase anastrozol em mulheres na pós-menopausa com câncer de mama receptor hormonal positivo (RH+) que receberam 5 anos de terapia endócrina adjuvante. Os resultados são tema de análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • 5 vs 2 anos de bisfofonato adjuvante no câncer de mama inicial

    O tratamento adjuvante estendido com zoledronato por 5 anos oferece um benefício de sobrevida para pacientes com câncer de mama em estágio inicial em comparação com 2 anos de tratamento? Publicado no JAMA Oncology, o ensaio clínico randomizado de fase 3 SUCESS avaliou a duração do tratamento adjuvante em 2.987 pacientes com câncer de mama em estágio inicial, independentemente do status menopausal. Os resultados são tema do PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

  • Risco de câncer de mama e rastreamento em pessoas transgêneros

    Indivíduos transgêneros enfrentam barreiras significativas para o rastreamento equitativo do câncer de mama e para o tratamento de alta qualidade, o que os torna de alto risco para resultados oncológicos subótimos. Para diminuir as disparidades em saúde que afetam as minorias sexuais e de gênero, revisão da Society of Surgical Oncology publicada no Annals of Surgical Oncology discute as barreiras para o tratamento equitativo, os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e os dados existentes para apoiar o rastreamento em homens e mulheres transexuais. O artigo é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto). Ouça.

  • Salpingectomia, ooforectomia e qualidade de vida em portadores de variantes patogênicas BRCA1/2

    Ensaio clínico não-randomizado buscou avaliar a qualidade de vida relacionada à menopausa após salpingectomia redutora de risco com ooforectomia tardia em comparação com salpingo-ooforectomia padrão em portadoras da variante patogênica BRCA1/2. Os resultados publicados no JAMA Oncology são tema de análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Subtipos de câncer de mama baseados em PAM50 e imunohistoquímica e mortalidade pela doença

    Estudo de base populacional publicado na Breast Cancer avaliou a capacidade prognóstica de subtipos baseados em imunohistoquímica (IHC) versus PAM50 para mortalidade por câncer de mama. Quem analisa os resultados é o mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Remoção do linfonodo sentinela após QT neoadjuvante em pacientes com linfonodos clinicamente negativos

    Quantos linfonodos sentinelas devem ser ressecados para garantir a acurácia do estadiamento da axila em pacientes submetidos à quimioterapia neoadjuvante para o tratamento de câncer de mama com linfonodo clinicamente negativo (cN0)? O mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, discute estudo publicado na Breast Oncology que buscou responder essa questão. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Resposta patológica do CDIS ao tratamento neoadjuvante no câncer de mama HER2+

    Em pacientes que se submeterão ao tratamento neoadjuvante, a presença de carcinoma ductal in situ (DCIS) associado ao câncer de mama HER2+ invasivo representa uma limitação para a indicação de uma cirurgia conservadora. Os dados sobre a resposta do CDIS ao tratamento sistêmico neoadjuvante ainda são limitados. Agora, estudo publicado na Breast Cancer Research and Treatment buscou estimar a resposta do DCIS adjacente ao tratamento neoadjuvante com bloqueio HER2 e avaliar a associação de fatores clínico-patológicos e radiológicos com a resposta. O mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, analisa o estudo em mais um PODCAST ONCONEWS. Ouça.

  • Impacto da terapia endócrina adjuvante no prognóstico do câncer de mama inicial HR-positivo, HER2-negativo

    A terapia endócrina adjuvante para pacientes com câncer de mama T1a é controversa. Em mais um PODCAST ONCONEWS, Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta estudo publicado na Breast Cancer que examinou o efeito da terapia endócrina no prognóstico de pacientes com câncer de mama T1N0 receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo em cada grupo de tamanho de tumor, com o objetivo de reconsiderar a aplicação da terapia endócrina. Ouça.

  • Ressonância magnética pré-operatória e status da margem cirúrgica no câncer de mama

    Estudo buscou examinar a associação entre a ressonância magnética pré-operatória e o envolvimento das margens cirúrgicas, bem como determinar os fatores associados às margens de ressecção positivas em pacientes com câncer de mama detectadas no rastreamento bienal e submetidas à cirurgia conservadora da mama. Os resultados publicados no Annals of Surgical Oncology são tema da análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • ELIOT: Recorrência em longo prazo e resultados de sobrevida no câncer de mama inicial

    No estudo randomizado de Fase 3 ELIOT, a irradiação acelerada parcial da mama (APBI) com radioterapia intraoperatória foi associada a uma taxa maior de recorrência da mama ipsilateral (IBTR) em comparação com a irradiação de toda a mama (WBI) em pacientes com câncer de mama em estágio inicial. Agora, estudo publicado no Lancet Oncology examinou a recorrência planejada de longo prazo e os resultados de sobrevida do ensaio ELIOT. O mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, discute os resultados do trabalho, em mais um PODCAST Onconews. Ouça.

  • Critérios de elegibilidade para estudos de vigilância ativa em pacientes com carcinoma ductal in situ

    Os critérios de elegibilidade para estudos de vigilância ativa no carcinoma ductal in situ (DCIS) identificam pacientes com baixo risco para carcinoma invasivo? Estudo publicado no Annals of Surgical Oncology buscou determinar as taxas de upgrade de DCIS em biópsia por agulha para carcinoma invasivo nessa população de pacientes. O trabalho é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

Publicidade
Outubro Rosa A.C.Camargo 2021
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519