27072021Ter
AtualizadoSeg, 26 Jul 2021 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Onconews - Podcast

  • 5 vs 2 anos de bisfofonato adjuvante no câncer de mama inicial

    O tratamento adjuvante estendido com zoledronato por 5 anos oferece um benefício de sobrevida para pacientes com câncer de mama em estágio inicial em comparação com 2 anos de tratamento? Publicado no JAMA Oncology, o ensaio clínico randomizado de fase 3 SUCESS avaliou a duração do tratamento adjuvante em 2.987 pacientes com câncer de mama em estágio inicial, independentemente do status menopausal. Os resultados são tema do PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

  • Risco de câncer de mama e rastreamento em pessoas transgêneros

    Indivíduos transgêneros enfrentam barreiras significativas para o rastreamento equitativo do câncer de mama e para o tratamento de alta qualidade, o que os torna de alto risco para resultados oncológicos subótimos. Para diminuir as disparidades em saúde que afetam as minorias sexuais e de gênero, revisão da Society of Surgical Oncology publicada no Annals of Surgical Oncology discute as barreiras para o tratamento equitativo, os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e os dados existentes para apoiar o rastreamento em homens e mulheres transexuais. O artigo é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto). Ouça.

  • Salpingectomia, ooforectomia e qualidade de vida em portadores de variantes patogênicas BRCA1/2

    Ensaio clínico não-randomizado buscou avaliar a qualidade de vida relacionada à menopausa após salpingectomia redutora de risco com ooforectomia tardia em comparação com salpingo-ooforectomia padrão em portadoras da variante patogênica BRCA1/2. Os resultados publicados no JAMA Oncology são tema de análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Subtipos de câncer de mama baseados em PAM50 e imunohistoquímica e mortalidade pela doença

    Estudo de base populacional publicado na Breast Cancer avaliou a capacidade prognóstica de subtipos baseados em imunohistoquímica (IHC) versus PAM50 para mortalidade por câncer de mama. Quem analisa os resultados é o mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Remoção do linfonodo sentinela após QT neoadjuvante em pacientes com linfonodos clinicamente negativos

    Quantos linfonodos sentinelas devem ser ressecados para garantir a acurácia do estadiamento da axila em pacientes submetidos à quimioterapia neoadjuvante para o tratamento de câncer de mama com linfonodo clinicamente negativo (cN0)? O mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, discute estudo publicado na Breast Oncology que buscou responder essa questão. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Resposta patológica do CDIS ao tratamento neoadjuvante no câncer de mama HER2+

    Em pacientes que se submeterão ao tratamento neoadjuvante, a presença de carcinoma ductal in situ (DCIS) associado ao câncer de mama HER2+ invasivo representa uma limitação para a indicação de uma cirurgia conservadora. Os dados sobre a resposta do CDIS ao tratamento sistêmico neoadjuvante ainda são limitados. Agora, estudo publicado na Breast Cancer Research and Treatment buscou estimar a resposta do DCIS adjacente ao tratamento neoadjuvante com bloqueio HER2 e avaliar a associação de fatores clínico-patológicos e radiológicos com a resposta. O mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, analisa o estudo em mais um PODCAST ONCONEWS. Ouça.

  • Impacto da terapia endócrina adjuvante no prognóstico do câncer de mama inicial HR-positivo, HER2-negativo

    A terapia endócrina adjuvante para pacientes com câncer de mama T1a é controversa. Em mais um PODCAST ONCONEWS, Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta estudo publicado na Breast Cancer que examinou o efeito da terapia endócrina no prognóstico de pacientes com câncer de mama T1N0 receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo em cada grupo de tamanho de tumor, com o objetivo de reconsiderar a aplicação da terapia endócrina. Ouça.

  • Ressonância magnética pré-operatória e status da margem cirúrgica no câncer de mama

    Estudo buscou examinar a associação entre a ressonância magnética pré-operatória e o envolvimento das margens cirúrgicas, bem como determinar os fatores associados às margens de ressecção positivas em pacientes com câncer de mama detectadas no rastreamento bienal e submetidas à cirurgia conservadora da mama. Os resultados publicados no Annals of Surgical Oncology são tema da análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • ELIOT: Recorrência em longo prazo e resultados de sobrevida no câncer de mama inicial

    No estudo randomizado de Fase 3 ELIOT, a irradiação acelerada parcial da mama (APBI) com radioterapia intraoperatória foi associada a uma taxa maior de recorrência da mama ipsilateral (IBTR) em comparação com a irradiação de toda a mama (WBI) em pacientes com câncer de mama em estágio inicial. Agora, estudo publicado no Lancet Oncology examinou a recorrência planejada de longo prazo e os resultados de sobrevida do ensaio ELIOT. O mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, discute os resultados do trabalho, em mais um PODCAST Onconews. Ouça.

  • Critérios de elegibilidade para estudos de vigilância ativa em pacientes com carcinoma ductal in situ

    Os critérios de elegibilidade para estudos de vigilância ativa no carcinoma ductal in situ (DCIS) identificam pacientes com baixo risco para carcinoma invasivo? Estudo publicado no Annals of Surgical Oncology buscou determinar as taxas de upgrade de DCIS em biópsia por agulha para carcinoma invasivo nessa população de pacientes. O trabalho é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Caracterização do câncer de mama com baixa expressão do receptor de estrogênio

    Estudo publicado no periódico Breast Cancer Research and Treatment buscou analisar as características clínico-patológicas e os desfechos clínicos dos tumores de mama com baixo nível de expressão (1–10%) de positividade para o receptor de estrogênio (RE). Os resultados do trabalho estão em pauta em mais um PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça. 

  • Quimioterapia adjuvante no câncer de mama com micrometástases de linfonodos axilares

    O status do linfonodo axilar é um dos fatores prognósticos mais importantes em pacientes com câncer de mama em estágio inicial. Publicado na Breast Cancer Research and Treatment, estudo retrospectivo de registro de base populacional com 26.465 pacientes câncer de mama inicial buscou avaliar o impacto da quimioterapia adjuvante em pacientes de câncer de mama com micrometástases de linfonodos axilares. Quem analisa os resultados é Silvio Bromberg (foto), mastologista do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Cirurgia axilar após endocrinoterapia neoadjuvante no câncer de mama RE+, HER2-

    Estudo publicado no Annals of Surgical Oncology discute a necessidade de cirurgia axilar em pacientes RE+, HER-2-negativo que realizaram endocrinoterapia neoadjuvante, em duas coortes de pacientes com câncer de mama cT1-4N0-1M0 . Quem comenta os resultados é o mastologista Silvio Bromberg (foto), médico cirurgião do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Tecido glandular residual da mama após mastectomia

    Revisão sistemática publicada no Annals of Surgical Oncology buscou localizar e/ou estimar a quantidade de tecido glandular mamário residual (rBGT) após a mastectomia, além de identificar fatores possivelmente relacionados com rBGT e/ou doença residual. Quem discute os resultados do trabalho é o mastologista Silvio Bromberg (foto), cirurgião do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS. 

  • Câncer de mama HER2+ não metastático e terapia anti-HER2 sem quimioterapia

    Não existem dados randomizados sobre o papel da terapia adjuvante anti-HER2 administrada sem quimioterapia em pacientes com câncer de mama HER2+, RE+. Agora, estudo publicado na Breast Cancer Research and Treatment discute a possibilidade de utilizar terapia anti-HER2 sem o uso da quimioterapia em pacientes RE+, HER2+O mastologista Silvio Bromberg (foto), cirurgião do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, analisa os resultados. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS. 

  • Momento ideal de cirurgia após quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama

    Revisão sistemática e meta-análise publicada no European Journal of Surgical Oncology buscou determinar o momento ideal da cirurgia pós-quimioterapia neoadjuvante de câncer de mama, para não comprometer o desfecho prognóstico. O estudo é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), cirurgião do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Conservação da mama versus mastectomia para pacientes BRCA mutado

    Estudo publicado no periódico The Breast buscou avaliar a segurança oncológica da cirurgia conservadora e radioterapia em comparação com a mastectomia em pacientes com câncer de mama com mutação BRCA. Os resultados são tema da análise do mastologista Silvio Bromberg, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Paulo. Ouça no PODCAST ONCONEWS.

  • Cirurgia primária no câncer de mama estádio IV de novo com metástase óssea

    Publicado no Annals of Surgical Oncology, o estudo BOMET MF14-01, prospectivo, multicêntrico, buscou avaliar o papel do tratamento loco-regional em pacientes com câncer de mama estádio IV de novo com metástase óssea. O trabalho é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), cirurgião do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Capecitabina no câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial

    Revisão sistemática e meta-análise publicada no periódico BMC Cancer avalia a eficácia e segurança da capecitabina na sobrevida de pacientes com câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial. O trabalho é tema de mais um PODCAST Onconews, com apresentação do mastologista Silvio Bromberg (foto), cirurgião do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Reconstrução imediata da mama e segurança oncológica

    Podcast Onconews

    Meta-análise que comparou a recorrência do câncer de mama (BCR) em pacientes com e sem complicações após reconstrução imediata é tema de mais um podcast do mastologista Silvio Bromberg (foto), cirurgião do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Apesar das limitações, o estudo não demonstrou associação significativa entre complicações da ferida e BCR. Ouça.

Publicidade
NEXT FRONTIERS 2021
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519