16052022Seg
AtualizadoSeg, 16 Maio 2022 3pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Onconews - Podcast

  • Eficácia preditiva dos testes de expressão gênica e ibandronato adjuvante no câncer de mama

    Publicado no Jornal of Clinical Oncology (JCO), o TEAM-IIB é um estudo de fase III randomizado, aberto, multicêntrico, que investiga o tratamento adjuvante com ibandronato, um bisfosfonato contendo nitrogênio, em mulheres pós-menopausadas com câncer de mama receptor de estrogênio positivo (RE+). Os resultados estão em pauta em mais um PODCAST ONCONEWS, com apresentação do mastologista Silvio Bromberg e do oncologista Daniel Gimenes. Os especialistas discutem ainda os resultados do estudo prospectivo neoadjuvante NBREaST II, publicado no European Journal of Cancer, que avaliou a resposta ao tratamento pré-operatório e o desfecho de sobrevida em 5 anos nos subgrupos moleculares determinados pela combinação do teste de expressão gênica MammaPrint/BluePrint. Ouça.

  • De-escalonamento do tratamento neoadjuvante e irradiação dos linfonodos de cadeia mamaria interna no câncer de mama precoce

    Estudo publicado no Lancet Oncology relata dados de sobrevida em 5 anos do estudo WSG-ADAPT-HER2+/HR, que avalia o de-escalonamento do tratamento neoadjuvante em pacientes com câncer de mama precoce HER2-positivo, HR-negativo, abordando o efeito da resposta patológica completa, resposta terapêutica precoce e subtipo molecular. O trabalho está em pauta no PODCAST ONCONEWS, com apresentação de Silvio Bromberg e Daniel Gimenes. Os especialistas discutem ainda os resultados de longo prazo do Danish Breast Cancer Group Internal Mammary Node Study, que avalia a irradiação dos linfonodos de cadeia mamária interna em pacientes com câncer de mama precoce linfonodo positivo. Confira.

  • Características, diferenças clínicas e resultados de pacientes com câncer de mama HER2-negativo ou com baixa expressão de HER2

    Dados emergentes sugerem que pacientes com baixa expressão de HER2, atualmente tratados de forma semelhante a pacientes completamente negativos para HER2, podem se beneficiar de anticorpos conjugado-droga mais novos e mais potentes. Agora, estudo publicado no periódico Clinical Breast Cancer buscou esclarecer as características dos tumores com baixa expressão de HER2 e compará-los com pacientes sem expressão de HER2. O trabalho é tema do PODCAST ONCONEWS, com apresentação do mastologista Silvio Bromberg e do oncologista Daniel Gimenes. Confira. 

  • Mortalidade após recorrência tardia e fadiga de longo prazo em sobreviventes

    Em mais uma edição do Breast Breaking News, o mastologista Silvio Bromberg e o oncologista Daniel Gimenes discutem os resultados de dois estudos recém-publicados no Journal of Clinical Oncology (JCO).  Um dos trabalhos investiga o risco de morte por câncer de mama após recorrência tardia (≥ 10 anos após o diagnóstico primário) em pacientes dinamarquesas, identificando fatores prognósticos e comparando a sobrevida após recorrência precoce e tardia. O outro estudo realiza uma análise longitudinal da trajetória de fadiga de longo prazo entre sobreviventes de câncer de mama a partir de dados de um grande estudo clínico prospectivo em andamento (CANcer TOxicity, ClinicalTrials.gov: NCT01993498) em pacientes com câncer de mama em estágio I-III tratadas entre 2012 e 2015. Confira, no PODCAST ONCONEWS.

  • Acompanhamento de longo prazo do estudo BrighTNess e valor prognóstico dos sTILs no TNBC

    Silvio Bromberg e Daniel Gimenes analisam os resultados do acompanhamento de longo prazo do randomizado de fase 3 BrighTNess. Publicado no Annals of Oncology, o estudo demonstrou que a adição de carboplatina com/sem veliparibe à quimioterapia neoadjuvante melhorou significativamente as taxas de resposta patológica completa com toxicidade aguda gerenciável em pacientes com câncer de mama triplo negativo (TNBC). Os especialistas também discutem trabalho publicado no Journal of Clinical Oncology (JCO) que avalia o valor prognóstico dos linfócitos infiltrantes de tumor estromal (sTILs) em pacientes jovens com câncer de mama triplo negativo, linfonodo negativo, que não receberam terapia sistêmica (neo)adjuvante. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • DESTINY-Breast03: estudo confirma eficácia de trastuzumabe deruxtecana no câncer de mama metastático HER2-positivo

    O mastologista Silvio Bromberg e o oncologista Daniel Gimenes analisam os resultados do estudo DESTINY-Breast03, que em publicação na New England Journal of Medicine (NEJM) confirmou a eficácia do anticorpo conjugado droga (ADC) trastuzumabe deruxtecana em pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo previamente tratadas com trastuzumabe e um taxano. Os especialistas discutem ainda os resultados do relatório de 30 anos do estudo dinamarquês que avalia a radioterapia pós-mastectomia em pacientes com câncer de mama de alto risco tratadas com terapia sistêmica adjuvante. Ouça no PODCAST ONCONEWS. 

  • Câncer de mama em pauta

    Estudo publicado no Lancet Oncology buscou investigar se pacientes pré-menopausadas com câncer de mama receptor de estrogênio positivo tratadas com supressão ovariana se beneficiam dos inibidores da aromatase. O trabalho está em pauta em mais um PODCAST ONCONEWS, com apresentação do mastologista Sílvio Bromberg e do oncologista Daniel Gimenes. Nesta edição, os especialistas discutem ainda o papel da salpingectomia oportunista na redução do risco de câncer de ovário; imunoterapia no câncer de mama triplo-negativo; o uso profilático de mangas de compressão na redução da incidência de linfedema; e o tratamento quimioendócrino concomitante no câncer de mama precoce hormônio-positivo. Ouça.

  • Hot topics em oncologia mamária

    O mastologista Sílvio Bromberg e o oncologista Daniel Gimenes comentam algumas das publicações de alto impacto que estiveram entre os hot topics da oncologia mamária em janeiro. Afinal, qual a utilidade do escore Oncotype DX no manejo clínico de pacientes com câncer de mama receptor estrogênio positivo e linfonodo negativo? E a concordância entre os escores de recorrência de 21 genes no câncer de mama multifocal, difere com a idade e o subtipo histológico? Acompanhe essas e outras questões no Podcast Onconews.

  • SABCS 2021: Principais estudos em cirurgia

    Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, analisa os principais estudos com foco no tratamento cirúrgico do câncer de mama apresentados no SABCS 2021. O estudo multicêntrico randomizado Sinodar One, que avalia a preservação dos linfonodos axilares em comparação com a dissecção completa em pacientes com câncer de mama T1-T2 apresentando 1-2 linfonodos sentinela metastáticos, é um dos destaques. Ouça no PODCAST ONCONEWS.

  • Assinatura gênica como biomarcador prognóstico e preditivo em pacientes com câncer de mama lobular invasivo

    Os ensaios de expressão genômica fornecem informações prognósticas e orientam as decisões de quimioterapia adjuvante para pacientes com câncer de mama RE-positivo. Poucos estudos avaliaram a utilidade desses ensaios para carcinoma lobular invasivo (CLI). Agora, estudo publicado no periódico Breast Cancer Research and Treatment buscou avaliar o teste de assinatura de 70 genes como uma ferramenta prognóstica e preditiva para CLI usando um banco de dados nacional de câncer. Os resultados são tema de análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça no PODCAST Onconews.

  • Radioterapia pós-mastectomia após resposta patológica nodal completa à quimioterapia neoadjuvante: um prelúdio para NSABP B-51?

    A utilidade da radioterapia pós-mastectomia em mulheres com resposta nodal completa à quimioterapia neoadjuvante é desconhecida. O ensaio NSABP B-51 pretende esclarecer este tema, mas os resultados ainda não foram apresentados. Agora, estudo publicado no periódico Radiotherapy & Oncology (Green Journal) buscou responder à questão, em análise que considerou dados de 14.690 pacientes do National Cancer Database. Os resultados estão no PODCAST ONCONEWS, com apresentação do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Trastuzumabe com ou sem quimioterapia no câncer de mama pT1N0 HER2+ estágio 1

    Estudo publicado no periódico Breast Cancer Research and Treatment buscou avaliar se a terapia adjuvante quimio-HER2 está associada a melhor sobrevida global em comparação com a monoterapia anti-HER2 em pacientes com câncer de mama pT1N0 HER2-positivo com tumores maiores que 2 cm. Os resultados do trabalho são tema da análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça no PODCAST ONCONEWS.

  • As taxas de recorrência local são mais altas em pacientes elegíveis à cirurgia conservadora da mama após a quimioterapia neoadjuvante?

    Em estudos anteriores, as taxas de recorrência local em pacientes com câncer de mama foram maiores após a quimioterapia neoadjuvante em comparação com a cirurgia inicial. Estudo publicado na Cancer, periódico da American Cancer Society, buscou avaliar uma coorte de pacientes tratadas com terapia neoadjuvante e comparar as taxas de recorrência local entre pacientes tratadas com cirurgia conservadora de mama (BCS) após a quimioterapia, aquelas consideradas inicialmente inelegíveis à cirurgia que realizaram downstage e foram submetidas à cirurgia conservadora; e aquelas que optaram pela mastectomia. Os resultados são discutidos no PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira.

  • Ressonância magnética pré-operatória no câncer de mama

    O radiologista Marcos Docema, coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem da Unidade Itaim do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, é coautor de análise prospectiva multicêntrica que avaliou o papel da ressonância magnética pré-operatória da mama no planejamento cirúrgico. Os resultados publicados no periódico European Radiology são tema do PODCAST ONCONEWS, com apresentação do mastologista Silvio Bromberg, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Distância tumor-mamilo maior ou igual a 1 cm prediz patologia retromamilar negativa após quimioterapia neoadjuvante

    Quais os fatores preditivos de margem patológica negativa retromamilar (NS-) em mulheres submetidas à mastectomia após a quimioterapia neoadjuvante? Pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Cencer buscaram responder a questão, em análise retrospectiva que considerou mulheres com câncer de mama invasivo tratadas na instituição com QT neoadjuvante e mastectomia total entre agosto de 2014 e abril de 2018. Os resultados publicados no Annals of Surgical Oncology são tema do PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira.

  • Qual o impacto da exposição ao estrogênio exógeno no câncer de mama RE+, HER2-negativo, em estágio inicial?

    Estudo publicado no periódico Oncology - International Journal of Cancer Research and Treatment - buscou investigar o efeito do tratamento anterior com contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal em pacientes com câncer de mama receptor de estrogênio (RE) positivo, HER2-negativo, em estágio inicial. Quem comenta os resultados é Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça, em mais um PODCAST ONCONEWS.

  • Preditores de linfonodos axilares não sentinela positivos em pacientes com biópsia de linfonodo sentinela positivo após terapia neoadjuvante

    Pesquisadores italianos buscaram avaliar a taxa de linfonodos não sentinela positivos (não SLNs) após terapia sistêmica neoadjuvante no câncer de mama após biópsia de linfonodo sentinela positivo (SLNB). Os resultados foram publicados no periódico Radiotherapy & Oncology (Green Journal), e são tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira.

  • A perda de positividade HER2 após terapia-alvo neoadjuvante está associada a resultados oncológicos inferiores?

    Estudo publicado no Journal of Surgical Oncology buscou investigar se existe associação entre os resultados oncológicos e a perda de amplificação de HER2 em alguns pacientes de câncer de mama HER2-positivo com doença residual após o tratamento neoadjuvante com trastuzumabe. Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, discute os resultados. Ouça, no PODCAST ONCONEWS.

  • MICRA trial: É possível omitir a cirurgia após a neoadjuvância?

    Estudo multicêntrico de coorte observacional (MICRA) avalia a precisão das biópsias guiadas por ultrassom para identificação da resposta patológica completa (pCR) após a terapia sistêmica neoadjuvante em pacientes de câncer de mama com resposta radiológica parcial (rPR) ou completa (rCR) na ressonância magnética. Os resultados da análise provisória foram publicados no Annals of Surgical Oncology e são tema do PODCAST ONCONEWS, com análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ouça.

  • Resultados do câncer de mama estágios I e II com micrometástases nodais tratado com mastectomia sem terapia axilar

    O impacto da omissão da dissecção do linfonodo axilar (ALND) em pacientes com tumores de mama T1-2N1mi tratados com mastectomia não está bem estudado, e não se sabe o benefício da radioterapia pós-mastectomia nessa população. Agora, estudo publicado na Breast Cancer Research and Treatment relata os resultados em pacientes tratados com mastectomia sem terapia axilar. O trabalho é tema de mais um PODCAST ONCONEWS, com análise de Silvio Bromberg (foto), mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Publicidade
KITE PHARMA
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519