22082019Qui
AtualizadoQua, 21 Ago 2019 11pm

PUBLICIDADE
topbanner novartis2019 468x60

Rotinas para câncer de estômago, esôfago, fígado e pâncreas

livro_cancer_do_aparelho_digestivo_alto_accamargo.jpgCom cerca de 2 milhões de óbitos em 2012, segundo estimativas do GLOBOCAN, o  câncer do Aparelho Digestivo Alto é considerado um problema de escala mundial, posicionando os tumores de esôfago, estômago, fígado e pâncreas à frente em mortalidade de tumores mais incidentes como próstata, mama e colorretais. No Brasil, segundo o mesmo estudo, os números acompanham as taxas mundiais.

De acordo com o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, Felipe José Fernández Coimbra, o panorama motivou a produção do manual Câncer do Aparelho Digestivo Alto, que visa compartilhar a expertise do serviço por ele coordenado, acumulada no dia a dia de atendimento, cirurgias, tratamentos sistêmico e radioterápico, de forma multidisciplinar e integrada.

 No livro são compartilhadas as rotinas relacionadas ao diagnóstico, estadiamento, completo fluxograma de tratamento e seguimento pós-tratamento, além de informações sobre epidemiologia, fatores de risco, aspectos de anatomia e apresentação clínica de tumores malignos e benignos do aparelho digestivo alto.

O manual é baseado em evidências científicas da rotina do departamento e dividido em 17 capítulos que abordam diversos tipos de tumores abdominais: carcinoma espinocelular de esôfago; adenocarcinoma de esôfago distal e transição esofagogástrica; adenocarcinoma gástrico; linfoma gástrico; adenocarcinoma de pâncreas; câncer da vesícula biliar; colangiocarcinoma; carcinoma hepatocelular; neoplasias císticas do pâncreas; tumores neuroendócrinos do trato gastrointestinal alto; tumores neuroendócrinos do pâncreas; tumores do estoma gastrointestinal; metástases hepáticas de câncer colorretal; metástases hepáticas de tumores neuroendócrinos; metástases hepáticas de tumores não-colorretais e não-neuroendócrinos; tumores hepáticos benignos; adenocarcinoma do intestino delgado, duodeno e papila duodenal.

Cada capítulo detalha os aspectos epidemiológicos do câncer e seus fatores de risco, anatomia, apresentação clínica, diagnóstico e avaliação inicial, estadiamento, tratamento, seguimento, fluxograma e leituras recomendadas. O Manual ainda traz três capítulos finais sobre o suporte perioperatório multidisciplinar (nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e enfermagem); cirurgia oncológica no paciente idoso e o papel da laparoscopia como modalidade de cirurgia oncológica.

Câncer do Aparelho Digestivo Alto
Rotinas do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center
Editor-chefe: Felipe José Fernández Coimbra
Editores: Alessandro Landskron Diniz, Héber Salvador de Castro Ribeiro, Wilson Luiz da Costa Júnior, André Luis de Godoy, Igor Correia de Farias
Editora Atheneu, 2013 - 1ª edição
ISBN: 9788538804581
256 páginas

Para comprar: www.atheneu.com.br/index.php/livros/medicina/cancer/cancer-do-aparelho-digestivo-alto-rotinas-do-departamento-de-cirurgia-abdominal.html


Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner ibcc2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519