29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Câncer Hereditário: da epidemiologia à clínica

Insight_Net_OK.jpgO 6º Encontro bienal da Sociedade Internacional de Tumores Gastrointestinais Hereditários, organizado pela INSIGHT (International Society for Gastrointestinal Hereditary Tumours), acontece este ano no Brasil, em São Paulo, de 18 a 20 de junho.

A coordenação deste 6º encontro bianual da INSIGHT está a cargo de Benedito Mauro Rossi, do Grupo de Estudos de Tumores Hereditários (www.geth.org.br), com apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Várias sociedades médicas e instituições brasileiras também apoiam a iniciativa.

O diagnóstico de câncer em idade precoce e vários casos da doença em uma mesma família sugerem um padrão de predisposição hereditária. Esse tem sido um dos temas que grupos do mundo inteiro dedicam-se a pesquisar. Realizar o diagnóstico clínico e molecular desses indivíduos e suas famílias para prevenção, orientação e tratamento é uma das missões da INSIGHT, que este ano reúne grandes nomes para apresentar as mais recentes pesquisas em tumores hereditários do trato gastrointestinal.  

Na programação científica, a presença de autoridades internacionais, incluindo nomes da expressão de Patrick Lynch, professor de gastroenterologia do MD Anderson Cancer Center; Monica M. Alvarado, do serviço de Genética do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos; Mark Jenkins e Daniel Buchanan, da Universidade de Melbourne; Laura Valle, do programa de câncer hereditário da Espanha; Nicoline Hoogerbrugge, professora de câncer hereditário e genética humana da universidade de Radboud, na Holanda; Hans Vasen, também da Holanda, entre tantos outros especialistas.Centros sul-americanos de ensino e assistência também estão representados nesta sexta edição. No time de especialistas brasileiros, destaque para a participação da oncogeneticista Maria Isabel Achatz, reconhecida por estudos internacionais sobre a síndrome de Li-Fraumeni, e Sergio Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que na conferência deste ano faz uma apresentação do perfil genético da população brasileira. O programa completo encontra-se no website do evento.
 
O congresso recebeu 189 abstracts originais, sendo que os 58 mais bem avaliados terão apresentações orais, sempre com espaço para perguntas da platéia. A proposta é trazer em primeira mão para a comunidade médica brasileira trabalhos que certamente terão lugar em reconhecidas futuras publicações científicas.
 
O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento dos pacientes e suas famílias. A iniciativa dialoga com a prevenção e o diagnóstico precoce, o que confere uma importância adicional à compreensão do câncer hereditário no contexto das neoplasias gastrointestinais.
 
As inscrições para o Insight 2015 têm descontos especiais até 18 de fevereiro e podem ser feitas na homepage do congresso, no endereço www.2015insight.com/
 
6º Encontro bienal da Sociedade Internacional de Tumores Gastrointestinais Hereditários
18 a 20 de junho
Instituto de Ensino e Pesquisa- Hospital Sírio-Libanês
Rua Cel. Nicolau dos Santos, 69, Bela Vista – São Paulo, SP
Informações e inscrições: www.2015insight.com/

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519