28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

XVII Jornada de Patologia / VII Encontro Internacional de Patologia Investigativa / III Encontrando o Especialista

2014_banner_jornada_interno_Patologia_NET_OK.jpgCom programação científica voltada aos tumores de pulmão, tireoide, mama, pâncreas, melanoma, endométrio, adrenocortical e gliomas, a XVII Jornada de Patologia promovida pelo A.C. Camargo Cancer Center reúne alguns dos principais nomes mundiais da patologia investigativa do câncer, de 7 a 9 de agosto em São Paulo. O evento apresenta discussão prática de casos e aborda temas como terapias gênicas, citopatologia e dicas para publicação de papers em revistas científicas, além de marcar o anúncio oficial da criação da 1ª Escola Avançada de Patologia Oncológica do país. 

Um dos destaques é a participação do Professor do Departamento de Patologia da Universidade de Wisconsin, Ricardo Lloyd, um dos editores do livro de Tumores Endócrinos da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Será uma grande oportunidade para os participantes conferirem como pensa um editor de uma grande revista científica indexada”, destaca o patologista Fernando Augusto Soares, diretor de Anatomia Patológica do A. C. Camargo e coordenador geral do evento. Ricardo Lloyd também vai apresentar algumas de suas linhas de pesquisa com foco no câncer de tireoide e em tumores do tipo cortical medular.

O MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, tem presença confirmada, representado pelos patologistas Aysegul Sahin, Ignacio Wistuba e Raghu Kalluri. A patologista Ayesegul Sahin, diretora dos serviços de Patologia e Banco de Tumores da Mama, fala sobre o papel da avaliação de tecidos de mama após quimioterapia neo-adjuvante e sobre a diversidade dos tumores mamários triplo negativos. Ignácio Wistuba, diretor do Departamento de Patologia Molecular Translacional da instituição texana traz discussões sobre os avanços clínicos em câncer de pulmão a partir da diferenciação de perfis moleculares da doença. O professor e diretor do Departamento de Biologia do Câncer do MD Anderson, Raghu Kalluri, enfoca o tratamento do câncer de pâncreas de acordo com o perfil biológico da doença e também o papel do desenvolvimento funcional dos exossomos (vesículas secretadas pelas células) no diagnóstico e tratamento da doença.

Outros importantes nomes já confirmados são o patologista do Brigham And Women´s Hospital e Professor do Departamento de Patologia do Dana-Farber Cancer Institute, George Mutter; a patologista Martha Quezado, do centro para pesquisa do câncer do National Cancer Institute (NCI); o dermatopatologista Martin Sangueza, do Hospital Obrero, da Bolívia; João Bosco Oliveira, patologista especializado em imunologia clínica e laboratorial do Instituto de Medicina Integral, em Pernambuco, Bryan Strauss, patologista molecular e coordenador de Pesquisa Médica e investigação translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), além dos especialistas do A.C. Camargo Cancer Center.

1ª Escola de Patologia Avançada do Brasil

Durante o evento será feito o anúncio oficial da criação da Escola de Patologia Oncológica Avançada Humberto Torloni (EPOAHT), que surge com a proposta de oferecer educação continuada aos patologistas brasileiros e residentes da área por meio de eventos científicos, cursos técnicos de média e longa duração, estágio e outros programas que visam a reciclagem do profissional que atua no diagnóstico morfológico e molecular do câncer. O homenageado - médico patologista Humberto Torloni, que completou 90 anos em 2014, sendo mais de 60 deles dedicados à Oncologia - atualmente está na direção do serviço de Arquivamento Médico e Estatístico do A.C.Camargo (SAME). Torloni foi o primeiro diretor de Anatomia Patológica do A.C.Camargo, fundador da Sociedade Brasileira de Patologia e editor dos famosos blue books da Organização Mundial da Saúde.

Consultando o Especialista

Paralelamente à Jornada de Patologia acontece a terceira edição do Consultando o Especialista/Seminário de Lâminas, uma iniciativa para que profissionais da área possam discutir seus próprios casos com os principais nomes do mundo em diagnóstico histopatológico de diferentes tipos de câncer. Os convidados desta edição são George Mutter, do Brigham&Women's Hospital, da Universidade de Harvard (EUA); Martin Sangueza, do Hospital Obrero, da Bolívia; Aysegul Sahin, do MD Anderson Cancer Center (EUA) e Ricardo Lloyd, da Universidade de Wisconsin (EUA). Podem se inscrever oito patologistas por sessão, para discussão de casos. "Esta é uma ocasião única para que patologistas de todo o país possam desfrutar do conhecimento dos tops da patologia em câncer do mundo e assim melhorar o diagnóstico em áreas de especialidade", destaca Soares.

VII Encontro Internacional de Patologia Investigativa / XVII Jornada de Patologia / III Encontro com o Especialista
Realização: A.C.Camargo Cancer Center
Data: 7 a 9 de agosto de 2014
Local: Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes, A.C.Camargo
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo
Inscrições: vagas abertas e limitadas, com valores de investimento variáveis
Informações gerais: http://www.accamargo.org.br/evento-detalhe/jornada-patologia/148



 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519