19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Next Frontiers to Cure Cancer 2021

next fontiers bxCom o tema ‘Cura pelos Genes, Dados e Tecnologias’, a 5ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer acontece entre os dias 24 e 26 de junho, em formato online. Organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center, o encontro conta com a participação de mais de 40 convidados internacionais, além de especialistas brasileiros reconhecidos em suas áreas de atuação.

O objetivo é discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer, valorizando a ciência como agente transformador.   

Considerado um importante marco na agenda oncológica do país, o evento traz até 16 salas simultâneas com apresentações dirigidas a médicos, cientistas e profissionais de diversas especialidades envolvidos no atendimento multidisciplinar do câncer.

Nesta edição, a Conferência Magna destaca a carga global do câncer e as prioridades de pesquisa para a prevenção do câncer, em apresentação da epidemiologista brasileira Elisabete Weiderpass, Diretora da IARC (International Agency for Research on Cancer).

Outro destaque do programa científico será a conferência ministrada por Cameron Turtle, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, que discute o tema ‘Factors Governing Outcomes of CD19 CAR-T Cell Immunotherapy’. Na fronteira dos avanços na oncologia, o tratamento com CAR-T Cell será tema de uma sessão dedicada que pretende debater toxicidades, eficácia limitada contra tumores sólidos, inibição e resistência, escape de antígeno, persistência limitada, infiltração tumoral e microambiente tumoral imunossupressor.

Pré-congresso

A atuação da enfermagem na oncologia é um dos destaques do pré-congresso, realizado dia 24 de junho, dando relevo a esse profissional como key user na implantação de HIS/Sistemas de Informações, discutindo seu papel no contexto da cirurgia robótica, o manejo de eventos adversos em pacientes tratados com inibidores de checkpoint imune, e o monitoramento do paciente no processo de cuidado antes, durante e após radioterapia.

A radioterapia avançada também está em foco no pré-congresso, em sessão que se propõe a discutir os principais avanços na área, com foco especial no uso de técnicas sofisticadas de radiação minimamente invasiva. “Será uma ocasião ímpar para a discussão do impacto, da forma e do resultado da implementação de novas técnicas em radioterapia, com o intuito de melhorar as taxas de cura e reduzir os efeitos colaterais”, afirma Antônio Cassio Pellizzon, chefe do Departamento de Radioterapia do A.C.Camargo.

Entre os temas abordados estão novas técnicas utilizadas no momento da abordagem cirúrgica, radioterapia intraoperatória, formas de irradiação corpórea total para manuseio de transplantes de medula óssea, e novas técnicas para paliação e melhora da sobrevida de pacientes com tumores avançados, como o Lattice, tecnologia na qual o A.C.Camargo é pioneiro na América Latina.

O pre-meeting conta ainda com uma sessão específica sobre diagnóstico por imagem no manejo do câncer de mama, onde serão abordados temas atuais que desafiam a prática não só dos radiologistas, mas também dos profissionais envolvidos no tratamento destes pacientes, especialmente no contexto do atendimento multidisciplinar dentro de um Centro de Referência. 

Entre os temas discutidos estão o rastreamento personalizado, a incorporação da tomossíntese na prática clínica, conceitos relacionados a subtipos e heterogeneidade tumoral, o papel da imagem no estadiamento e seguimento após o tratamento, além de complicações relacionadas aos implantes mamários.

Destaques da programação

No câncer de mama, a integração na abordagem e tratamento de pacientes com doença metastática, neoadjuvância e tratamento de pacientes de alto risco hereditário estão entre os temas que devem concentrar as atenções dos participantes, em apresentações que contam com especialistas do Canadá e Itália.

As sessões de tumores cutâneos abordam o papel da dermatoscopia confocal, a multidisciplinaridade no tratamento dos cânceres de pele melanoma e não melanoma, tratamento sistêmico na doença avançada e suas novidades, além da recuperação fisioterápica de pacientes submetidos a cirurgias extensas com mobilização precoce e cirurgia do linfedema.

No câncer gastrointestinal, o encontro promove uma atualização do estado da arte no tratamento de tumores do aparelho digestivo alto, com os dados mais recentes sobre a atividade da imunoterapia em tumores gastroesofágicos e no carcinoma hepatocelular, bem como o uso da terapia alvo no tratamento dos tumores de pâncreas e das vias biliares, com apresentações das especialistas Rachel Riechelmann, líder da Oncologia Clínica do A.C.Camargo, e Jennifer Knox, do Princess Margareth, em Toronto, Canadá.

Destaque ainda para o papel do tratamento neoadjuvante nos tumores pancreáticos, um dos temas mais controversos da atualidade, que será discutido por Matthew Katz, médico do MD Anderson Cancer Center e nome de referência na área.

A sessão do câncer de cabeça e pescoço pretende enfocar os principais avanços no tratamento, prevenção e diagnóstico desses tumores. “O programa está dividido em oito sessões – a maioria delas, com um formato que traz, além de palestras, discussões interativas de casos clínicos com profissionais de diversas especialidades da equipe multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente”, afirma Thiago Bueno de Oliveira, vice-diretor do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço.

Entre os temas selecionados para o programa científico estão o descalonamento de terapia em tumores de orofaringe HPV-relacionados, tratamento atual dos tumores de cavidade oral e estratégias de preservação da função do órgão nos tumores de laringe e hipofaringe. O tratamento atual das recidivas do câncer de cabeça e pescoço, com foco na cirurgia de resgate, e o papel fundamental da imunoterapia, que veio revolucionar a terapêutica neste cenário da doença, também estão em pauta.

O encontro conta ainda com uma sessão de medicina translacional em câncer de cabeça e pescoço, discutindo as novas fronteiras do cuidado dessa população de pacientes.

Confira a programação completa em https://nextfrontiers.com.br/programacao-completa/.  

Next Frontiers to Cure Cancer 2021
Data: 24 a 26 de junho
Informações e inscrições: https://nextfrontiers.com.br/


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519