18042024Qui
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

XX Jornada de Patologia

Jornada_ginecopatologia_ACCamargo.jpgCom a participação do virologista alemão e prêmio Nobel de Medicina, Harald zur Hausen, o A.C.Camargo Cancer Center promove a XX Jornada de Patologia entre os dias 25 a 27 de fevereiro, em São Paulo, com foco nos diferentes subtipos de câncer de ovário, colo do útero, endométrio, vulva e vagina.

A busca por alvos moleculares que possibilitem diagnosticar a doença em fase inicial e orientar as estratégias terapêuticas também está em pauta. 
 
Em sua aula, Harald zur Hausen ampliará o debate para outros agentes infecciosos associados com o desenvolvimento de câncer como contaminação pelos vírus das hepatites B e C (fator de risco para câncer de fígado), bactéria H. pylori (fator de risco para câncer de estômago), vírus HIV (fator de risco Sarcoma de Kaposi), dentre outros.
 
No primeiro dia, a Jornada será inteiramente dedicada ao câncer de ovário. Dados divulgados pela American Cancer Society apontam que o câncer de ovário é a quinta maior causa de morte pela doença, fator diretamente relacionado ao diagnóstico tardio.
 
“O objetivo deste painel é compartilhar conhecimentos que possam levar a uma melhor estratificação dos tumores ovarianos e, com isso, encontrar algum marcador biológico que propicie diagnosticá-la mais cedo e, consequentemente, resulte em melhor prognóstico para o paciente”, afirma a patologista do A.C.Camargo e membro do comitê organizador da Jornada, Louise De Brot Andrade.
 
O painel também contará com a participação da patologista do MD Anderson Cancer Center, Anais Malpica, que trará uma atualização sobre o conhecimento acerca do câncer de ovário dos tipos seroso e mucinoso, e do patologista da Universidade Autônoma de Barcelona, Jaime Prat, que enfatizará os tumores borderline (não invasivos ou de baixo potencial de malignidade).
 
"Geralmente, as mulheres que são diagnosticadas com um tumor borderline de ovário apresentam a doença em fase inicial e com baixo risco de recorrência. É fundamental estratificar corretamente estes casos, para os quais poderá haver a indicação de um tratamento minimamente invasivo", destaca o patologista, coordenador da Jornada e diretor de Anatomia Patológica do A.C.Camargo, Fernando Augusto Soares.
 
Aulas sobre metástases, carcinomatose peritoneal e os tumores do tipo endometrióide serão ministradas pelo patologista do Hospital Universitário Arnau de Villanova (Espanha), Javier Matias-Guiu; enquanto os tumores de células pequenas e de células estromais do cordão sexual ficarão sob a responsabilidade da patologista do Massachusetts General Hospital, Esther Oliva. Os marcadores de câncer de ovário também estão em pauta na apresentação do patologista do MD Anderson, Elvio Silva.
 
O evento inclui ainda a participação da oncologista clínica do A.C.Camargo, Solange Moraes Sanches, que falará sobre o papel dos inibidores PARP em câncer de ovário; e da patologista do Hospital de Oncologia do Centro Médico Nacional, do México, Isabel Alvarado Cabrero, com abordagens referentes à clinicopatologia, imunoistoquímica e marcadores moleculares de carcinoma de vulva de células escamosas e também sobre biomarcadores do câncer de colo do útero intraepitelial.
 
A programação completa está disponível em www.accamargo.org.br/evento-detalhe/xx-jornada-de-patologia-ginecopatologia/182.
 
XX Jornada de Patologia 
Data:
 25 a 27 de fevereiro de 2016 
Local: Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes, A.C.Camargo
Endereço: Rua Tamandaré, 764, Liberdade - São Paulo
Informações gerais: www.accamargo.org.br/evento-detalhe/xx-jornada-de-patologia-ginecopatologia/182 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519