24112020Ter
AtualizadoSeg, 23 Nov 2020 9pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia

AC_simposioimagem_NET_OK.jpgEntre os dias 23 e 24 de outubro, a cidade de São Paulo será sede do II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia - – Personalizando o Cuidado Através da Imagem, organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center. Em pauta, as condutas mais eficazes diante dos nódulos pulmonares e outros achados incidentais em órgãos como fígado e pâncreas, além de novas aplicações em radiologia intervencionista.

O Objetivo é discutir as diretrizes para investigação destes nódulos, debater a possível eficácia de políticas de rastreamento e evitar tratamentos desnecessários.
 
Entre os convidados internacionais estarão os radiologistas Jonathan Gerald Goldin, diretor do Departamento de Radiologia e co-diretor do Laboratório de Pesquisa de Imagem do Tórax do UCLA Medical Center, em Santa Monica e Jay Paul Heiken, Professor do Departamento de Radiologia do Mallinckrodt Institute of Radiology, em Saint Louis, ambos nos Estados Unidos. A programação científica é coordenada pelo radiologista e diretor do Departamento de Diagnóstico por Imagem do A.C.Camargo, Rubens Chojniak.
 
A realização de exames radiológicos de rotina resulta em uma grande ocorrência de achados incidentais como nódulos no pulmão, fígado, pâncreas, glândula supra-renal e em outras partes do corpo. Por sua vez, especialistas alertam que, na maioria dos casos, estas lesões são benignas e não demandam tratamento. O importante é estratificar os tumores e definir as diretrizes de investigação e manejo destes pacientes.
 
"Exames radiológicos são feitos com frequência, por vários motivos, e é importante estarmos atualizados com relação às diretrizes de investigação dos achados incidentais. Alguns achados podem ser cânceres, mas, na maioria deles, a lesão é benigna. Devemos saber quais delas merecem investigação, minimizando o estresse e o risco de intervenções desnecessárias. Este evento será uma grande oportunidade para debatermos quais devem ser as diretrizes para cada caso", destaca Chojniak.
 
Uma das questões que será debatida no evento é a eficácia de se adotar uma política pública de rastreamento de grupos de risco para desenvolvimento de câncer de pulmão, visando diagnosticar tumores mais iniciais nesta população e que essa ação resulte em queda de mortalidade pela doença. Dentre as evidências de que o rastreamento cumpriria esta missão com eficácia, um artigo publicado no The New England Journal of Medicine incluiu 53 mil indivíduos com alto risco para câncer de pulmão de 33 centros médicos dos Estados Unidos. Os participantes foram submetidos ao screening (rastreamento populacional) por tomografia computadorizada (CT) e radiografia de tórax. Observou-se a redução de 20% da mortalidade por câncer entre os indivíduos submetidos à CT. 
 
O estudo identificou que o custo-benefício é maior não só na população de alto risco (indivíduos com alta carga tabágica) como também em mulheres, talvez por elas terem uma expectativa de vida mais elevada. Chojniak ressalta que esse estudo foi feito em centros internacionais de excelência, com protocolos de investigação e tratamento bem estabelecidos, e é preciso se certificar de que os mesmos resultados poderiam ser obtidos a nível populacional e em outros países. "No Brasil, por exemplo, como temos elevada incidência de doenças pulmonares infecciosas, a adoção do mesmo programa de rastreamento poderia resultar na identificação de um número maior de nódulos e, consequentemente, uma taxa maior de resultados falsos-positivos e investigações", acrescenta Chojniak.
 
Atualmente no Brasil, explica Chojniak, apesar de ainda não incorporado como política de saúde pública, o rastreamento de câncer de pulmão já tem sido oferecido seletivamente para pacientes com alto consumo acumulado de tabaco.
 
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.accamargo.org.br/evento-detalhe/simposio-imagem/166.
 
II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia
Data: 23 e 24 de outubro de 2015
Local: Auditório Senador José Ermírio de Moraes - A.C.Camargo Cancer Center - Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo-SP
Programação e inscrições: http://www.accamargo.org.br/evento-detalhe/simposio-imagem/166
 


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519