23052022Seg
AtualizadoSex, 20 Maio 2022 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Condutas nutricionais no pós-cirúrgico oncológico

Nota8_Diversos_Livro_Condutas_Nutricionais_1_OK.jpgDependendo do tipo de tumor e do estadiamento, os pacientes de câncer podem apresentar uma necessidade energética maior, principalmente quando submetidos a tratamentos como a cirurgia. A cirurgia pode contribuir para a deterioração progressiva do estado nutricional, com má absorção de proteínas ou de gorduras, ou ainda por efeitos indiretos, como aumento da demanda metabólica resultante de infecções. 

Para evitar a desnutrição associada a complicações no período pós-cirúrgico, como maior risco de infecções, redução da qualidade de vida e mais tempo de permanência no hospital, o que gera custos, além de maior mortalidade, o “Guia de Condutas Nutricionais em Pós-operatório de Cirurgias Oncológicas” propõe estabelecer uma série de rotinas e condutas destinadas a equilibrar o processo nutricional de pacientes com câncer submetidos aos mais diversos procedimentos cirúrgicos.

De autoria das nutricionistas Kátia Cristina Camondá Braz e Luciene Assaf de Matos, do A.C.Camargo Cancer Center, o livro traz um panorama das necessidades nutricionais para pacientes submetidos às mais diversas cirurgias oncológicas. Entre os assuntos abordados o leitor encontrará informações sobre as limitações impostas pela cirurgia quanto à ingestão de determinadas formas ou consistências de alimentos, padronização de evoluções dietéticas da prática do A.C.Camargo Cancer Center, além de capítulos específicos sobre a nutrição pós-cirúrgica em intervenções como gastrectomia total e subtotal, hepatectomia, colecistectomia, nefrectomia, prostatectomia e colostomia, entre outras.


Ficha técnica
Guia de Condutas Nutricionais em Pós-Operatório de Cirurgias Oncológicas

Autores: Katia Cristina Camondá Cruz, Luciene Assaf de Matos
Colaborador: Renato Sabbagh
Editora Atheneu
ISBN:8573798688
Formato: 14 x 21 cm


Publicidade
KITE PHARMA
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250

Estudos Clínicos

Estudo de mundo real deve retratar o cenário do câncer de mama RH+ HER2- no Brasil

Estudo de mundo real deve retratar o cenário do câncer de mama RH+ HER2- no Brasil

Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) espera incluir 300 participantes em um estudo observacional que pretende levantar dados de mundo real (real world data) no tratamento de primeira linha do câncer de mama metastático receptor hormonal positivo, HER 2 negativo. Este estudo foi um dos selecionados para suporte pelo Programa BRAVE com apoio da Novartis Brasil.

Leia Mais

Publicidade
300x250 ad onconews200519