23052022Seg
AtualizadoSex, 20 Maio 2022 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Rotinas para câncer de estômago, esôfago, fígado e pâncreas

livro_cancer_do_aparelho_digestivo_alto_accamargo.jpgCom cerca de 2 milhões de óbitos em 2012, segundo estimativas do GLOBOCAN, o  câncer do Aparelho Digestivo Alto é considerado um problema de escala mundial, posicionando os tumores de esôfago, estômago, fígado e pâncreas à frente em mortalidade de tumores mais incidentes como próstata, mama e colorretais. No Brasil, segundo o mesmo estudo, os números acompanham as taxas mundiais.

De acordo com o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, Felipe José Fernández Coimbra, o panorama motivou a produção do manual Câncer do Aparelho Digestivo Alto, que visa compartilhar a expertise do serviço por ele coordenado, acumulada no dia a dia de atendimento, cirurgias, tratamentos sistêmico e radioterápico, de forma multidisciplinar e integrada.

 No livro são compartilhadas as rotinas relacionadas ao diagnóstico, estadiamento, completo fluxograma de tratamento e seguimento pós-tratamento, além de informações sobre epidemiologia, fatores de risco, aspectos de anatomia e apresentação clínica de tumores malignos e benignos do aparelho digestivo alto.

O manual é baseado em evidências científicas da rotina do departamento e dividido em 17 capítulos que abordam diversos tipos de tumores abdominais: carcinoma espinocelular de esôfago; adenocarcinoma de esôfago distal e transição esofagogástrica; adenocarcinoma gástrico; linfoma gástrico; adenocarcinoma de pâncreas; câncer da vesícula biliar; colangiocarcinoma; carcinoma hepatocelular; neoplasias císticas do pâncreas; tumores neuroendócrinos do trato gastrointestinal alto; tumores neuroendócrinos do pâncreas; tumores do estoma gastrointestinal; metástases hepáticas de câncer colorretal; metástases hepáticas de tumores neuroendócrinos; metástases hepáticas de tumores não-colorretais e não-neuroendócrinos; tumores hepáticos benignos; adenocarcinoma do intestino delgado, duodeno e papila duodenal.

Cada capítulo detalha os aspectos epidemiológicos do câncer e seus fatores de risco, anatomia, apresentação clínica, diagnóstico e avaliação inicial, estadiamento, tratamento, seguimento, fluxograma e leituras recomendadas. O Manual ainda traz três capítulos finais sobre o suporte perioperatório multidisciplinar (nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e enfermagem); cirurgia oncológica no paciente idoso e o papel da laparoscopia como modalidade de cirurgia oncológica.

Câncer do Aparelho Digestivo Alto
Rotinas do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center
Editor-chefe: Felipe José Fernández Coimbra
Editores: Alessandro Landskron Diniz, Héber Salvador de Castro Ribeiro, Wilson Luiz da Costa Júnior, André Luis de Godoy, Igor Correia de Farias
Editora Atheneu, 2013 - 1ª edição
ISBN: 9788538804581
256 páginas

Para comprar: www.atheneu.com.br/index.php/livros/medicina/cancer/cancer-do-aparelho-digestivo-alto-rotinas-do-departamento-de-cirurgia-abdominal.html


Publicidade
KITE PHARMA
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250

Estudos Clínicos

Estudo de mundo real deve retratar o cenário do câncer de mama RH+ HER2- no Brasil

Estudo de mundo real deve retratar o cenário do câncer de mama RH+ HER2- no Brasil

Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) espera incluir 300 participantes em um estudo observacional que pretende levantar dados de mundo real (real world data) no tratamento de primeira linha do câncer de mama metastático receptor hormonal positivo, HER 2 negativo. Este estudo foi um dos selecionados para suporte pelo Programa BRAVE com apoio da Novartis Brasil.

Leia Mais

Publicidade
300x250 ad onconews200519