08122023Sex
AtualizadoQui, 07 Dez 2023 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Book Review

Tratado de Oncologia

hoff_para_site_NET_OK.jpgReferência em oncologia no país, o livro “Tratado de Oncologia”, editado pelo oncologista Paulo Hoff, diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês, aborda desde a prevenção até investigação molecular, tipos de tumores, tratamentos e perspectivas atuais e futuras.


Enfermagem em Oncologia

9788538804383_Enfermagem_em_Oncologia__Fonseca_Pereira_NET_OK.jpgO livro ‘Enfermagem em Oncologia’ tem como proposta o ensino da prática de enfermagem oncológica de modo abrangente, com conceitos básicos de oncologia, modalidades de tratamento, assistência de enfermagem, processos de gestão, terapias, formação da equipe multidisciplinar e aspectos éticos e legais.

Oncologia - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Capa_do_livro_sobre_Oncologia_NET_OK.jpgO Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem promoveu o lançamento do livro Oncologia (Editora Elsevier), sétimo livro da Série Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). A obra foi lançada dia 10 de outubro durante o 43º Congresso do Colégio Brasileiro de Radiologia, no Rio de Janeiro.

Imuno-histoquímica dos Linfomas

Livro_Bacchio_Ok_NET.jpgApresentar os conceitos e aplicações práticas dos painéis imuno-histoquímicos no diagnóstico dos linfomas, e racionalizar o uso dos painéis básicos em neoplasias linfoides. Esse é o objetivo do livro "Imuno-histoquímica dos linfomas", de autoria dos patologistas Carlos E. Bacchi & Lisandro F. Lopes, dirigido a patologistas e oncohematologistas que desejam se familiarizar com os marcadores linfoides aplicados ao diagnóstico dos linfomas, essenciais para a correta classificação das neoplasias hematopoiéticas.

Manual de Tratamento da Dor

Nota9_Diversos_Livro_Tratamento_Dor_OK.jpgA dor é um problema de saúde pública mundial. A literatura mostra que a subutilização de medicações analgésicas não é um problema exclusivo do Brasil, sendo frequentes os tratamentos ineficazes ou a ausência de seu tratamento na prática clínica. Para facilitar o entendimento e o tratamento da dor, o “Manual de Tratamento da Dor”, escrito pela oncologista Fauzia Naime, diretora clínica do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), propõe novas reflexões e busca de alternativas para a prática da analgesia em indivíduos portadores ou não de neoplasias.

Condutas nutricionais no pós-cirúrgico oncológico

Nota8_Diversos_Livro_Condutas_Nutricionais_1_OK.jpgDependendo do tipo de tumor e do estadiamento, os pacientes de câncer podem apresentar uma necessidade energética maior, principalmente quando submetidos a tratamentos como a cirurgia. A cirurgia pode contribuir para a deterioração progressiva do estado nutricional, com má absorção de proteínas ou de gorduras, ou ainda por efeitos indiretos, como aumento da demanda metabólica resultante de infecções. 

MOC Drogas – Agentes Oncológicos

MOC_Drogas_Capa.jpgIntegrante da “família” MOC Brasil, obra de referência para os oncologistas brasileiros, a primeira edição do “MOC-Drogas – Agentes Oncológicos” foi desenvolvida para descrever os principais agentes oncológicos, inclusive alguns ainda indisponíveis no mercado brasileiro.

Apresentado de maneira concisa e didática, o MOC Drogas traz informações sobre diluição/administração, ajustes de dose para as funções hepática e renal e as principais interações medicamentosas de relevância clínica. Especificamente para o ipilimumabe também foi incluído o RMP (Risk Management Plan), um detalhado algoritmo de manejo de seus possíveis efeitos colaterais.

Tratamento cirúrgico do câncer gastrointestinal

Nota11_Diversas_Livro_Tratamento_Cir__rgico_C__ncer_Gastrointestinal_OK.jpgDesenvolvido para servir como um guia para consultas rápidas e atualizadas para médicos da área da oncologia gastrointestinal e de retroperitônio, o livro “Tratamento Cirúrgico do Câncer Gastrointestinal”, dos oncologistas Leonaldson dos Santos Castro e José Humberto Correia, do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), traz uma abordagem multidisciplinar completa do câncer do sistema digestivo e principais técnicas cirúrgicas. 

Manual de Oncologia Clínica do Brasil (MOC)

MOC_TS_Capa.jpgConsiderado uma referência em oncologia no país, o MOC - Manual de Oncologia Clínica do Brasil - é um importante instrumento de apoio às tomadas de decisões terapêuticas dos médicos envolvidos no tratamento do câncer. Lançado em 2003 e atualizado anualmente, o manual tem como editores os oncologistas Antonio Carlos Buzaid, Fernando Cotait Maluf e Caio Rocha Lima, com conteúdo produzido por importantes nomes da oncologia brasileira. 

Rotinas para câncer de estômago, esôfago, fígado e pâncreas

livro_cancer_do_aparelho_digestivo_alto_accamargo.jpgCom cerca de 2 milhões de óbitos em 2012, segundo estimativas do GLOBOCAN, o  câncer do Aparelho Digestivo Alto é considerado um problema de escala mundial, posicionando os tumores de esôfago, estômago, fígado e pâncreas à frente em mortalidade de tumores mais incidentes como próstata, mama e colorretais. No Brasil, segundo o mesmo estudo, os números acompanham as taxas mundiais.

De acordo com o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, Felipe José Fernández Coimbra, o panorama motivou a produção do manual Câncer do Aparelho Digestivo Alto, que visa compartilhar a expertise do serviço por ele coordenado, acumulada no dia a dia de atendimento, cirurgias, tratamentos sistêmico e radioterápico, de forma multidisciplinar e integrada.

Diagnóstico e Tratamento de Tumores Ósseos

livro_jesusgarcia_tumores_osseos_arte_nova_300x216.jpgDe autoria de Reynaldo Jesus-Garcia, onco-ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein e chefe do Setor de Ortopedia Oncológica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), a 2ª edição do livro ‘Diagnóstico e Tratamento de Tumores Ósseos’ transmite de maneira simples os principais conceitos sobre diagnóstico e o tratamento das neoplasias do sistema musculoesquelético.


Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE

Estudos Clínicos

CCHOWW: quimiorradiação e quimioterapia de consolidação com ou sem oxaliplatina no câncer de reto distal e watch and wait

CCHOWW: quimiorradiação e quimioterapia de consolidação com ou sem oxaliplatina no câncer de reto distal e watch and wait

A professora Angelita Gama e o cirurgião Rodrigo Oliva Perez (foto), coordenador do Núcleo de Coloproctologia e Intestinos do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, são os investigadores principais de estudo que busca comparar dois esquemas diferentes de quimioterapia de consolidação na Terapia Neoadjuvante Total para câncer de reto distal.

Leia Mais

Publicidade
300x250 ad onconews200519