19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Book Review

Tratado de Oncologia

hoff_para_site_NET_OK.jpgReferência em oncologia no país, o livro “Tratado de Oncologia”, editado pelo oncologista Paulo Hoff, diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês, aborda desde a prevenção até investigação molecular, tipos de tumores, tratamentos e perspectivas atuais e futuras.


Enfermagem em Oncologia

9788538804383_Enfermagem_em_Oncologia__Fonseca_Pereira_NET_OK.jpgO livro ‘Enfermagem em Oncologia’ tem como proposta o ensino da prática de enfermagem oncológica de modo abrangente, com conceitos básicos de oncologia, modalidades de tratamento, assistência de enfermagem, processos de gestão, terapias, formação da equipe multidisciplinar e aspectos éticos e legais.

Oncologia - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Capa_do_livro_sobre_Oncologia_NET_OK.jpgO Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem promoveu o lançamento do livro Oncologia (Editora Elsevier), sétimo livro da Série Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). A obra foi lançada dia 10 de outubro durante o 43º Congresso do Colégio Brasileiro de Radiologia, no Rio de Janeiro.

Imuno-histoquímica dos Linfomas

Livro_Bacchio_Ok_NET.jpgApresentar os conceitos e aplicações práticas dos painéis imuno-histoquímicos no diagnóstico dos linfomas, e racionalizar o uso dos painéis básicos em neoplasias linfoides. Esse é o objetivo do livro "Imuno-histoquímica dos linfomas", de autoria dos patologistas Carlos E. Bacchi & Lisandro F. Lopes, dirigido a patologistas e oncohematologistas que desejam se familiarizar com os marcadores linfoides aplicados ao diagnóstico dos linfomas, essenciais para a correta classificação das neoplasias hematopoiéticas.

Manual de Tratamento da Dor

Nota9_Diversos_Livro_Tratamento_Dor_OK.jpgA dor é um problema de saúde pública mundial. A literatura mostra que a subutilização de medicações analgésicas não é um problema exclusivo do Brasil, sendo frequentes os tratamentos ineficazes ou a ausência de seu tratamento na prática clínica. Para facilitar o entendimento e o tratamento da dor, o “Manual de Tratamento da Dor”, escrito pela oncologista Fauzia Naime, diretora clínica do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), propõe novas reflexões e busca de alternativas para a prática da analgesia em indivíduos portadores ou não de neoplasias.

Condutas nutricionais no pós-cirúrgico oncológico

Nota8_Diversos_Livro_Condutas_Nutricionais_1_OK.jpgDependendo do tipo de tumor e do estadiamento, os pacientes de câncer podem apresentar uma necessidade energética maior, principalmente quando submetidos a tratamentos como a cirurgia. A cirurgia pode contribuir para a deterioração progressiva do estado nutricional, com má absorção de proteínas ou de gorduras, ou ainda por efeitos indiretos, como aumento da demanda metabólica resultante de infecções. 

MOC Drogas – Agentes Oncológicos

MOC_Drogas_Capa.jpgIntegrante da “família” MOC Brasil, obra de referência para os oncologistas brasileiros, a primeira edição do “MOC-Drogas – Agentes Oncológicos” foi desenvolvida para descrever os principais agentes oncológicos, inclusive alguns ainda indisponíveis no mercado brasileiro.

Apresentado de maneira concisa e didática, o MOC Drogas traz informações sobre diluição/administração, ajustes de dose para as funções hepática e renal e as principais interações medicamentosas de relevância clínica. Especificamente para o ipilimumabe também foi incluído o RMP (Risk Management Plan), um detalhado algoritmo de manejo de seus possíveis efeitos colaterais.

Tratamento cirúrgico do câncer gastrointestinal

Nota11_Diversas_Livro_Tratamento_Cir__rgico_C__ncer_Gastrointestinal_OK.jpgDesenvolvido para servir como um guia para consultas rápidas e atualizadas para médicos da área da oncologia gastrointestinal e de retroperitônio, o livro “Tratamento Cirúrgico do Câncer Gastrointestinal”, dos oncologistas Leonaldson dos Santos Castro e José Humberto Correia, do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), traz uma abordagem multidisciplinar completa do câncer do sistema digestivo e principais técnicas cirúrgicas. 

Manual de Oncologia Clínica do Brasil (MOC)

MOC_TS_Capa.jpgConsiderado uma referência em oncologia no país, o MOC - Manual de Oncologia Clínica do Brasil - é um importante instrumento de apoio às tomadas de decisões terapêuticas dos médicos envolvidos no tratamento do câncer. Lançado em 2003 e atualizado anualmente, o manual tem como editores os oncologistas Antonio Carlos Buzaid, Fernando Cotait Maluf e Caio Rocha Lima, com conteúdo produzido por importantes nomes da oncologia brasileira. 

Rotinas para câncer de estômago, esôfago, fígado e pâncreas

livro_cancer_do_aparelho_digestivo_alto_accamargo.jpgCom cerca de 2 milhões de óbitos em 2012, segundo estimativas do GLOBOCAN, o  câncer do Aparelho Digestivo Alto é considerado um problema de escala mundial, posicionando os tumores de esôfago, estômago, fígado e pâncreas à frente em mortalidade de tumores mais incidentes como próstata, mama e colorretais. No Brasil, segundo o mesmo estudo, os números acompanham as taxas mundiais.

De acordo com o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, Felipe José Fernández Coimbra, o panorama motivou a produção do manual Câncer do Aparelho Digestivo Alto, que visa compartilhar a expertise do serviço por ele coordenado, acumulada no dia a dia de atendimento, cirurgias, tratamentos sistêmico e radioterápico, de forma multidisciplinar e integrada.

Diagnóstico e Tratamento de Tumores Ósseos

livro_jesusgarcia_tumores_osseos_arte_nova_300x216.jpgDe autoria de Reynaldo Jesus-Garcia, onco-ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein e chefe do Setor de Ortopedia Oncológica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), a 2ª edição do livro ‘Diagnóstico e Tratamento de Tumores Ósseos’ transmite de maneira simples os principais conceitos sobre diagnóstico e o tratamento das neoplasias do sistema musculoesquelético.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519