28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm
Today
Neste mês
Mês anterior Dia anterior
Dia seguinte Próximo mês
Advances in Breast Imaging Physics
De Quinta-feira, 06 Agosto 2015 -  8:00
Até Sábado, 08 Agosto 2015 -  6:00

Mamografia_Net_OK.jpgEntre os dias 6 e 8 de agosto Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) promove o minicurso de pós-graduação Advances in Breast Imaging Physics. O objetivo é atualizar os conhecimentos na área de física das imagens radiográficas da mama. O programa inclui temas como 'Dosimetria e Qualidade de Imagem: os desafios atuais em mamografia'; 'Otimização em mamografia e tomossíntese' e "Tomografia da mama', entre outros.
 
Entre os palestrantes estão os professores do IF Paulo Roberto Costa e Tânia Furquim; Alessandra Tomal, da Unicamp; e três convidados do exterior: Robert Jennings, do FDA (Food and Drug Administration), Margarita Chevalier Del Rio, da Universidad Complutense de Madrid, e o romeno Predrag R. Bakic, da Universidade da Pensilvânia.

As aulas teóricas (6 e 7 de agosto) acontecem na sala de seminários do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP; as práticas (8 de agosto), serão no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (INRAD). "Nas aulas práticas, os alunos irão manipular dois tipos de equipamento do INRAD fazendo testes de dosimetria e de controle de qualidade", salienta o professor Paulo Roberto Costa, do IF/USP, um dos organizadores do curso.

Segundo Costa, a ideia é atualizar os conhecimentos dos profissionais que trabalham com diagnóstico por imagens, apresentando novas tecnologias, como a tomossíntese. "Trata-se de uma nova técnica para fazer imagens volumétricas da mama, mas não chega a ser uma tomografia. Grosso modo, é uma combinação da mamografia e da tomografia, que permite localizar melhor as lesões ou possibilidades de lesões", explica.

O curso é aberto a profissionais que trabalham com radiologia, sejam eles do IF ou não. Inscrições até 17 de julho para alunos de outros programas e alunos especiais. As regras e a documentação necessária para esses casos devem ser consultadas em http://portal.if.usp.br/pg/pt-br/aluno-especial.

Local Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP