29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

SOLAR-1: inibidor de PI3K no câncer de mama

FABRICE ANDRE ESMO NET OKO inibidor de PI3K alpelisib melhorou significativamente a sobrevida livre de progressão de pacientes com câncer de mama HER2 negativo avançado, de acordo com os resultados apresentados na ESMO 20181. “Alpelisib é o primeiro medicamento a mostrar benefício em um subgrupo genômico de pacientes com câncer de mama”, disse o autor senior, o oncologista Fabrice André (foto), Professor de Oncologia Médica no Instituto Gustave Roussy.

Cerca de 40% dos pacientes com câncer de mama HR + têm mutações PIK3CA, ativando a via PI3 quinase e levando à progressão do câncer e resistência à terapia endócrina. Alpelisib (BYL719) é um inibidor oral de PI3K que é alfa- específico. “A isoforma alfa da PI3-quinase é a que sofre mutação no câncer de mama. Inibidores PI3K anteriores eram direcionados a todas as quatro isoformas, o que implicava muita toxicidade”, observou André. Um estudo anterior de fase 1 com alpelisib mostrou resultados encorajadores de eficácia, com perfil de segurança gerenciável2.

O estudo SOLAR-1 randomizou 572 mulheres na pós-menopausa ou homens com câncer de mama avançado HR +, HER2-; 341 tinham mutações em PI3KCA quando o tecido tumoral foi testado. Os pacientes apresentaram bom desempenho (Performance Status ECOG ≤1) e receberam uma ou mais linhas anteriores de terapia hormonal, mas não quimioterapia para a doença avançada. Significa que não haviam recebido anteriormente fulvestranto ou qualquer inibidor de PI3K, Akt ou mTOR.

Os pacientes foram randomizados para receber alpelisib (300 mg / dia) ou placebo mais fulvestranto intramuscular (500 mg a cada 28 dias e nos dias 1 e 15 do ciclo de tratamento). O objetivo primário foi sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes com mutação PIK3CA detectada em tecido tumoral.

Os resultados mostraram que a SLP foi quase o dobro em pacientes com mutações PIK3CA randomizados para alpelisib em comparação ao grupo placebo. Em um acompanhamento médio de 20,0 meses, a SLP mediana foi de 11,0 meses no braço alpelisib em comparação com 5,7 meses no grupo placebo (taxa de risco 0,65, intervalo de confiança de 95% [IC] 0,50 a 1,25, p = 0,00065). Pouco mais de um terço (36%) dos pacientes com câncer de mama avançado com mutação PIK3CA mensurável (n = 262) responderam ao tratamento com alpelisib mais fulvestranto, enquanto a taxa de resposta global no grupo placebo / fulvestranto foi de 16% (p = 0,0002). “Alpelisib oferece o potencial de aumentar a expectativa de vida em pacientes com câncer de mama avançado HR+ HER2 - com mutações PIK3CA. No entanto, o acompanhamento ainda é curto”, advertiu.

O oncologista Angelo Di Leo, Chefe do Departamento de Oncologia Médica do Hospital de Prato, Itália, acrescentou que este é o primeiro estudo a mostrar benefício clinicamente relevante com um inibidor de PI3K combinado com terapia endócrina em pacientes com câncer de mama avançado HR + HER2- com mutações PIK3CA.”O próximo passo crítico será entender quando e como este composto deve ser incorporado ao atual algoritmo de tratamento”, disse Di Leo.

Em relação ao perfil de segurança, os efeitos secundários mais frequentes com alpelisib foram hiperglicemia, náusea, anorexia e erupção cutânea.

Clinical trial identification: NCT024373

Referências:

1 - Abstract LBA3_PR ‘Alpelisib (ALP) + fulvestrant (FUL) for advanced breast cancer (ABC): results of the Phase 3 SOLAR-1 trial’ will be presented by Fabrice André during the Presidential Symposium 1 on Saturday 20 October, 16:30 to 18:20 (CEST) in Room 18 - Hall A2. Annals of Oncology, Volume 29 Supplement 8 October 2018

2 - Mayer IA, Abramson VG, Formisano L et al. A phase Ib study of alpelisib (BYL719), a PI3Kα inhibitor, with letrozole in ER+/HER2-metastatic breast cancer. Clinical Cancer Research 2017; 23;: 26-34.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519