29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

ASCO GI: Abordagem watch-and-wait no câncer de reto

cancer_canal_anal.jpgDados do mundo real de um grande estudo observacional sugerem que não realizar a cirurgia em pacientes com câncer de reto rigorosamente selecionados, com uma resposta clínica completa, não compromete os resultados. O estudo será apresentado no 2017 Gastrointestinal Cancers Symposium, em San Francisco, dia 21 de janeiro.

Os resultados mostram que a taxa de sobrevida em três anos entre os pacientes que receberam cuidados "watch-and-wait" após tratamento inicial de câncer foi de 91%, semelhante às taxas históricas de sobrevida para pacientes submetidos a cirurgia.
 
As estratégias de tratamento do câncer retal variam amplamente entre os países, e muitas vezes nas diversas regiões de um mesmo país, mas a cirurgia é o padrão de tratamento. Na maioria dos países, os pacientes com câncer retal em estágio II-IV recebem quimioterapia e/ou radiação antes da cirurgia. Embora em cerca de 20% dos pacientes o tumor desapareça completamente após a terapia pré-cirúrgica, não é padrão reavaliar ou re-estadiar o tumor para verificar se a cirurgia ainda é necessária.
 
"Alguns pacientes com câncer de reto passam por cirurgia após a terapia de quimiorradioterapia, mesmo que isso não seja necessário", disse a pesquisadora Maxime van der Valk, da Leiden University Medical Center, Holanda.
 
Apesar da cirurgia para o câncer de reto ser altamente eficaz, ela traz o risco de complicações debilitantes, como colostomia e problemas urinários e sexuais. "O período de recuperação e o impacto a longo prazo têm um efeito significativo sobre a qualidade de vida para os pacientes", disse Nancy Baxter, especialista da ASCO. “É essencial prosseguir com as investigações para entender melhor quais pacientes com câncer retal podem ser tratados com segurança com a abordagem watch-and-wait", acrescentou.
 
Métodos e resultados
 
Os dados do estudo foram coletados através do International Watch and Wait Database Consortium (IWWD), que inclui 35 instituições em 11 países. Segundo os autores, o consórcio representa a maior série de pacientes com câncer de reto para os quais a cirurgia foi omitida após quimioterapia e radioterapia.
 
A análise incluiu 802 pacientes que não apresentaram sinais de câncer residual após o tratamento de indução, com base em exames físicos, endoscopia ou exames de imagem (ressonância magnética ou tomografia computadorizada) após quimioterapia e radiação. Todos os pacientes receberam cuidados de vigilância que incluíram monitoramento intensivo para recorrência do câncer. Nos dois primeiros anos, os pacientes realizaram endoscopia, exames de ressonância magnética e exames físicos a cada três meses.
 
Após um seguimento médio de 2,6 anos, 25% dos pacientes foram submetidos a cirurgia tardia porque foi diagnosticado um reaparecimento do tumor. Metástases à distância ocorreram em 7% dos pacientes. A taxa de sobrevida em três anos foi de 91% entre todos os pacientes, e 87% entre aqueles que apresentaram recorrência local de câncer, demonstrando a consistência dos resultados em relação aos dados históricos dos pacientes que se submetem à cirurgia.
 
"A partir desses dados, a abordagem watch-and wait parece ser segura em pacientes com câncer retal selecionados, mas é muito cedo para dizer se esta abordagem deve ser oferecida como rotina. Além disso, sabemos que a decisão de se submeter a cirurgia é pessoal para cada paciente. Quando confrontados com o risco de colostomia permanente, alguns preferem evitar a cirurgia, enquanto outros não querem lidar com a incerteza de seu câncer potencialmente recorrer", disse van der Valk. 
 
O Consórcio IWWD pretende agora coletar todos os dados prospectivos e retrospectivos disponíveis sobre as estratégias de observação no câncer de reto. A coleta e análise de dados adicionais podem contribuir para formar um consenso internacional sobre tratamento e vigilância para pacientes com câncer de reto.
 
O estudo foi apoiado por bolsas da EURECCA (European Registration of Cancer Care, uma iniciativa ESSO) e da Fundação Champalimaud, em Lisboa.
 
Referência: 
Abstract 521 - van der Valk M. The international watch & wait database (IWWD) for rectal cancer: an update. Abstract presented at: 2017 Gastrointestinal Cancers Symposium; January 19-21, 2016; San Francisco, CA. 

 

 
 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519