28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

ATLANTIC mostra resultados de PD-L1 em pacientes politratados

CancroPulmao.jpgResultados do estudo ATLANTIC, de Fase II, mostraram eficácia e segurança do anti PD-L1 durvalumab no câncer de pulmão não pequenas células, em pacientes pesadamente pré-tratados. Os dados foram apresentados dia 7 de dezembro na 17ª Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC) em Viena, Áustria.

O tratamento com anticorpos anti-PD-1 /PD-L1 demonstrou benefício clínico significativo em pacientes com CPNPC avançado. No entanto, pacientes que progridem após duas linhas de quimioterapia têm poucas opções de tratamento. O estudo ATLANTIC, liderado por Marina Garassino, da Fondazione IRCCS Istituto Nazionale dei Tumori, em Milão, envolveu três grupos de pacientes com CPNPC localmente avançado irressecável ou metastático.
 
Foram incluídas três coortes de pacientes, todos eles com EGFR/ALK selvagem ou com status desconhecido, previamente tratados com pelo menos 2 linhas de quimioterapia.
 
Os dados apresentados no WCLC mostraram os resultados das coortes 2 e 3, com análises estratificados de acordo com a expressão de PD-L1 no tumor (baixa expressão de PD-L1 <25% de células tumorais e alta expressão ≥ 25% de células tumorais). Nas coortes 2 e 3, respectivamente 60% e 40% dos pacientes receberam o anti PD-L1 durvalumab como terapêutica de 4ª linha ou superior.
 
A taxa de resposta objetiva (ORR) foi maior nos pacientes cujos tumores tinham alta expressão de PD-L1, com 30,9% na coorte 3 e 16,4% na coorte 2. Entre os pacientes com baixa expressão de PD-L1 a resposta foi de 7,5% na Coorte 2.  As análises sugerem respostas duráveis ao tratamento com durvalumab. Em um ano, a ORR foi de 47,7% nos pacientes da coorte 3 com alta expressão de PD-L1 e de 34,5% entre pacientes da coorte 2, independentemente da expressão de PD-L1.
 
O novo agente experimental anti PD-L1 mostrou um perfil de segurança e tolerabilidade manejável. A maioria dos eventos adversos (AEs) foram de baixo grau e resolvidos com atraso de tratamento e / ou intervenções imunossupressoras. Eventos adversos de grau ≥ 3 ocorreram em 8,3% e 17,6% dos pacientes da Coorte 2 e Coorte 3, respectivamente.
 
"Os resultados deste estudo com durvalumab em uma população de câncer de pulmão fortemente pré-tratada são encorajadores e consistentes", disse Marina Garassino na conferência de Viena.
 
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519