29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Participação brasileira na conferência mundial de câncer de pulmão

Importantes estudos liderados por pesquisadores brasileiros serão tema de apresentação durante a 17ª Conferência mundial de câncer de pulmão, a World Conference of Lung Cancer, em Viena, de 4 a 7 de dezembro. A presença no programa científico deste ano reflete o interesse crescente de pesquisadores e centros de câncer no Brasil e o entusiasmo diante de uma nova era de seleção terapêutica baseada em perfis moleculares.

Gilberto de Castro Junior , oncologista do ICESP, é o primeiro autor do ASCEND-4, estudo randomizado de Fase III que avalia a segunda geração de inibidores de quinase (Ceritinib versus Quimioterapia em pacientes com ALK+ em CPNPC). Castro apresenta os resultados do estudo em sessão Plenária na terça-feira, dia 6 de dezembro.

Em sessão que discute essencialmente a prevenção secundária em diferentes experiências de rastreamento, Ricardo Sales dos Santos, cirurgião torácico do Hospital Israelita Albert Einstein e Diretor Geral do Instituto Tórax, apresenta os resultados do estudo Pró-Pulmão, o programa piloto de rastreamento em São Paulo (Performance of ACR Lung-RADS in the 1st Brazilian Lung Cancer Screening Trial - BRELT1).

A oncologista Clarissa Mathias, presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), também marca presença em Viena e apresenta a experiência dos grupos cooperativos de pesquisa na América Latina. “O Brasil tem vários pesquisadores que conseguiram implementar centros de pesquisa em várias instituições”, diz Clarissa.
Hoje, o GBOT está abrigado no LACOG e integra diferentes iniciativas de pesquisa, incluindo a participação no CLICaP (Latin American Consortium for Lung Cancer Research) , um consórcio que já publicou mais de 20 estudos em câncer de pulmão, envolvendo México, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Uruguai, além do Brasil.

Na sessão de posters, o oncologista Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima apresenta em Viena dados do PARSIMONY, estudo de coorte retrospectivo patrocinado pelo INCA para avaliar o impacto da quimioterapia de consolidação na sobrevida global de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) estadio III. A pesquisa é multi-institucional, também realizada com apoio do LACOG.

O médico Luiz Araújo, oncologista do Grupo COI (Clínicas Oncológicas Integradas), apresenta os resultados do estudo sobre a genotipagem do câncer de pulmão em pacientes brasileiros que investiga um painel de 81 genes, como EGFR, ALK, KRAS, NRAS, BRAF e ROSS. Araújo foi eleito pesquisador-destaque do mês de abril pela Conquer Cancer Foundation (CCF), fundação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) que investe no controle do câncer em diversos países. É a primeira vez que um brasileiro recebe esse reconhecimento.
"Entender a biologia do câncer no Brasil ajudará a selecionar os ensaios clínicos adequados e as drogas certas para os pacientes. Por meio do mapeamento genético, é possível não só propor terapias personalizadas, mas também estimar seus custos de implementação", afirma Araújo.

Em mini apresentação oral, outro estudo que marca a presença brasileira na WCLC 2016 deve apresentar dados sobre o impacto econômico dos tratamentos com inibidores de checkpoint anti PD-L1 (MA14.11 - An Estimate of the Economic Impact of Immunotherapy Relative to PD-L1 Expression in Brazil - An Update with Brazilian Costs).

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519