23042024Ter
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

ASCO GI: destaques em câncer retal

bujko_NET_OK.jpgPesquisa do grupo polonês liderada por Krzysztof Bujko (foto) é apontada entre os highlights do ASCO GI, que de 21 a 23 de janeiro reúne em San Francisco, EUA, avanços no panorama do câncer gastrointestinal. Os resultados do estudo de fase III mostram o benefício de uma nova estratégia de quimiorradioterapia, com um curso abreviado de radioterapia.

"Há uma grande necessidade de melhorar as estratégias de neoadjuvância em pacientes com câncer retal localmente avançado", disse o co-autor Lucjan Wyrwicz, chefe da unidade de Oncologia do Departamento de Câncer Gastrointestinal no Maria Sklodowska-Curie Memorial Cancer Center, em Varsóvia. "O novo regime tem uma eficácia semelhante ao tratamento padrão, mas provoca menos efeitos colaterais e é mais conveniente para os pacientes. Além disso, é mais barato que a quimiorradioterapia padrão, o que é especialmente valioso em ambientes de recursos limitados".

O estudo de fase III considerou um esquema experimental, explorando cinco dias de terapia com radiação e seis dias (três ciclos de dois dias) de quimioterapia ao longo de um período de sete semanas.

515 pacientes com câncer retal localmente avançado (estadio T3c ou T4c) foram selecionados, distribuídos aleatoriamente para receber quimiorradioterapia padrão (fluourouracil (5-FU), leucovorina, oxaliplatina radiação) ou o regime experimental (o mesmo regime FOLFOX) após a radiação de curta duração.

Em três anos, a sobrevida livre de doença não foi estatisticamente diferente entre os dois grupos (53% no grupo experimental versus 52% no grupo de cuidado padrão; p = 0.74), mas o perfil de toxicidade favoreceu o regime experimental (74% vs 83%; p = 0.007). Os dados iniciais de sobrevida global também demonstraram a superioridade do braço experimental (73% vs. 64.5%, p = 0.055). "Se este benefício de sobrevida se confirmar com maior tempo de seguimento, pode vir a resultar em mudanças para a prática clínica em doentes com câncer retal localmente avançado”, acrescentou Wyrwicz.

Os dois grupos de pacientes foram submetidos à cirurgia cerca de 12 semanas após o início da radioterapia (Abstract 489).

Referência: Neoadjuvant chemoradiation for fixed cT3 or cT4 rectal cancer: Results of a Polish II multicentre phase III study.- J Clin Oncol 34, 2016 (suppl 4S; abstr 489).

 

 

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519