29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Evolução na abordagem axilar

Vídeo – Vinícius Budel, mastologista do Instituto de Oncologia do Paraná e Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Mastologia, comenta o aumento das evidências que favorecem o não-esvaziamento da axila positiva.

A linfadenectomia axilar em metástases no linfonodo sentinela está sendo questionada desde os dados do ACOSOG Z0011. A morbidade cirúrgica da biópsia do linfonodo sentinela versus da linfadenectomia é um dos pontos fundamentais na escolha do tratamento axilar e é sabido que a BLS resultou em menor permanência hospitalar, retorno precoce às atividades cotidianas e melhora da qualidade de vida. “Evidentemente que em situações onde existe o comprometimento maciço da axila, a quimioterapia neoadjuvante é a recomendação”, diz o especialista.

Ele cita ainda o estudo Z1071, que aborda justamente o papel da quimioterapia neoadjuvante nesses pacientes, demonstrando que 40% podem se beneficiar com o não esvaziamento axilar, além do clássico estudo AMAROS, que em quase doze anos de seguimento mostrou que o número de complicações de pacientes irradiados era inferior ao verificado em pacientes submetidos ao esvaziamento da axila. “E os índices de recidiva não foram diferentes. Esse é um avanço importante, e a Sociedade Brasileira de Mastologia busca incentivar os profissionais para que façam cada vez menos tratamentos mutilantes".
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519