29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Estudos franceses avaliam benefícios do rastreamento de câncer colorretal

imagem_de_destaque_Colorretal_NET_OK.jpgDois estudos franceses apresentados na ESMO 2014 avaliaram os benefícios do rastreamento de câncer colorretal. A introdução do rastreamento bienal do câncer colorretal em uma região da França aumentou a taxa de diagnóstico de adenomas pré-cancerosos de alto risco em 89%, disseram os pesquisadores no Congresso em Madri.

Vanessa Cottet, do INSERM Unité 866, em Dijon, na França, e colegas estudaram a região de Côte-d'Or, onde foram coletados dados de um registro sobre adenomas desde 1976. O objetivo era avaliar a taxa de diagnóstico de adenomas antes e depois do início de um programa de rastreamento utilizando o teste de sangue oculto nas fezes, que começou em 2003.

O estudo incluiu todos os moradores com idade entre 50 e 74 anos que tiveram um primeiro adenoma identificado entre janeiro de 1997 e dezembro de 2008. Os pesquisadores mostraram que 38,7% dessas pessoas tinham adenomas de alto risco - maiores do que 1 centímetro de diâmetro, que envolviam projeções chamadas vilosidades na mucosa intestinal, ou tinham um elevado grau de displasia.

Para esses adenomas de alto risco, as taxas de diagnóstico padronizadas por idade foram 136 por 100 mil pessoas antes e 257 por 100 mil após o programa, o que se correlaciona com um aumento percentual de 89%. As taxas correspondentes para adenomas não-avançados eram 235 e 392 diagnósticos por 100 mil, com um aumento percentual de 68%.

Segundo os autores, estes resultados reforçam a importância de aumentar os programas de triagem em massa organizados para o câncer colorretal. "É muito importante que o público siga as recomendações e participe de campanhas de rastreamento do câncer colorretal", diz Cottet. "A taxa de participação é uma questão importante para o sucesso de tais programas."

Os autores também descobriram que a taxa de detecção não continuou a aumentar nos ciclos de rastreamento entre 2005 e 2007. No entanto, eles sugerem que a mudança da metodologia utilizada nos programas de rastreamento do teste mais comum guaiac para os testes de imunoquímica vai melhorar os resultados no futuro.

"Exames imunoquímicos de sangue oculto nas fezes superam os testes guaiac para a detecção de câncer colorretal e adenoma avançado", diz Cottet. "Eles dobraram a taxa de detecção de câncer colorretal invasivo, principalmente nos estágios iniciais, e levaram a um aumento de quatro vezes na taxa de detecção de câncer colorretal não-invasivo e adenomas avançados."

Dado o desempenho superior dos testes de imunoquímica, é razoável supor que um programa de rastreamento com esses testes levem a uma redução maior da morte por câncer colorretal.

Hans-Joachim Schmoll, professor de Medicina na Martin Luther University, na Alemanha, disse que muitos estudos retrospectivos e prospectivos têm demonstrado claramente o valor do rastreamento de adenoma, pólipos e câncer colorretal no que diz respeito ao diagnóstico precoce e tratamento das lesões precursoras e tumores. "No entanto, a questão é qual é o método mais adequado no que diz respeito ao acesso da população-alvo, maximizando a participação nestes programas, e eficácia, bem como os custos", disse Schmoll.

"O estudo francês reproduz o resultado positivo de outros estudos ao olhar o período sequencial antes e depois de 2003, quando os programas de rastreamento começaram na região de Côte-d'Or. Eles mostraram que o teste de sangue oculto nas fezes (teste guaiac) foi eficaz, duplicando a taxa e, portanto, estes dados confirmam ainda mais o valor dos programas de rastreamento na população em geral com um determinado padrão de risco, com idades entre 50 e 75 anos".

No entanto, o melhor método para aumentar a taxa de detecção é a colonoscopia, ou, pelo menos, sigmoidoscopia, implementado como padrão na Alemanha e nos EUA, para uma população de alto risco. Apesar de várias desvantagens, incluindo riscos do procedimento e possíveis resultados positivos ou falsos negativos, essas abordagens são o que chamamos de padrão ouro”, disse Schmoll.

Colonoscopia avaliada em pacientes com alto risco de câncer colorretal

Segundo pesquisadores franceses, para as pessoas identificadas com maior risco de desenvolver câncer colorretal, um programa de rastreamento que utiliza colonoscopia parece ser menos eficiente do que o uso de exames de sangue oculto nas fezes.

Sylvain Manfredi, do CHU Pontchaillou em Rennes, França, e colegas realizaram seu estudo em uma região do país onde o exame de sangue oculto nas fezes para as pessoas com risco médio de câncer colorretal foi implementado por muito tempo.

Como parte do programa, um procedimento de pré-seleção é realizado por um clínico geral ou gastroenterologista para identificar os pacientes que estão em maior risco de câncer colorretal com base em seu histórico familiar. Os pacientes foram convidados a realizar colonoscopia, em vez do exame de sangue oculto nas fezes.

O objetivo do estudo foi estimar o valor preditivo positivo da neoplasia colorretal no grupo de alto risco. O valor preditivo positivo é uma medida estatística definida como a relação entre verdadeiros resultados positivos para o número de vezes que o teste mostra um resultado positivo (que pode incluir verdadeiros resultados positivos e "falsos positivos", onde o teste indica um resultado positivo, mas o paciente na verdade não tem câncer colorretal).

Dos 1.179 pacientes estudados, 889 foram submetidos à colonoscopia. No geral, 253 neoplasias colorretais foram diagnosticadas, incluindo 35 tipos de câncer, e adenomas (pólipos) em 219 pacientes. Um total de 209 adenomas avançados foram diagnosticados.

Os autores calcularam que o valor preditivo positivo da colonoscopia foi de 3,9% para câncer, 12,9% para adenomas avançados e 25% para adenoma em geral.

Esta comparação é fraca para o valor preditivo positivo na população de risco médio selecionados por um sangue oculto nas fezes positivo. Nessa população, o valor preditivo positivo da colonoscopia feito após o teste positivo varia de 7,5% a 10% para o câncer, de 15% para 27% para adenomas avançados e entre 32% e 37% para o adenoma.

A take home message é que o valor preditivo positivo para neoplasia colorretal em pacientes de alto risco rastreados por colonoscopia é menor do que para os pacientes de risco médio selecionados por sangue oculto nas fezes. "Como resultado, acreditamos que esta população pode se beneficiar do exame de sangue oculto nas fezes ou do exame de sangue imunoquímico para selecionar os melhores candidatos para a colonoscopia", disse Manfredi.

“No estudo de Manfredi, a previsão para o rastreamento de colonoscopia utilizando características de alto risco – baseados no histórico familiar - revelou um valor preditivo positivo menor do que a pré-seleção por sangue oculto com follow-up de quem tem um positivo resultado", disse Schmoll.

Estes dados favorecem a abordagem padrão amplamente utilizada de uso rotineiro de sangue oculto nas fezes seguido por colonoscopia somente quando o teste de sangue oculto é positivo, ao invés de colonoscopia em primeiro lugar. Aqueles pacientes com sangue oculto nas fezes anterior estão em maior risco de ter câncer ou lesão precursora em comparação com aqueles que só são identificados pelo histórico familiar", disse Schmoll.

No entanto, se a colonoscopia é restrita apenas para aqueles pacientes com exame de sangue oculto positivo, há uma grande chance de que o adenoma ou até mesmo o câncer possa não ser identificado, uma vez que o exame pode ser negativo num grande número de pacientes, apesar da presença de adenoma, lesões precursoras, ou mesmo no início do câncer. “Portanto, o melhor método continua a ser a colonoscopia em todos os pacientes", disse Schmoll. "Os dados suportam o uso de ambas as opções, como parte de um grande programa nacional de rastreamento adaptado a vários grupos diferentes, para otimizar os resultados e aumentar a taxa de cura", observou.

Referências:

Abstract: 1358PD_PR
Impact of organised screening program by fecal occult blood test on the diagnosis rate of colorectal adenomas: A population-based study

Abstract: 1359PD_PR
Incidence of colorectal neoplasia in a high risk population screened for colorectal cancer. Result of 5 consecutives mass screening campaigns in a well-defined population

 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519