02122023Sáb
AtualizadoSex, 01 Dez 2023 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2022

POSEIDON: atualização mostra benefício de sobrevida global após 4 anos de follow up

luiz henrique araujo 22Após mediana de acompanhamento de 4 anos, os resultados de análise exploratória do estudo de Fase 3 POSEIDON apresentados em sessão oral no ESMO 2022 demonstraram benefício duradouro de sobrevida global a longo prazo da combinação de tremelimumabe, durvalumabe e quimioterapia em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) metastático. O oncologista Luiz Henrique Araujo (foto), diretor regional na Dasa Oncologia e pesquisador do INCA, é coautor do trabalho.

No Fase 3 POSEIDON, a combinação em primeira linha de tremelimumabe, durvalumabe e quimioterapia demonstrou melhorias estatisticamente significativas na sobrevida global (SG) e sobrevida livre de progressão (SLP) em comparação com a quimioterapia isolada em pacientes com CPCNP metastático. Durvalumabe + quimioterapia mostrou uma melhora estatisticamente significativa na SLP e uma tendência positiva para melhora de SG em comparação com a quimioterapia que não atingiu significância. Agora, no ESMO 2022, os pesquisadores apresentaram os resultados de análise exploratória atualizada de sobrevida global e subgrupos de histologia e status mutacional, após uma mediana de acompanhamento de 4 anos.

No estudo, pacientes com CPCNP metastático EGFR/ALK selvagem foram randomizados 1:1:1 para durvalumabe em primeira linha (até progressão) + tremelimumabe de curso limitado (até 5 doses) + quimioterapia à base de platina (até 4 ciclos); ou quimioterapia isolada (até 6 ciclos). Os endpoints controlados por alfa foram SLP e SG para durvalumabe + quimioterapia versus quimioterapia e tremelimumabe + durvalumabe + quimioterapia versus quimio isolada. Os tumores dos pacientes foram caracterizados molecularmente por meio de sequenciamento de amostras de tecido e/ou ctDNA.

Resultados

Em um corte de dados atualizado (DCO) de 11 de março de 2022 (mFU 46,5 meses em pacientes censurados), tremelimumabe + durvalumabe + quimioterapia continuou a mostrar benefício de SG em comparação com a quimioterapia (HR 0,75; 95% CI 0,63 e 0,88) com uma estimativa de 20,7% dos pacientes vivos em 4 anos versus 8,6% (Tabela).

Durvalumabe + quimioterapia continuou a melhorar numericamente a sobrevida global versus quimio (HR 0,84; 95% CI 0,71 e 0,99; SG em 4 anos 16,3%). Consistente com os resultados do DCO anterior, o benefício de SG foi mais pronunciado com a combinação tripla em comparação com a quimioterapia em pacientes com histologia não escamosa versus escamosa. Em carcinomas não escamosos, tremelimumabe + durvalumabe + quimioterapia mantiveram ganho significativo de SG (HR 0,68; 95% CI 0,55 e 0,85), assim como durvalumabe mais quimioterapia (HR 0,80, 95% CI 0,64 E 0,98), ao passo que esse benefício não atinge significância no grupo de carcinomas escamosos.

Uma tendência de benefício de SG com a combinação tripla em comparação com a quimioterapia continuou a ser observada em subgrupos de CPCNP com mutações em STK11 (HR 0,62; 95% CI 0,34 e 1,12) , KEAP1 (HR 0,43; 95% CI 0,16 e 1,25) ou KRAS (HR 0,55; 95% CI 0,36 e 0,85). Esses dados sugerem que o bloqueio duplo da via de PD-L1 e CTLA4 trazem efeito adicional nestes sugrupos, que historicamente apresentam menor sensibilidade à imunoterapia. Nenhum novo sinal de segurança foi identificado com base na coleta de eventos adversos graves durante o acompanhamento de longo prazo.

“Os resultados desta análise exploratória de POSEIDON, após mediana de acompanhamento de 4 anos, demonstram o benefício duradouro da SG a longo prazo de adicionar um curso limitado de tremelimumabe a durvalumabe e 4 ciclos de quimioterapia. Esses dados suportam o uso deste regime como uma opção de tratamento de primeira linha para pacientes com CPCNP metastático, incluindo subgrupos mutacionais mais difíceis de tratar, como STK11m, KEAP1m ou KRASm.

O estudo POSEIDON (NCT03164616) é financiado pela Astrazeneca.

Referência: M. Johnson , B.C. Cho , A. Luft , J. Alatorre-Alexander , S.L. Geater , K. Laktionov , S-W. Kim , G. Ursol , M. Hussein , F.L. Lim, C.T. Yang, L.H. Araujo, H. Saito, N. Reinmuth, Z. Lai, H. Mann, X. Shi, S. Peters, E. Garon, T.S.K. Mok. Durvalumab (D) ± tremelimumab (T) + chemotherapy (CT) in 1L metastatic (m) NSCLC: Overall survival (OS) update from POSEIDON after median follow-up (mFU) of approximately 4 years (y). ESMO Congress 2022, Abstract LBA59. 
Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519