18042024Qui
AtualizadoQua, 17 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GU 2022

IRONMAN: registro internacional de pacientes com câncer de próstata avançado

ANDRE FAY LACOG GU NET OKSelecionado para a sessão Trials in Progress no ASCO GU 2022, o estudo IRONMAN, O é uma coorte prospectiva de base populacional de pacientes com câncer de próstata metastático hormônio-sensível (mHSPC) e resistente à castração (CRPC) recém-diagnosticados. O objetivo é inscrever 5 mil homens em 16 países, entre eles o Brasil, com participação de 5 centros de tratamento oncológico. O oncologista André Fay (foto) é o principal investigador do estudo no Brasil.

“Homens com câncer de próstata avançado experimentam alta mortalidade e qualidade de vida severamente impactada devido à própria doença, bem como suas terapias, com homens negros enfrentando a maior carga de doença. O cenário de tratamento vem mudando rapidamente; no entanto, pouco se sabe sobre a experiência da vida real dos homens que recebem novas terapias. Há uma necessidade urgente de identificar disparidades nos padrões de tratamento e resultados na doença avançada, com base na demografia do paciente e do país”, observam os autores.

O IRONMAN é uma coorte prospectiva de base populacional de homens com câncer de próstata metastático hormônio-sensível (mHSPC) e resistente à castração (CRPC) recém-diagnosticado, acompanhados prospectivamente quanto à sobrevida global, eventos adversos clinicamente significativos, alterações nos tratamentos do câncer, biomarcadores e Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente (PROMs). Os dados são coletados por meio de questionários eletrônicos longitudinais de pacientes e provedores, bem como amostras de sangue e registros médicos.

Atualmente, o recrutamento está aberto em 10 países, em 103 locais selecionados para criar uma coorte diversificada entre raça/etnia, populações rurais/urbanas, fatores socioeconômicos e regiões geográficas. Entre os primeiros 1.865 homens incluídos até o momento, 60% têm câncer de próstata metastático hormônio-sensível e 40% câncer de próstata resistente à castração; no geral, 9% dos homens (18% nos EUA) se identificam como negros e 82% como brancos (78% nos EUA). 60% (N = 1.111) é de fora dos EUA, e a idade média de entrada no estudo é de 70 anos.

O IRONMAN Diversity Working Group se reúne mensalmente para discutir barreiras e estratégias para aumentar a inscrição de uma população racial e etnicamente diversa. O Grupo de Trabalho para Países de Baixa e Média Renda atende às necessidades exclusivas dos homens recrutados nos locais do Caribe e da África, além de apoiar amplos esforços de oncologia nessas regiões.

“Esses esforços apoiam o objetivo maior do IRONMAN de investigar disparidades no atendimento de pacientes com câncer de próstata avançado, com potenciais implicações para diminuir as disparidades raciais nos resultados de sobrevida”, destacam os autores 

Referência: IRONMAN: The international registry for men with advanced prostate cancer.
First Author: Daniel J. George, FASCO, MD
Meeting: 2022 ASCO Genitourinary Cancers Symposium
Session Type: Trials in Progress Poster Session
Session Title: Trials in Progress Poster Session A: Prostate Cancer
Track: Prostate Cancer- Advanced
Subtrack: Quality of Care/Quality Improvement and Real-World Evidence
Abstract #: TPS190
Clinical Trial Registry Number: NCT03151629
Citation: J Clin Oncol 40, 2022 (suppl 6; abstr TPS190)
DOI: 10.1200/JCO.2022.40.6_suppl.TPS190

 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519