29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GU 2022

Cabozantinibe neoadjuvante no câncer renal avançado

rim 22 bxCabozantinibe é um inibidor de pequenas moléculas das tirosina-quinases c-Met, AXL e VEGFR2 aprovado para uso em pacientes com carcinoma de células renais (RCC) avançado. Agora, estudo destacado na ASCO GU 2022 apresenta resultados de cabozantinibe no cenário neoadjuvante do câncer renal, sugerindo benefícios significativos nesse cenário de tratamento.

Foram elegíveis pacientes com RCC de células claras estágio clínico ≥ T3Nx ou TanyN+ ou considerados irressecáveis ​​pelo cirurgião, para receber cabozantinibe na dose inicial de 60 mg diariamente por 12 semanas. O endpoint primário foi a taxa de resposta objetiva por RECIST v1.1 (respostas completas e parciais) na semana 12, após a administração de cabozantinibe, conforme determinado por revisão de radiologista independente. Endpoints secundários incluíram segurança, tolerabilidade, resultados clínicos (sobrevida livre de doença – SLD e sobrevida global - SG), resultados cirúrgicos e qualidade de vida.

Resultados

Em 20 de setembro de 2021, 16 pacientes com RCC de células claras comprovados por biópsia foram tratados com cabozantinibe neoadjuvante. A idade mediana foi de 56 anos (variação: 41-84 anos), 81,2% do sexo masculino. Todos os pacientes completaram 12 semanas de tratamento e 15 deles foram submetidos à cirurgia conforme planejado, após a conclusão de 4 semanas de wash-out.

Os resultados apresentados na ASCO GU 2022 mostram que cinco pacientes (31,2%) apresentaram resposta parcial e 11 pacientes apresentaram doença estável. Um paciente recusou a cirurgia por motivos pessoais e recebeu tratamento sistêmico adicional. Não houve progressão da doença durante o uso de cabozantinibe. A redução mediana do tamanho do tumor renal primário foi de 24% (intervalo: 6-45%). O único paciente considerado irressecável tornou-se ressecável ao final do tratamento. Dois pacientes foram convertidos de nefrectomia radical para parcial.

Em relação à segurança, os eventos adversos mais comuns foram diarreia, náusea, fadiga, hipertensão, anorexia e síndrome da eritrodisestesia palmo-plantar. No intraoperatório, os autores reportam que não foram observadas complicações imediatas, assim como não houve complicações relacionadas ao agente experimental no pós-operatório. Não foram reportados EA de grau 4 ou 5 relacionados à cirurgia ou ao tratamento com cabozantinibe.

“Cabozantinib foi clinicamente ativo e seguro no contexto neoadjuvante em pacientes com RCC de células claras localmente avançado”, destacam os autores, que durante o Simpósio relataram análises adicionais, incluindo resultados de longo prazo e de qualidade de vida.

Informações deste ensaio clínico: NCT04022343.

Referência: Phase 2 study of neoadjuvant cabozantinib in patients with locally advanced non-metastatic clear cell renal cell carcinoma
First Author: Mehmet Asim Bilen, MD
Meeting: 2022 ASCO Genitourinary Cancers Symposium
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session C: Renal Cell Cancer; Adrenal, Penile, Urethral, and Testicular Cancers
Track: Renal Cell Cancer
Subtrack: Therapeutics
Abstract#: 340
Clinical Trial Registry Number: NCT04022343
Citation: J Clin Oncol 40, 2022 (suppl 6; abstr 340)
DOI: 10.1200/JCO.2022.40.6_suppl.340

 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519