14042024Dom
AtualizadoSex, 12 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2022

Conquer Cancer premia oncologistas brasileiros na ASCO 2022

mosaico 7Conquer Cancer Foundation, fundação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), anunciou os ganhadores do 2022 ASCO Annual Meeting Merit Awards. Os oncologistas brasileiros Ana Veneziani (Princess Margaret Cancer Centre); Guilherme Nader-Marta (Institut Jules Bordet/Université Libre de Bruxelles); Luana Guimarães de Sousa, (University of Texas MD Anderson Cancer Center), Maria Alice Franzoi (Institut Gustave Roussy); Mateus Trinconi Cunha (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP); Pedro Isaacsson Velho (Hospital Moinhos de Vento); e Priscila Barreto Coelho (University of Miami Miller School of Medicine) estão entre os premiados.

International Development and Education Awards – IDEA

O oncologista Mateus Trinconi Cunha, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP, é um dos vencedores do International Development and Education Award (IDEA), concedido pela Conquer Cancer Foundation a jovens oncologistas promissores de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O principal objetivo é conectar esses jovens médicos com lideranças da ASCO para contribuir no desenvolvimento de boas práticas em oncologia e, em última análise, melhorar a qualidade do atendimento oncológico globalmente.
 
Para concorrer ao prêmio é necessário ser membro da ASCO, fluência em inglês, morar em um país subdesenvolvido ou em desenvolvimento e não ser oncologista há mais de 10 anos. O processo seletivo inclui análise de currículo, cartas de intenção e recomendação.

A Conquer Cancer Foundation (CCF) fornece passagem, hospedagem e apoio logístico em Chicago durante o Congresso da ASCO. Os premiados com o IDEA também recebem três anos de adesão complementar da ASCO, incluindo a assinatura do Journal of Clinical Oncology. Após o evento acontece o ETA (Extended Tour Award), onde os premiados vão ao centro do seu mentor por três dias para conhecer o serviço e estabelecer relações profissionais para o desenvolvimento de futuros projetos em parceria.

“De acordo com os organizadores, a seleção este foi mais acirrada devido à menor quantidade de premiados do IDEA. A redução ocorreu em razão da necessidade de acomodar os ganhadores do prêmio de 2020, que não tiveram a oportunidade de ir ao Congresso da ASCO por conta da pandemia”, observa Cunha.

Young Investigator Awards 

A oncologista Luana Guimarães de Sousa, da University of Texas MD Anderson Cancer Center, foi escolhida para receber o Young Investigator Award (YIA) por seu trabalho sobre o ambiente imunológico do câncer de orofaringe HPV+. 

Concedido pela primeira vez em 1984, o prêmio oferece financiamento de pesquisa para jovens médicos promissores durante os anos finais de treinamento para apoiar a transição para uma nomeação de corpo docente e incentivar pesquisas de qualidade em oncologia clínica. Na Reunião Anual da ASCO 2022, 95 pesquisadores foram selecionados para receber YIAs.

Career Development Awards 

Maria Alice Franzoi, do Institut Gustave Roussy, e Pedro Isaacsson Velho, do Hospital Moinhos de Vento, foram contemplados com o Career Development Award (CDA), uma bolsa de três anos que financia pesquisadores clínicos do primeiro ao terceiro ano de nomeação do corpo docente para estabelecer um programa independente de pesquisa clínica sobre o câncer. Na Reunião Anual da ASCO de 2022, 21 médicos promissores receberão CDAs.

O oncologista Pedro Isaacsson Velho recebeu a bolsa para o desenvolvimento do estudo que avalia a terapia androgênica bipolar (BAT) e rádio-223 (RAD) no câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC).

Maria Alice recebeu financiamento do CDA para o projeto de pesquisa focado em prevenir a deterioração da qualidade de vida após um câncer de mama através da personalização do percurso do paciente desde o momento do diagnóstico. “Durante os 3 anos do Grant, vamos realizar diversos estudos pilotos na França avaliando a factibilidade e adoção deste percurso personalizado facilitado pelo uso da tecnologia para pacientes com câncer de mama precoce. A ideia é criar um protótipo de percurso clínico que aumentará a qualidade dos cuidados em oncologia prestado aos doentes, prevenindo uma deterioração da qualidade de vida e ao mesmo tempo reduzindo os custos para o sistema de saúde e a carga sobre a equipe médica”, esclarece.

Annual Meeting Merit Awards

Destinado a jovens oncologistas que são os primeiros autores de trabalhos de alta qualidade selecionados para apresentação no congresso de Chicago, esse ano o Annual Meeting Merit Awards será oferecido a 151 profissionais.

Ana Carolina Veneziani, do Princess Margaret Cancer Centre, foi escolhida por seu trabalho que avalia a combinação de pembrolizumabe, maveropepimut-S e ciclofosfamida em baixa dose no câncer de ovário epitelial avançado (PESCO trial). Os resultados do fase 1 e coorte de expansão do estudo serão apresentados em Sessão Oral durante a ASCO.

O oncologista Guilherme Nader-Marta, do Institut Jules Bordet (Université Libre de Bruxelles), irá apresentar na sessão de pôster trabalho que discute o impacto do diagnóstico de câncer e dos diferentes tipos de terapias sistêmicas antineoplásicas na resposta imunológica antiviral após a vacinação contra COVID-19.

Outra brasileira contemplada na edição desse ano, Priscila Barreto Coelho, da University of Miami Miller School of Medicine, apresenta na sessão de pôster de sarcoma sua coorte de pacientes com sarcoma sinovial e discute a presença de vias de resposta a danos no DNA (DDR) nesse raro tumor de partes moles.

Para acessar a relação completa dos vencedores do 2022 ASCO Annual Meeting Merit Awards, clique aqui.

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519