23042024Ter
AtualizadoSeg, 22 Abr 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2022

NELSON trial demonstra maior sensibilidade no rastreamento de tumores em estágio inicial

nils wclcO protocolo utilizado para rastrear e detectar câncer de pulmão no NELSON Trial é mais sensível em comparação com o protocolo do National Lung Cancer Screening Trial, particularmente para tumores em estágio inicial. Os resultados do estudo1 foram apresentados por Koen de Nijs (foto), do Erasmus University Medical Center Rotterdam, Holanda, na 2022 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2022), conferência organizada pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC).

O estudo holandês-belga de rastreamento de câncer de pulmão (Nederlands-Leuvens Longkanker Screenings Onderzoek [NELSON]) demonstrou uma redução na mortalidade por câncer de pulmão de 24%2 para rastreamento com tomografia computadorizada (TC) de baixa dose, em comparação com 20%3 encontrados no National Lung Screening Trial (NLST). O NELSON e o NLST diferiram na população e no desenho do estudo. Em comparação com o NLST, o NELSON trial empregou um protocolo de gerenciamento de nódulos que incorporou o volume e o crescimento do nódulo4 em oposição a apenas o diâmetro do nódulo.

“Nesse estudo, avaliamos como a diferença nos protocolos de gerenciamento de nódulos afetou a sensibilidade da tomografia compuadorizada através do estágio e histologia nos ensaios”, disse Koen de Nijs, médico do Erasmus University Medical Center Rotterdam, Holanda, e primeiro autor do trabalho.

O modelo MISCAN-Lung, usado anteriormente para avaliar os resultados do NLST5, foi utilizado para avaliar os resultados do estudo NELSON. O modelo foi usado para reproduzir a incidência e mortalidade por câncer de pulmão por método de detecção (clínica ou detectada por triagem), sexo, histologia e estágio. “Avaliamos as potenciais diferenças na sensibilidade da TC por estágio e histologia, após levar em conta as características da população do estudo, desenho do estudo e epidemiologia do câncer de pulmão em cada estudo. Para ambos os ensaios, consideramos um resultado de triagem verdadeiro positivo quando o câncer de pulmão foi detectado por meio da TC de triagem e procedimentos de acompanhamento relacionados”, esclareceu de Nijs.

Resultados

Os resultados apresentados na WCLC 2022 demonstram que a sensibilidade da tomografia computadorizada no NELSON trial foi maior entre os estágios e histologias em comparação com o NLST6. A sensibilidade da TC foi consideravelmente maior para adenocarcinoma estágio inicial (para estágio 1A, 73% no NELSON versus 57% no NLST; para estágio 1B, 90% no NELSON vs 64% no NLST) e carcinoma de células escamosas estágio 2 (75% no NELSON e 39% no NLST).

Em síntese, a comparação baseada nos modelos dos protocolos utilizados no estudos NELSON e NLST sugere que as diferenças na eficácia da triagem podem ser explicadas por diferenças nos protocolos de gerenciamento de nódulos. “O protocolo usado no NELSON foi mais sensível em cpmaração com o protocolo usado no NLST, principalmente para cânceres em estágio inicial. Além disso, o protocolo utilizado no NELSON também apresentou especificidade melhorada8”, observam os autores. “Protocolos de manejo de nódulos baseados em volumetria provavelmente aumentarão os benefícios do rastreamento do câncer de pulmão, reduzindo procedimentos de acompanhamento desnecessários”, acrescentam.

Referências:

1 - OA05.04 - A Comparison of Stage- and Histology-Specific CT Sensitivity in the NELSON Trial and the NLST - Koen de Nijs et al

2 - (de Koning et al., NEJM, 2020)

3 - (NLST Research Team, NEJM, 2011)

4 - (Horeweg et al., European Respiratory Journal, 2013)

5 - (Meza, Cancer, 2014)

6 - (ten Haaf et al., CEBP, 2015)

7 - (Horeweg et al., Lancet Oncology, 2014-I)

8 - (Horeweg et al., Lancet Oncology, 2014-II)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519