28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

CALGB 140503: ressecção sublobar não é inferior à lobectomia no câncer de pulmão de células não pequenas periférico

RIAD NET OKPara pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas periférico com 2cm ou menos de tamanho e doença linfonodal negativa confirmada patologicamente nos principais linfonodos hilares e mediastinais, a ressecção sublobar é não inferior à lobectomia. Os resultados são do estudo de Fase III CALGB140503 (Alliance), apresentado em Sessão Plenária na Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2022).  Quem comenta é o cirurgião Riad Younes (foto), Diretor Geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


TROPION-Lung02: resultados promissores de combinação com datopotamab deruxtecana no CPCNP avançado

WILLIAM William 2018 NET OKResultados iniciais do estudo de Fase Ib TROPION-Lung02 mostraram que datopotamab deruxtecana (Dato-DXd) em combinação com pembrolizumabe, com ou sem quimioterapia com platina, apresentou atividade clínica promissora e um perfil de segurança tolerável em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado ou metastático sem alterações genômicas acionáveis. Os resultados foram selecionados para apresentação oral na Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2022). “Os resultados são bastante animadores e podem ser o passo inicial para substituição da quimioterapia tradicional por ADCs no tratamento de primeira linha do câncer de pulmão não pequenas células”, avalia o oncologista William Nassib William Júnior (foto).

POSEIDON: associação entre mutações KRAS/STK11/KEAP1 e resultados de sobrevida

luiz henrique araujo 22Pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) metastático que receberam terapia combinada de tremelimumabe, durvalumabe e quimioterapia tiveram uma sobrevida global mais longa em comparação com aqueles que receberam apenas quimioterapia, independentemente de status mutacional de STK11, KEAP1 ou KRAS. A análise exploratória dos resultados de sobrevida do estudo Fase 3 POSEIDON de acordo com o status mutacional KRAS, STK11 e KEAP1 foi apresentada na Conferência Mundial de Câncer de Pulmão. O oncologista Luiz Henrique Araujo (foto), diretor regional na Dasa Oncologia e pesquisador do INCA, é coautor do trabalho.

Obstáculos globais à triagem do câncer de pulmão

Milena CavicNa Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2022), representantes do Diagnostics Working Group do Comitê da IASLC de Detecção Precoce e Triagem anunciaram um esforço para identificar os atuais obstáculos e perspectivas de rastreamento do câncer de pulmão em países de baixa e média renda e propor orientações, recomendações e futuras estratégias de pesquisa. “Uma discussão mais ampla sobre esse tema é globalmente importante, uma vez que muitos países planejam introduzir o rastreamento do câncer de pulmão levando em consideração os parâmetros governamentais, de saúde e específicos da população. Portanto, diretrizes baseadas em evidências são de extrema importância”, afirmou Milena Cavic (foto), do Instituto de Oncologia e Radiologia da Sérvia.

WCLC destaca estratégia de cessação do tabagismo em um programa de triagem de câncer de pulmão

rachel murrayRealizada de 6 a 9 de agosto, a conferência mundial de câncer de pulmão (2022 WCLC – World Conference on Lung Cancer) destacou estudo do Reino Unido que descreve uma estratégia de cessação do tabagismo em um programa de triagem para o câncer de pulmão. O estudo YESS (The Yorkshire Enhanced Stop Smoking Study) foi apresentado por Rachael L. Murray (foto), professora de Saúde da População da Universidade de Notham, e mostrou aumento nas taxas de cessação do tabagismo depois de uma abordagem personalizada (Abstract 1863).

Incidência, timing e sobrevida de segundo câncer de pulmão primário em pacientes no NLST

Pulm o Horiz NET OKEstudo selecionado para apresentação oral na Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC 2022) buscou examinar a incidência, o timing e a sobrevida de um segundo câncer de pulmão primário utilizando dados do National Lung Screening Trial (NLST). “A incidência de um segundo câncer de pulmão primário no NLST foi de aproximadamente 4% entre toda a coorte de pacientes com câncer de pulmão, e chegou a 8% entre os pacientes submetidos à cirurgia para doença em estágio IA”, observam os autores.

Disparidades no diagnóstico precoce do câncer de pulmão entre adultos conforme a faixa etária

rastreamento 2020 bxJovens adultos com câncer de pulmão são significativamente mais propensos a serem diagnosticados em estágios mais avançados da doença em comparação com adultos mais velhos. Os resultados são de estudo selecionado para apresentação oral no 2022 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2022). “Nossos achados ilustram a necessidade de desenvolver estratégias para aumentar a detecção precoce do câncer de pulmão entre os pacientes mais jovens que atualmente não são elegíveis para o rastreamento do câncer de pulmão”, destacaram os autores.

NELSON trial demonstra maior sensibilidade no rastreamento de tumores em estágio inicial

nils wclcO protocolo utilizado para rastrear e detectar câncer de pulmão no NELSON Trial é mais sensível em comparação com o protocolo do National Lung Cancer Screening Trial, particularmente para tumores em estágio inicial. Os resultados do estudo1 foram apresentados por Koen de Nijs (foto), do Erasmus University Medical Center Rotterdam, Holanda, na 2022 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2022), conferência organizada pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC).

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519