20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2022

Expressão concomitante de HER2 e PD-L1 no câncer gástrico e/ou adenocarcinoma de junção gastroesofágica

rui weschenfelder 21 bxResultados de análise de biomarcadores do estudo em andamento DESTINY-Gastric03 (DG-03) avaliou a concordância entre os testes de HER2 local e central e a sobreposição da expressão de PD-L1 e HER2 em pacientes com câncer gástrico e adenocarcinoma de junção gastroesofágica. Os resultados apresentados em sessão mini-oral no ESMO GI 2022 sugerem a administração combinada de agentes anti-HER2 e inibidores de checkpoint. “Os dados de trastuzumabe deruxtecana no câncer gástrico são bastante relevantes, e buscar uma droga como a imunoterapia, que pode oferecer um resultado ainda mais expressivo nessa população, é bastante atraente”, avalia o oncologista Rui Weschenfelder (foto), coordenador do Núcleo de Oncologia Gastrointestinal do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e vice-presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG).

Até 20% dos pacientes com câncer gástrico e/ou de junção gastroesofágica é HER2-positivo. No estudo DESTINY-Gastric01, trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) melhorou a sobrevida versus quimioterapia padrão nessa população de pacientes em um cenário de 3ª linha. Em relatórios anteriores, até 88% dos tumores gástricos e/ou de junção gastroesofágica HER2+ também expressavam PD-L1 (score positivo combinado [CPS] 1; Janjigian Nature 2021).

“A expressão combinada de HER2 e PD-1/PD-L1 no câncer gástrico demonstrou ter relevância prognóstica (Lian Dig Liver Dis 2022), e dados pré-clínicos indicam eficácia melhorada de T-DXd em combinação com um anticorpo anti-PD-1”, destacam os autores.

Weschenfelder oberva que desde setembro de 2021 a combinação de trastuzumabe e pembrolizumabe é aprovada pela U.S.Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de primeira linha de pacientes com câncer gástrico avançado metastático HER2-positivo, o que motivou a investigação de outras combinações de bloqueio HER2 com imunoterapia no câncer gástrico.

O DESTINY-Gastric03 (NCT04379596) é um estudo de fase 1b/2 de 2 partes, aberto, de combinações de T-DXd em pacientes com câncer gástrico e/ou junção gastresofágica HER2+ (IHC 3+ ou 2+/ISH positivo) localmente avançado/metastático. A parte 1 (aumento da dose) inclui pacientes HER2-positivo confirmado localmente que progrediu a um regime anterior contendo trastuzumabe. A parte 2 (expansão da dose) inclui pacientes com câncer gástrico e/ou junção gastroesofágica HER2-positivo confirmado localmente e previamente não tratados.

O status HER2 foi reavaliado em um laboratório central utilizando o HER2 DAKO HercepTest e pontuado de acordo com critérios específicos de câncer gástrico (Bartley Arch Pathol Lab Med 2016). O status de amplificação do gene HER2 e a expressão de PD-L1 foram avaliados centralmente usando FoundationOne (F1CDx) e um ensaio IHC verificado (PD-L1 IHC 22C3 pharmDx; Agilent Technologies), respectivamente.

A positividade de PD-L1 foi definida como CPS 1, onde CPS é o número de células PD-L1 positivas (células tumorais, linfócitos e macrófagos) dividido pelo número total de células tumorais viáveis ​​multiplicado por 100. Um patologista qualificado realizou contagens de células e categorização CPS.

Resultados

As análises incluíram 44 amostras (12 pacientes da parte 1; 32 da parte 2) com dados disponíveis no momento da análise. Cinco amostras foram coletadas de sítios metastáticos, todas antes do tratamento com T-DXd. Trinta e nove amostras eram de tumores primários (28 antes do tratamento com TDXd; 11 de tecido de arquivo). Por avaliação local de HER2, 37 pacientes eram IHC 3+ e 7 eram IHC 2+/ISH positivos.

Por avaliação central de HER2, 27 pacientes eram IHC 3+, 1 era IHC 2+ e HER2 amplificado, 4 eram IHC 2+ e não amplificados, 1 era IHC 1+ e não amplificado, e 2 eram IHC 0 e não amplificados; 9 tinham dados de IHC/amplificação ausentes (por exemplo, células tumorais insuficientes [< 100] na seção de tecido para avaliação de IHC HER2/conteúdo tumoral insuficiente coletado para NGS). A avaliação local e central de HER2 demonstrou 64% (28/44 amostras) de concordância e 16% de discordância; 20% das amostras não foram avaliáveis. Entre 27 pacientes HER2-positivo, 23 tinham PD-L1 CPS 1, 3 tinham CPS < 1 e 1 tinha células tumorais insuficientes presentes para o teste de PD-L1.

Em conclusão, em um subgrupo de pacientes no estudo em andamento DestinyGastric-03, a taxa de discordância entre o teste HER2 local e central (16%) e a sobreposição substancial (85%) entre a positividade de HER2 e a positividade de PD-L1 (CPS 1) foram consistentes com relatórios anteriores. “A discordância pode ser atribuída à heterogeneidade do tecido. A sobreposição substancial entre a positividade de PD-L1 e a positividade de HER2 suporta a administração combinada de agentes direcionados a HER2 e inibidores de checkpoint”, observaram os autores.

Weschenfelder observa que esses dados preliminares das análises de marcadores biológicos reforçam dados de estudos anteriores, em que a maioria dos pacientes (85%) que são HER2-positivo definido por imunohistoquímica 3+ ou imunohistoquímica 2+ com FISH positivo têm CPS>1. “A segunda informação importante trazida pelo estudo é que houve discordância na revisão central e local da hiperexpressão de HER2 em cerca de 20% dos casos. “A maioria desses casos em que houve discordância eram casos de imunohistoquímica 2+ com FISH positivo, reforçando a importância da qualidade da análise laboratorial. Além disso, quando temos uma imunohistoquímica 2+, existe uma maior chance de oferecer um tratamento ineficiente para um paciente que na verdade não vai se beneficiar”, ressalta.

“Fica como dúvida o fato de que a imensa maioria dos pacientes HER2+ são CPS-positivo, mas estamos nos referindo a CPS acima de 1. Sabemos que boa parte dos pacientes vai ter CPS acima de 5, mas não temos ainda dados claros de qual o percentual dessa população realmente se beneficia dessa combinação se a gente subir a barra e avaliar CPS acima de 10, como a gente sabe que funciona com a quimioterapia isolada em pacientes que são HER2-negativo. Então, será que realmente vamos tratar todos os pacientes, ou quando a gente conseguir um estudo maior e estratificar por CPS, haverá um real benefício para todos? Acho que essa é a questão que fica”, avalia.

Identificação do ensaio clínico: NCT04379596.

Referência: SO-7 Co-occurring HER2 and PD-L1 expression in patients with HER2-positive trastuzumab-refractory gastric cancer (GC)/gastroesophageal junction adenocarcinoma (GEJA): Biomarker analysis from the trastuzumab deruxtecan (T-DXd) DESTINY-Gastric03 trial - Y. Janjigian, S. Rha, D. Oh, M. Díez García, H. van Laarhoven, Y. Chao, M. Di Bartolomeo, N. Haj Mohammad, W. Zhong, E. Croydon, F. Cecchi, J. Lee

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519