25042024Qui
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2022

Trastuzumabe deruxtecana mostra benefício em pacientes frágeis com câncer gástrico politratado

Idoso NET OKTrastuzumabe deruxtecana mostrou benefício clínico semelhante para pacientes frágeis com câncer gástrico HER2-positivo tratados na terceira linha, como aponta estudo retrospectivo apresentado no ESMO GI 2022 por Toshihiko Matsumoto, médico do Departamento de Oncologia do Kobe City Medical Center General Hospital, no Japão.

Dados já conhecidos do ensaio DESTINY-Gastric01 mostram que trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) teve efeito promissor para pacientes com câncer gástrico avançado HER2-positivo previamente expostos a duas ou mais linhas de quimioterapia, mas dados de eficácia e segurança de T-DXd na terceira linha em pacientes frágeis ainda são pouco explorados.

Neste estudo, Matsumoto et al. avaliaram T-DXd no paciente frágil, definido como aquele com 75 anos ou mais com qualquer status de desempenho. 

Resultados

19 pacientes com câncer gástrico HER2 positivo receberam T-DXd após duas ou mais linhas anteriores de quimioterapia. Desse universo, 6 pacientes (32%) cumpriram o critério de pacientes frágeis e não foi demonstrada diferença significativa entre o grupo frágil e não frágil em termos de eficácia e resultados clínicos. Em todos os pacientes, a taxa de resposta (RR) foi de 42%, a taxa de controle da doença foi de 78%, a sobrevida livre de progressão mediana (SLP) alcançou 4 meses (IC 95%: 2,6-6,5) e a sobrevida global mediana (SG) 6,1 meses (95% IC:3,7-9,4). Não houve diferença significativa em taxa de resposta, taxa de controle da doença, SLP e SG entre o grupo frágil e o não frágil.

Em relação ao perfil de segurança, também não houve diferença significativa entre pacientes frágeis e não frágeis tratados com T-DXd. No entanto, a redução da dose foi necessária em 47% de toda a população e o grupo frágil demandou mais reduções de dose (67% vs 38%). No grupo frágil, foram observados 3 casos de redução da dose desde a administração inicial. Nenhum paciente do grupo frágil pôde receber pós-terapia após falha de T-DXd.

“T-DXd mostrou benefício clínico para pacientes com câncer gástrico, incluindo pacientes frágeis. No entanto, a redução da dose foi necessária em cerca de 50% de toda a população e a tendência de redução da dose foi mais frequente em pacientes frágeis”, concluem os autores. 

Referência: P-139 Trastuzumab deruxtecan showed similar clinical benefit forfrail HER2 positive gastric cancer patients: Retrospective observational study - T. Matsumoto et al.

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519