22072019Seg
AtualizadoQui, 18 Jul 2019 7pm

PUBLICIDADE
topbanner novartis2019 468x60

Coberturas Especiais

Câncer gástrico em mulheres jovens na América Latina

dienstmann 19 okEstudo retrospectivo mexicano apresentado no ESMO GI 2019, em Barcelona, mostrou que um em cada sete dos mais de dois mil pacientes diagnosticados com câncer gástrico entre 2004 e 2016 e tratados no Instituto Nacional do Câncer (INCAN), no México, tinha menos de 40 anos. “Os médicos não devem ignorar a possibilidade de câncer gástrico na população jovem, particularmente na América Latina ou entre hispânicos na América do Norte", observou o oncologista Rodrigo Dienstmann (foto), do Instituto Vall d'Hebron de Oncologia, em Barcelona, ​​Espanha.


Recorrência bioquímica no câncer de próstata – evidências e desafios

denis zodiac summit2019
Jardim: “sobrevida livre de metástases é um desfecho importante e deve ser cada vez mais valorizado”

A expressão de PSMA no câncer de próstata não é exclusivamente ferramenta diagnóstica, mas é um alvo promissor para guiar o tratamento no cenário da doença metastática resistente à castração (mCRPC)1. “O pet PSMA pode alterar o manejo desses pacientes e definir quem é candidato à terapia sistêmica ou a tratamento de resgate”, explicou o oncologista Denis Jardim durante o SUMMIT URO-ONCO, encontro multidisciplinar de atualização científica realizado 28 de junho em São Paulo, que reuniu urologistas e oncologistas das principais instituições de assistência e pesquisa.

Avanços no tratamento cirúrgico da HPB

carvalhal zodiac summit2019
Carvalhal: "cerca de 25% dos atendimentos na urologia são para tratar e acompanhar pacientes com HPB”

Em apresentação que abriu o programa científico do SUMMIT URO-ONCO 2019, Gustavo Carvalhal (foto), uro-oncologista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), lembrou que a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é tema que tem concentrado as atenções nos congressos da American Urological Association (AUA)

SUMMIT URO-ONCO 2019 aposta no caráter multidisciplinar

nahas zodiac summit2019Cerca de 100 urologistas e oncologistas clínicos se reuniram em São Paulo no ZODIAC SUMMIT URO-ONCO 2019, um grande encontro multidisciplinar que compartilhou o melhor da AUA 2019 e da reunião anual da ASCO, com atualizações em HPB, BHA e câncer de próstata. O urologista William Nahas, do ICESP, foi chairman do programa científico e destacou o formato inovador, que abrigou duas apresentações simultâneas para valorizar o caráter multidisciplinar do encontro.

Linha do tempo: a privação androgênica no câncer de próstata

neal shore zodiac summit2019
Neal Shore destaca a evolução no
tratamento do câncer de próstata

Há quase 80 anos o trabalho seminal de Charles Huggins e Clarence Hodges lançou as bases para compreender a terapia de privação androgênica no câncer de próstata, em capítulo que abriu a apresentação de Neal Shore (foto) no SUMMIT URO-ONCO 2019.

ASCO 2019 e os caminhos do tratamento oncológico

asco 2019 geral bxOs números foram superlativos, em mais um ano de muitas promessas e poucas novidades com impacto na prática clínica. Em edição que reforçou tendências, a oncologia personalizada mostrou resultados que ampliam a compreensão de alvos terapêuticos e mecanismos de resistência. Confira o que foi destaque no maior encontro da oncologia mundial.

Evidências e perspectivas na oncologia mamária

MAMA NET OKNovo anti-HER2 e dados de sobrevida do inibidor de ciclinas ribociclibe estão entre os destaques em câncer de mama do encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2019). A 55ª ASCO marcou, ainda, a apresentação do primeiro estudo randomizado sobre o valor da dieta na redução do risco de morte pela doença.

Entusiasmo na oncoginecologia

OvarioNa oncoginecologia, estudo randomizado de Fase III que comparou dois regimes de tratamento nos carcinossarcomas abriu a sessão oral, em apresentação de Matthew A. Powell, da Universidade de Washington. Os resultados mostraram que o tratamento com paclitaxel e carboplatina não foi inferior a paclitaxel e ifosfamida na população avaliada (Abstract 5500).

Dilemas e promessas no panorama GI

timothy iveson asco19 idea bxNo câncer colorretal estádio II de alto risco, nova análise colaborativa do IDEA discutiu a não-inferioridade de três versus seis meses de tratamento adjuvante com FOLFOX/CAPOX. O estudo não conseguiu demonstrar a não-inferioridade, ilustrando resultados que trafegam entre o benefício clínico e a significância estatística. O oncologista Timothy Iveson (foto), do Hospital Universitário Southampton NHS Foundation Trust, Reino Unido, é o primeiro autor do trabalho (Abstract 3501).


Publicidade
300x250 ad onconews200519
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner ibcc2019 300x250