20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Auxílio à decisão no câncer de próstata

maysa vilbert gu20 bxMaysa Tamara Vilbert (foto) é primeira autora de estudo apresentado na sessão de pôster do ASCO GU 2020, com resultados que embasaram dois nomogramas para auxiliar a definir a melhor estratégia de primeira linha no câncer de próstata metastático resistente à castração.

Este estudo de coorte retrospectivo considerou pacientes tratados com abiraterona/enzalutamida no cenário pré-docetaxel. O endpoint primário foi identificar biomarcadores de fácil acesso na prática clínica para  prever o tempo até a falha do tratamento (TTF) e a partir deles desenvolver um nomograma convertido em aplicativo de internet. O endpoint secundário foi a correlação desses biomarcadores com sobrevida global (SG). A significância estatística foi fixada em 0,05.

Resultados

De maio de 2012 a outubro de 2017, foram avaliados 117 pacientes (81 receberam ABI, 36 ENZA). Em um seguimento mediano de 21 meses, o TTF estimado foi de 12,8 meses (IC95% 9,98 a 15,7). Os biomarcadores preditivos para TTF incluídos no primeiro modelo de nomograma foram o tempo desde o início da terapia de privação  androgênica (TADT) até o início de ABI/ENZA, presença de dor, escore de Gleason, testosterona no início de abi/enza e o nadir de PSA no câncer de próstata sensível à castração. O segundo modelo de nomograma incluiu dor, escore de Gleason mais contagem de neutrófilos, tADT para câncer de próstata resistente a castração (CRPC) e PSA no início de abi/enza. Todas essas características foram significativamente associadas à sobrevida global.

“Os dois nomogramas alcançaram boa validação interna na população brasileira atendida no A.C.Camargo Cancer Center e podem funcionar como uma ferramenta para o processo de tomada de decisão, podendo estimar quem são os pacientes que poderão alcançar um maior benefício com o tratamento com Abiraterona e Enzalutamida na primeira linha, em paciente com câncer de próstata castração resistentes e metastáticos. Contudo, ainda faz-se necessária a validação externa dos dados”, concluem os autores.

Referência: Biomarkers of prolonged time to treatment failure in metastatic castration-resistant prostate cancer patients treated with abiraterone or enzalutamide: A real life patients-based nomogram and web app - Maysa Tamara Silveira Vilbert et al - J Clin Oncol 38, 2020 (suppl 6; abstr 202)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519