29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SAN ANTONIO 2021

Estudo brasileiro discute abordagem não cirúrgica no câncer de mama inicial com axila negativa

giuliano duarteGiuliano Duarte (foto), da Universidade Estadual de Campinas (CAISM – UNICAMP), é primeiro autor de ensaio clínico randomizado de Fase 3 com participação de 13 centros brasileiros (VENUS Trial), que tem como objetivo avaliar a biópsia do linfonodo sentinela versus uma abordagem não cirúrgica em pacientes com câncer de mama inicial e axila negativa na avaliação clínica e ultrassonográfica. O estudo integra o programa científico do SABCS 2021 (ongoing trials).

“No estudo VENUS é permitida a inclusão de pacientes que serão submetidas a tratamento neoadjuvante desde que tenham axila negativa clinicamente e ao ultrassom, além de candidatas a mastectomia. Isso difere nosso trabalho dos outros ensaios semelhantes que estão em andamento: SOUND, INSEMA e BOOG 2013-08”, esclarece Duarte.

São elegíveis pacientes adultos (≥ 18 anos), com tumor ≤ 5 cm (T1 e T2) em todos os exames, clinicamente nódulo-negativo, ultrassom nódulo-negativo ou biópsia /aspiração com agulha fina. A randomização será na proporção de 1: 1, estratificada por tamanho do tumor (T1 e T2) e idade (≥50 e <50 anos). O endpoint primário é avaliar se a omissão da cirurgia axilar é não-inferior ao SLNB em termos de sobrevida livre de doença (DFS) em 5 anos. Endpoints secundários incluem sobrevida global, sobrevida livre loco-regional, taxa de recorrência axilar, complicações cirúrgicas iniciais e posteriores, além de custos do procedimento SLNB ou não.

Os resultados de sobrevida livre de doença, sobrevida livre de doença à distância e sobrevida global serão comparados entre os grupos por meio de curvas de Kaplan-Meyer e testes log-rank, ajustados por riscos proporcionais de Cox. As análises serão feitas por intenção de tratar.

O recrutamento foi iniciado em novembro de 2019. O estudo já recrutou 115 pacientes e conta com 13 centros participantes. A estimativa é concluir a inclusão de pacientes em 2025 e reportar as primeiras análises em 2029.

O ensaio VENUS está registrado na ReBEC (registro brasileiro): RBR-8g6jbf.

Referência: Publication Number: OT1-04-03 Sentinel lymph node biopsy versus no axillary surgery in early breast cancer clinically and ultrasonographically node negative: A multicentre prospective randomized controlled trial (VENUS trial)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519