28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2021

Ribociclibe mostra benefício de sobrevida global no câncer de mama avançado

fabio franke bxRibociclibe foi o primeiro inibidor de ciclinas a demonstrar benefício de sobrevida global em pacientes na pós-menopausa com câncer de mama avançado receptor hormonal positivo / HER2 negativo (HR + / HER2−) tratadas com terapia endócrina. É o que aponta o ensaio MONALEESA-2, destacado entre os late breaking abstracts do ESMO Congress 2021. "Os resultados apresentados, com benefício de sobrevida global, consolidam ainda mais o papel do ribociclibe na primeira linha para essa população de pacientes, agora no cenário pós-menopausa”, avalia Fabio Franke (foto), oncologista do do Oncosite Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia, de Ijuí-RS.

“O MONALEESA-7 já havia demonstrado esse mesmo resultado na pré- menopausa, e a expectativa era de que esse ganho se confirmasse no ML-2. Com certeza, esses resultados estabelecem uma base sólida para o futuro desenho de estudos clínicos ainda mais promissores, associando o inibidor de CDK 4/6 a outras terapias inovadoras. Esse é um marco muito importante para a terapia endócrina em câncer de mama", acrescenta.

Este ensaio clínico randomizado de fase III avaliou ribociclibe (RIB) na primeira linha (1L), um inibidor da quinase 4/6 dependente de ciclinas (CDK4 / 6i), associado a letrozol (LET) em pacientes na pós-menopausa com câncer de mama avançado HR + / HER2−.

Dados já reportados pelo ML-2 demonstraram melhora estatisticamente significativa na sobrevida livre de progressão (SLP), principal endpoint primário, confirmando benefício da adição de RIB + LET (HR, 0,56; IC de 95%, 0,43-0,72) nessa população de pacientes. Agora, os pesquisadores apresentam a análise final de sobrevida global (SG), principal endpoint secundário.

Pacientes na pós-menopausa com câncer de mama avançado HR+ / HER2− foram randomizadas 1: 1 para receber RIB + LET ou placebo (PBO) + LET. Não foram elegíveis pacientes que já haviam recebido CDK4 / 6i anterior, quimioterapia (QT) ou terapia endócrina no cenário da doença avançada. A sobrevida global foi avaliada com um teste de log-rank estratificado e métodos de Kaplan-Meier. Esta análise pré-especificada pelo protocolo foi planejada após 400 mortes.

Resultados

A população por intenção de tratar incluiu 668 pacientes randomizados para RIB (N= 334) ou PBO (N= 334). No corte de dados (10 de junho de 2021), 47 pacientes ainda estavam em tratamento (RIB: 30 [9,0%]; PBO: 17 [5,1%]), em um acompanhamento médio de 79,7 meses (min, 74,6 meses). A SG foi avaliada após 400 mortes (RIB: 181 [54,2%]; PBO: 219 [65,6%]).

Os resultados mostram que RIB + LET mostrou benefício de SG (mediana de 63,9 vs 51,4 meses; HR, 0,76; IC 95%, 0,63-0,93; P = 0,004) e atingiu o limite de significância estatística. A taxa de SG estimada em 6 anos foi de 44,2% para RIB vs 32,0% para PBO. A adição de ribociclibe à terapia endócrina também mostrou benefício no tempo até a primeira quimioterapia (mediana de 50,6 vs 38,9 meses; HR, 0,74; IC de 95%, 0,61-0,91) e na sobrevida livre de QT (mediana, 39,9 vs 30,1 meses; HR, 0,74; IC de 95%, 0,62-0,89).

Entre as pacientes que descontinuaram o tratamento do estudo, 87,8% vs 90,2% receberam terapia antineoplásica subsequente para RIB vs PBO, respectivamente, e 21,7% e 34,4% receberam um CDK4 / 6i subsequente. Nenhum novo sinal de segurança foi observado.

“Até o momento, este é o primeiro relato de um benefício de SG clínico e estatisticamente significativo com  CDK4 / 6i  na primeira linha em pacientes pós-menopáusicas com câncer de mama avançado HR + / HER2–. Após um acompanhamento médio de> 6,5 anos, a melhora mediana de Sg foi> 12 meses para 1L RIB + LET”, concluem os autores.

Gabriel N. Hortobagyi, oncologista do MD Anderson Cancer Center e primeiro autor do trabalho, lembrou que estudos anteriores mostraram que o uso de inibidores de CDK 4/6 em combinação com o tratamento hormonal padrão prolonga a duração do controle da doença, a chamada sobrevida livre de progressão, em aproximadamente um ano. “Agora, esses resultados somam-se a isso, mostrando que o inibidor de CDK 4/6 ribociclibe também estende a sobrevida em um ano. Para colocar esses resultados em perspectiva, em meus 45 anos como oncologista, houve dezenas de milhares de ensaios clínicos para câncer de mama e, embora o benefício de SLP tenha sido demonstrado muitas e muitas vezes, raramente observamos uma melhora no sobrevida global”, comparou. “É difícil mostrar uma extensão estatisticamente significativa na sobrevida para a terapia de primeira linha neste tipo de câncer de mama porque, devido ao desenvolvimento de resistência, os pacientes recebem de quatro a 15 tipos diferentes de tratamento ao longo do curso de sua doença e estes diluem o efeito da primeira terapia ”, analisou.

Hortobagyi também enfatizou a busca por biomarcadores de resposta. “Estamos procurando biomarcadores para informar aos médicos quais pacientes provavelmente responderão à terapia e quais provavelmente não responderão”, disse ele, acrescentando que essas descobertas podem beneficiar pacientes com esse tipo de câncer em todo o mundo: “Este estudo incluiu pacientes de 29 países da Europa Ocidental, Américas e Leste Asiático e os resultados podem ser extrapolados, independentemente da etnia ”, afirmou.

Até o momento, ribociclibe é o único inibidor de CDK 4/6 a demonstrar benefício de sobrevida geral nesta população de pacientes.

Identificação do ensaio clínico: NCT01958021 (CLEE011A2301)

Referência: LBA17_PR -  Overall survival (OS) results from the phase III MONALEESA-2 (ML-2) trial of postmenopausal patients (pts) with hormone receptor positive/human epidermal growth factor receptor 2 negative (HR+/HER2−) advanced breast cancer (ABC) treated with endocrine therapy (ET) ± ribociclib (RIB) - G.N. Hortobagyi, S.M. Stemmer, H.A. Burris III, Y.S. Yap, G.S. Sonke, L. Hart, M. Campone, K. Petrakova, E.P. Winer, W. Janni, P.F. Conte, D. Cameron, F. André, C. Arteaga, J.P. Zarate, A. Chakravartty, T. Taran, F. Le Gac, P. Serra, J. O'Shaughnessy

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519