28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GI 2021

Patritumab deruxtecan no câncer colorretal avançado previamente tratado

kanwal raghav bxEstudo multicêntrico, aberto, de Fase II, avalia a atividade do anticorpo droga-conjugado patritumab deruxtecan (HER3-DXd) em pacientes com câncer colorretal avançado/metastático previamente tratados. Liderado por Kanwal Raghav (foto), da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, em Houston, o trabalho foi selecionado para a sessão de pôster Trials in Progress no ASCO GI 2021.

Patritumab deruxtecan (HER3-DXd; U3-1402) é um novo anticorpo droga-conjugado investigacional que compreende um anticorpo monoclonal anti-HER3, um ligante à base de tetrapeptídeo e uma carga de inibidor de topoisomerase I. Ensaios clínicos em andamento avaliando o ADC em pacientes com câncer de mama metastático e câncer de pulmão de células não pequenas mostraram atividade clínica promissora e segurança aceitável.

HER3 (receptor de crescimento epidérmico humano 3), da família de receptores de tirosina quinase, é superexpresso na maioria dos tumores colorretais e associado a um prognóstico adverso. A regressão significativa do tumor com HER3-DXd foi observada em modelos murinos de xenoenxerto de câncer colorretal, independentemente do status de mutação KRAS.

O estudo multicêntrico, aberto, de Fase II U31402-A-U202 (NCT04479436) avalia 80 pacientes nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com mais de 18 anos e adenocarcinoma colorretal avançado/metastático resistente, refratário ou intolerante a duas ou mais linhas de tratamento anteriores, incluindo uma fluoropirimidina, irinotecano, um agente de platina, um agente anti-EGFR (se clinicamente indicado), um agente anti-VEGF (a menos que contra-indicado) e um inibidor de checkpoint imune (se não contraindicado) para câncer colorretal com alta instabilidade de microssatélites. Pacientes com doença pulmonar intersticial atual ou prévia, ou comprometimento pulmonar clinicamente grave são excluídos.

A biópsia de tumor de arquivo e a biópsia tumoral pré-tratamento são coletadas de todos os pacientes na triagem e avaliadas por imuno-histoquímica para a expressão da proteína HER3. Na primeira parte do estudo, os resultados da imuni-histoquímica para HER3 da biópsia do tumor pré-tratamento são utilizados ​​para dividir os pacientes em duas coortes: na coorte 1, pacientes HER3-alto (IHC 3+, 2+), n = 24; na coorte 2, pacientes HER3-baixo/negativo (IHC 1+, 0), n = 12.

Os pacientes serão tratados com 5,6 mg/kg de HER3-DXd IV a cada 3 semanas. Uma análise interina de futilidade será conduzida separadamente para as coortes 1 e 2 para determinar a inscrição na parte 2 do estudo, em dois cenários possíveis: a inscrição continua independentemente do status de HER3 por imuno-histoquímica, ou a inscrição continua apenas em paciente com alta expressão de HER3.

O objetivo principal é a avaliação da atividade antitumoral de HER3-DXd medida pela taxa de resposta objetiva (ORR), avaliada por revisão central indepentende cega de acordo com RECIST v1.1. Os objetivos secundários incluem a avaliação da eficácia medida por ORR (avaliada pelo investigador de acordo com RECIST v1.1), duração da resposta, tempo de resposta do tumor, taxa de controle da doença, sobrevida livre de progressão (avaliada pelo investigador e revisão central independente cega de acordo com RECIST v1 .1), sobrevida global, segurança e tolerabilidade, expressão da proteína HER3 no tecido tumoral e relação com a eficácia, e propriedades farmacocinéticas.

Informações do ensaio clínico: NCT04479436.

O estudo é financiado pela Daiichi Sankyo.

Referência: TPS157 Trials in Progress Poster Session - An open-label, phase II study of patritumab deruxtecan (HER3-DXd, U3-1402) in patients (pts) with previously treated advanced/metastatic colorectal cancer (CRC).

First Author: Kanwal Pratap Singh Raghav, The University of Texas MD Anderson Cancer Center, Houston, TX

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519