28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GI 2021

Neoadjuvância no câncer de esôfago, complicações e fatores de risco perioperatório

Esofago NET OK 2Destacado em sessão oral no ASCO GI 2021, o ensaio multicêntrico de fase III JCOG 1109 mostrou resultados do impacto da terapia pré-operatória no câncer de esôfago localmente avançado, em apresentação de Kazuo Koyanagi, da Universidade de Tokai, Japão.

“Conduzimos um estudo randomizado de Fase III com três braços comparando cisplatina mais 5-FU (CF) versus docetaxel mais CF (DCF) versus radiação com CF (CF-RT) como terapia pré-operatória no câncer de esôfago localmente avançado. Neste estudo, o objetivo foi avaliar a influência do tratamento pré-operatório nas complicações e fatores de risco perioperatórios”, descrevem os autores.

Foram elegíveis pacientes com câncer de esôfago avançado potencialmente ressecável, randomizados para uma das três terapias pré-operatórias, seguida de cirurgia (aberta ou esofagectomia toracoscópica com linfadenectomia regional). Dados clínicos, resultados cirúrgicos e complicações perioperatórias nos pacientes que receberam DCF e CF-RT foram comparados com aqueles que receberam CF.

Resultados

Entre dezembro de 2012 e julho de 2018, foram randomizados 601 pacientes para um dos três braços de tratamento (CF / DCF / CF-RT; 199/202/200). Dessa população, 589 pacientes foram elegíveis, sendo 546 submetidos à cirurgia (185/183/178).

As características dos pacientes não foram diferentes entre os braços de análise, mas o número de linfonodos colhidos no grupo que recebeu CF-RT foi significativamente menor do que naqueles tratados com CF (49 vs. 58; P, 0,0001). A incidência de complicações ≥ Grau 2 no perioperatório foi menor em pacientes que receberam DCF do que entre os tratados com CF (44,8% vs. 56,2%; P = 0,036).

A incidência de reoperação e morte intra-hospitalar em pacientes que receberam DCF e CF-RT não diferiu daquela em pacientes que receberam CF. A análise multivariada mostrou que o tempo de operação foi independentemente associado a um aumento de complicações perioperatórias grau ≥ 2. No entanto, o tratamento com CF-RT foi associado a um aumento na ocorrência de quilotórax Grau 2 (HR= 4,84; P = 0,043).

“O tratamento pré-operatório com DCF e CF-RT não aumenta o risco de mortalidade e de complicações perioperatórias quando comparado com a terapia padrão de CF, mas CF-RT aumenta o risco de quilotórax após esofagectomia no câncer de esôfago torácico avançado”, concluem os autores.

Referências: 162 Oral Abstract Session - Impact of preoperative therapy for locally advanced thoracic esophageal cancer on the risk of perioperative complications: Results from multicenter phase III trial JCOG 1109.

First Author: Kazuo Koyanagi, Department of Gastroenterological Surgery, Tokai University School of Medicine, Isehara, Japan
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519