28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2021

Município paulista mostra projeto que melhorou acesso ao diagnóstico de câncer no sistema público

carlos frederico 2021Carlos Frederico Pinto (foto), do Instituto de Oncologia do Vale, em São Jose dos Campos, SP, é primeiro autor de estudo aceito em pôster no ASCO 2021 com resultados de uma estratégia que promoveu acesso ao diagnóstico de câncer em um sistema público de saúde, com iniciativas simples e de baixo custo. “O objetivo foi garantir acesso ao oncologista e ao atendimento em até 60 dias para o diagnóstico, entendendo que isso pode impactar na morbimortalidade e no custo do câncer”, destacam os autores.

O câncer é a segunda causa de morte em São José dos Campos, uma cidade de médio porte com 720 mil habitantes, situada no estado de São Paulo. Os autores descrevem uma iniciativa da autoridade sanitária local, em outubro de 2018, que instituiu uma equipe para gerenciar e fornecer cuidados oncológicos mais eficazes e simplificou o acesso ao sistema público de saúde por meio de redesenho de processos e ferramentas de gestão (Projeto Previna).

O Previna foi fundamentado em 4 ações principais: (1) redesenho do processo (2) sistema de gestão diária escalonado, (3) melhoria dos canais de comunicação para todos os prestadores que conectam a atenção primária à atenção especializada e (4) acesso de emergência.

Os autores reportam que o redesenho do processo previa conectar e vincular o acesso a vários provedores e eliminar etapas desnecessárias ou pedidos repetidos no sistema. O projeto envolveu alertas no sistema para condições específicas, como PSA elevado ou CEA, teste de sangue oculto nas fezes positivo, mamografia com BIRADS 4-5 e esfregaços de PAP anormais, além de novos protocolos de rastreamento para câncer de próstata e colorretal.

O gerenciamento envolveu discussões internas diárias sobre a capacidade e revisão de alertas ou demandas do sistema. A gestão compreendeu ainda discussões semanais sobre procedimentos especializados, incluindo imagens, biópsias, quimioterapia, radioterapia ou fluxos de cirurgia, além de reuniões quinzenais com todos os provedores (hospitais e clínicas especializadas).

O estudo de São José dos Campos também reporta melhorias na Comunicação, com uma linha direta para acessar gerentes de fluxo nas unidades de atenção primária e secundária, consultoria de especialistas por telefone e acesso de emergência fornecido para unidades com necessidades especiais ou de cuidados urgentes.

Todas as ações foram conectadas por gerentes de fluxo usando sistemas de alerta, quadros visuais, kanban e ferramentas para gerenciar o progresso diário.

“Os resultados mostram que o acesso aos cuidados e tratamento do câncer até 60 dias melhorou de 2017 a 2020 quase duas vezes com o Previna (Tabela). O diagnóstico de câncer também aumentou substancialmente, e espera-se que esteja relacionado a períodos anteriores de pacientes subdiagnosticados”, concluem os autores, acrescentando que o redesenho de fluxo também reduziu o tempo médio para o processamento da da imunohistoquimica no câncer de mama HER2, ER e PR de 38 dias em 2018 para 9 dias em 2019 e 4 dias em 2020, impactando positivamente as decisões de tratamento. "O projeto envolveu basicamente a lógica do gerenciamento diário do lean, e seu custo efetivo foi de incluir 1 médico disponível para o projeto 15 horas por semana e um assistente administrativo 20 horas por semana. Por hora nao é possível falar em ganhos de sobrevida ou qualquer outro tipo de beneficio exceto pela celeridade do acesso e uma eventual redução do estágio da doença ao diagnóstico (mas nao temos como mensurar até aqui)", esclarece Frederico. O estudo destaca, ainda, que o acesso à linha direta analisou e atendeu 2.389 demandas de prestadores de cuidados entre 2018 e 2020.

“O uso combinado de gerenciamento diário, ferramentas enxutas e redesenho de fluxo no Previna foi capaz de melhorar o acesso e antecipar o diagnóstico de câncer em um sistema público de saúde por meio de iniciativas simples e de baixo custo, demonstrando que podemos melhorar muito nossos processos assistenciais sem um investimento relevante. Muito do que acontece fora do nosso alcance pode ter impacto relevante na vida de nossos pacientes. Precisamos de um olhar mais abrangente sobre o que é o cuidado oncológico e quando ele deve começar propriamente.”, conclui o oncologista.

 

2016

2017

2018

2019

2020 (oct)

< 60 days

286 (51,1%)

287 (45,9%)

691 (68,8%)

1039 (72,2%)

644 (84,8%)

> 60 days

274

338

314

401

115

Total

560

625

1005

1440

759


Referência: Abstract 6530 - Process redesign and daily management to improve cancer care access at the public healthcare system in Sao Jose dos Campos, Brazil. - Carlos Frederico Pinto et al
Session: Health Services Research and Quality Improvement 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519