29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2021

Associação de câncer de mama triplo-negativo e subexpressão de BRCA1

MAMA NET OKPesquisadores da Faculdade União de Goyazes e da Associação de Combate ao Câncer em Goiás apresentaram no BBCS 2021 os resultados de meta-análise que buscou avaliar a associação de câncer de mama triplo-negativo e a subexpressão do gene BRCA1.

Foram selecionados estudos caso-controle publicados entre 2011 e 2015 a partir de três bancos de dados disponíveis (PubMed, Scopus e Web of Science), analisados ​​usando as recomendações Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A pesquisa bibliográfica foi realizada usando a chave palavras ‘câncer de mama triplo-negativo’, ‘BRCA1’, ‘Associado’ e ‘expressão’. A qualidade dos estudos foi avaliada usando a Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluations (GRADE).

A qualidade das evidências dos estudos foi classificada em quatro categorias: alta, moderada, baixa ou muito baixa. “Analisamos também a influência de possíveis conflitos de interesse e eventuais informações sobre a aprovação ética dos estudos”, observaram os autores.

Resultados

Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, de 189 estudos inicialmente identificados, foram incluídos na meta-análise 11 trabalhos. Os resultados mostram uma alta prevalência de mutações BRCA1 e subexpressão em pacientes com câncer de mama triplo negativo (χ2 33,814 ep = 0,0001). Os estudos também mostraram que a quimioterapia continua a ser a base do tratamento sistêmico para pacientes com câncer de mama com as mutações BRCA1, e após o tratamento para câncer de mama triplo-negativo, a recorrência do tumor e a resistência à terapia continuam sendo questões desafiadoras.

Esta meta-análise corrobora outros estudos que demonstram que os pacientes portadores de subexpressão de BRCA1 estão associados a um maior risco de desenvolver cânceres de mama que tendem a ser triplo-negativos.

Triple-negative breast cancer and brca1 underexpression Association: an evidence-based meta-analysis of casecontrol Studies

Fabiana Lúcia de Lima Souza¹; Francielle Souza Silva Lopes¹; Hellen

Karine Paes Porto1; Cesar Augusto Sam Tiago Vilanova-Costa2

1 Faculdade União de Goyazes; 2 Associação de Combate ao Câncer em

Goiás.
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519