18042024Qui
AtualizadoQua, 17 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SAN ANTONIO 2020

PRIME: Radioterapia adjuvante na paciente idosa e resultados de sobrevida

ian bxOmitir a radioterapia após a cirurgia conservadora de mama pode não afetar as taxas de sobrevida em 10 anos de pacientes mais velhas com câncer de mama receptor hormonal positivo de baixo risco, como apontam dados atualizados de 10 anos do estudo PRIME II apresentados no 2020 San Antonio Breast Cancer Symposium. “Metade dos pacientes com diagnóstico de câncer de mama em países desenvolvidos tem mais de 65 anos”, disse Ian Kunkler (foto), professor de oncologia clínica do Western General Hospital da Universidade de Edimburgo, dimensionando o impacto dos resultados no ambiente de assistência.

Neste estudo, mulheres com idade ≥ 65 anos com câncer de mama receptor hormonal positivo que não receberam radioterapia após a cirurgia conservadora tiveram taxas mais altas de recorrência local, mas taxas de sobrevida em 10 anos semelhantes quando comparadas com pacientes que receberam radioterapia pós-operatória.

De abril de 2003 a dezembro de 2009, 1326 pacientes foram randomizados para receber (n = 658) ou não (n = 668) radioterapia de mama total (RT). Os pacientes elegíveis tinham idade ≥ 65 anos, T1-2 (até 3cm) NO, MO, receptor hormonal positivo, com margens claras de excisão (mínimo 1mm), linfonodo axilar negativo (pNO) recebendo terapia hormonal adjuvante.

A taxa de recorrência local após 10 anos foi significativamente maior em pacientes que não receberam radioterapia na comparação com aqueles que receberam (9,8% vs. 0,9 %). Embora a radioterapia pós-operatória tenha afetado o risco de recorrência local, não impactou significativamente outros resultados clínicos.

Após 10 anos, os pacientes que não receberam radioterapia tiveram taxas semelhantes de metástases à distância (1,4 % vs. 3,6 %), recorrência na mama oposta (1,0% vs. 2,2%) e sobrevida global (80,4 % vs. 81,0 %) na comparação com pacientes que receberam radioterapia.

“Omitir a radioterapia pós-operatória não comprometeu a sobrevida ou aumentou o risco de metástases à distância”, disse Kunkler. “Com base nesses resultados, acreditamos que omitir a radioterapia após a cirurgia conservadora da mama deve ser uma opção para pacientes mais velhas com câncer de mama localizado, HR-positivo que estão recebendo terapia hormonal adjuvante e atendem a certos critérios clínico-patológicos”, destacam os autores.

Uma limitação do estudo é que apenas alguns pacientes com tumores de grau 3 foram recrutados, portanto, os resultados podem não ser aplicáveis ​​a pacientes com tumores de alto grau ou com tumores maiores que 3 centímetros. Uma limitação adicional é que os dados sobre comorbidades ou adesão à terapia hormonal adjuvante não foram coletados.

Referência: GS2-03 - Prime 2 randomised trial (postoperative radiotherapy in minimum-risk elderly): Wide local excision and adjuvant hormonal therapy +/-whole breast irradiation in women =/> 65 years with early invasive breast cancer: 10 year results - Ian H Kunkler et al.

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519