29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO GI 2020

Nomograma prognóstico no câncer de pâncreas

pancreas 19 bxPesquisadores japoneses apresentaram na ESMO GI 2020 um nomograma prognóstico para pacientes com câncer de pâncreas irressecável tratados com gemcitabina e nab-paclitaxel (GnP) ou FOLFIRINOX (FFX), com base nos resultados de mundo real do estudo multicêntrico NAPOLEON.

De dezembro de 2013 a março de 2017, foram inscritos 318 pacientes, a partir de 14 centros em Kyushu, no Japão, fornecendo dados que auxiliaram no desenvolvimento do nomograma. “Estimar o prognóstico pode ajudar os clínicos a implementar melhores estratégias de tratamento”, argumentam os autores.

Baseada em cinco variáveis prognósticas - PS ECOG, metástase hepática, LDH, PCR e CA19-9 – a solução do grupo japonês foi validada utilizando C-index, t-AUC e gráficos de calibração, além da curva de Kaplan-Meier estratificada em três grupos de risco (baixo, moderado e alto).

“Nosso nomograma foi capaz de prever com precisão e conveniência o prognóstico em pacientes com câncer de pâncreas irressecável tratados com GnP ou FFX”, concluíram os autores.

Referência: Prognostic nomogram to predict overall survival in patients with unresectable pancreatic cancer treated with gemcitabine plus nab-paclitaxel or FOLFIRINOX Real-world results from the multicenter retrospective study (NAPOLEON study). - Taro Shibukia et. al.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519