29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ENETS 2020

Análogos de somatostatina na hiperplasia de células neuroendócrinas pulmonares

Pulm o 2017 NET OKEstudo que avaliou o uso de análogos da somatostatina (SSA) em pacientes com hiperplasia idiopática difusa de células neuroendócrinas pulmonares (DIPNECH) foi destaque no ENETS 2020.

Caracterizada por uma proliferação de células neuroendócrinas pulmonares e/ou tumores neuroendócrinos multifocais, a DIPNECH tem literatura limitada quanto às mudanças nos sintomas em resposta aos análogos da somatostatina. O objetivo deste estudo, que tem participação da Mayo Clinic e do Moffit Cancer Center, foi justamente avaliar as mudanças nos sintomas e testes de função pulmonar (TFP) em pacientes tratados com SSA, a partir de dados de prontuários.

Resultados

42 pacientes apresentaram tosse crônica ou dispneia, com DIPNECH suspeita ou comprovada, e receberam tratamento com SSA. A melhora sintomática foi observada em 33 pacientes (79%). Além disso, 14 dos 15 pacientes com testes de função pulmonar tiveram melhora no VEF1 após o tratamento.

“O tratamento com SSA frequentemente melhora as doenças respiratórias crônicas, sintomas e TFP em pacientes com DIPNECH”, concluíram os autores

Referência: Somatostatin Analogs (SSA) in Patients with Symptomatic Diffuse Idiopathic Pulmonary Neuroendocrine Cell Hyperplasia (DIPNECH)

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519