20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2020

Impacto econômico do câncer no Brasil

mariana cancela cymk bxMarianna de Camargo Cancela (foto), do INCA, é primeira autora de estudo selecionado para o 2020 ASCO Virtual Scientific Program, com dados que dimensionam parte dos custos indiretos da mortalidade prematura por câncer no Brasil, representando 0,2% do PIB brasileiro em 2016.

Os pesquisadores consideraram a análise da perda de produtividade como método para calcular o impacto econômico. “Utilizando a abordagem do capital humano, estimamos quanto a mortalidade prematura relacionada ao câncer afeta indiretamente a economia nas regiões brasileiras, que apresentam perfis sociodemográficos diferentes”, esclarecem os autores.

A partir do Sistema Nacional de Mortalidade foram coletados dados de todas as mortes por câncer em 2016 entre pessoas com idade economicamente ativa (15 a 64 anos para homens e 15 a 60 anos para mulheres), estratificados por região, sexo e faixa etária. Dados sobre expectativa de vida, participação da força de trabalho, desemprego e salários foram extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A perda de produtividade foi calculada como o valor do tempo entre a morte e a idade potencial de aposentadoria. Os resultados foram obtidos em reais e convertidos em dólares de acordo com a paridade do poder de compra (PPC) em 2016 (1,98).

Resultados

No total, 536.827 (homens) e 407.737 (mulheres) anos potenciais de vida produtiva (APVPP) foram perdidos em 2016, correspondendo a US $ 6.196.682.092 PPC para o Brasil. O perfil de APVPP por tipo de câncer variou por região. Nas regiões do Sul e Sudeste, os cânceres com maior impacto nos homens foram pulmão (12,4% e 9,9% do total de AVPP) e colorretal, respectivamente com 9,6% e 10,4%. Nas regiões Norte e Nordeste, o câncer de estômago foi responsável por 17% e 12% de APVPP, respectivamente. Entre as mulheres, o câncer de mama teve o maior impacto em todas as regiões (21,7% -26,2%), exceto no Norte, onde o câncer de colo uterino foi responsável por 31,3% de AVPP.

Em escala nacional, o maior impacto em APVPP individual foi do câncer testicular em homens (31,3 anos) e da doença de Hodgkin em mulheres (20,2). No Norte e Nordeste, apesar das menores taxas de mortalidade, o impacto econômico da perda de produtividade foi maior, representando 0,23 e 0,29% do PIB regional.

“Nossos resultados mostram o impacto econômico indireto da mortalidade prematura por câncer no Brasil, a um custo total de US $ 6.196.682.092 em 2016, representando 0,2% do PIB de todo o país. Os padrões regionais destacam a necessidade de adaptação de políticas públicas, típicas de um país em transição”, concluem os autores, ressaltando que o impacto do estilo de vida e de tumores relacionados à infecção tem repercussões diferentes nas 5 regiões do País.

“Este estudo fornece uma ferramenta adicional para o planejamento de políticas públicas”, destaca a primeira autora, Marianna Cancela, que chama a atenção para a importância de superar as disparidades regionais.  “O impacto do câncer do colo do útero na região Norte é excessivamente alto comparado às outras regiões, mostrando a necessidade de reforçar as ações de prevenção”, analisa. A especialista ressalta que os tumores de maior impacto, como pulmão, estômago, colorretal e mama, também são passíveis de ações preventivas e de estratégias de detecção precoce. “Individualmente, as maiores perdas são observadas em tumores que acometem indivíduos mais jovens, como os tumores testiculares, com taxa de mortalidade baixa, porém com impacto individual bastante alto, assim como os linfomas não-Hodgkin. O principal objetivo deste estudo é fornecer subsídios para tomadores de decisão, principalmente em relação a políticas de prevenção e detecção precoce. Investir na saúde é investir na economia" , ressalta. 

Referência: The economic impact of cancer-related premature mortality in Brazil: A human capital approach analysis. - J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 7068) - DOI:10.1200/JCO.2020.38.15_suppl.7068

First Author: Marianna De Camargo Cancela, DDS, MSc, PhD
Session Type: Poster Session
Session Title: Health Services Research and Quality Improvement
Track: Health Services Research and Quality Improvement
Subtrack: Real-World Data
Abstract #: 7068

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519