03062020Qua
AtualizadoSeg, 01 Jun 2020 5pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

ASCO 2020

ASCO 2020: destaques do programa científico

asco 2020 bxA 56ª reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), o maior encontro da oncologia mundial, acontece entre os dias 29 e 31 de maio, em formato virtual devido à pandemia da COVID-19. Com o tema 'Unir e conquistar: acelerar o progresso juntos, a edição deste ano conta com mais de 2,4 mil abstracts aceitos para apresentação durante a conferência, e outros 3,4 mil abstracts selecionados para publicação online.

Entre os temas que devem concentrar a atenção dos participantes estão avanços em imunoterapia e terapia-alvo para câncer de pulmão, colorretal, ovário e bexiga; melhorias no acesso ao tratamento do câncer, bem como o impacto do COVID-19 em pacientes com câncer.

Designado como Late Breaking Abstract, a análise interina de Fase III que avalia o tratamento de manutenção com a imunoterapia avelumabe após quimioterapia de primeira linha à base de platina no câncer avançado de bexiga promete ser um dos destaques do programa científico (LBA1). Também selecionado como LBA, estudo de fase III avalia a eficácia da terapia-alvo osimertinibe como tratamento adjuvante em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células localizado EGFR-mutado após ressecção completa do tumor e quimioterapia adjuvante (LBA5).

Ainda na sessão plenária serão apresentados os resultados do KEYNOTE-177, Fase III que compara pembrolizumabe com o padrão de cuidados como tratamento de primeira linha para pacientes selecionados com câncer colorretal avançado (LBA4).

Outros highlights apresentados no encontro exploram dados do COVID-19 and Cancer Consortium (CCC19) examinando a mortalidade e doença grave em pacientes com câncer infectados com COVID-19 e o uso de azitromicina e hidroxicloroquina (Abstract LBA110); pesquisa global sobre COVID-19 em pacientes com câncer de pulmão e o impacto de tratamentos oncológicos específicos nos resultados (Abstract LBA111); estudo de Fase II que investiga avelumabe em pacientes com tumores trofoblásticos gestacionais resistentes à quimioterapia (Abstract LBA6008); e o estudo INFORM, que examina o uso da medicina de precisão no câncer pediátrico com mau prognóstico (Abstract LBA10503).

Entre os destaques ainda estão o primeiro estudo a analisar as taxas de mortalidade por câncer em estados norte-americanos com e sem expansão do Medicaid após a adoção do Affordable Care Act (Abstract 2003); estudo de Fase III que avalia a sobrevida após o tratamento de manutenção com o inibidor de PARP olaparibe em pacientes com câncer de ovário sensível à platina BRCA-mutado recidivado (Abstract 6002); estudo randomizado investigando o uso de intervenções de videoconferência para reduzir a ansiedade e o distress em cuidadores que moram distantes de pacientes com câncer. (Abstract 12123); estudo internacional que avalia os benefícios de sobrevida da cessação do tabagismo, mesmo pouco tempo antes do diagnóstico de câncer de pulmão (Abstract 1512); e uma análise prospectiva sobre qualidade de vida de pacientes idosos após integrar uma avaliação geriátrica e de manejo no tratamento do câncer (Abstract 12011).

Confira a cobertura completa no Onconews.

Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
300x250 ad onconews200519