29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2020

Sobrevida livre de doença com osimertinibe adjuvante no CPCNP

pulmao 2020Duas análises do ensaio clínico ADAURA demonstraram melhores resultados de sobrevida livre de doença (SLD) para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) ressecado tratados com o TKI-EGFR de 3ª geração osimertinibe. Os dados foram apresentados na 2020 World Conference on Lung Cancer.

No ensaio clínico randomizado de Fase III ADAURA, pacientes com CPCNP EGFR mutado estágio IB-IIIA ressecado, com ou sem quimioterapia adjuvante, foram randomizados 1: 1 para receber osimertinibe 80 mg uma vez ao dia ou placebo até recidiva / descontinuação /por 3 anos.

Em uma análise apresentada no WCLC 20201 (Abstract3505), osimertinibe adjuvante, com ou sem quimioterapia adjuvante prévia, proporcionou um benefício significativo de sobrevida livre de doença (DFS) sem afetar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS), um desfecho secundário do estudo, em pacientes com CPCNP estádio IB-IIIA EGFRm completamente ressecados.

A qualidade de vida relacionada à saúde foi avaliada com o questionário de saúde short form-36 (SF-36), que avalia diferentes parâmetros de saúde física (PCS) e mental (MCS). O questionário foi preenchido por pacientes na randomização, nas semanas 12 e 24, e a cada 24 semanas até a conclusão ou descontinuação do tratamento. A conformidade da pesquisa foi alta, em ≥85% entre os braços de tratamento e placebo.

A análise dos dados da pesquisa mostrou que os pacientes tratados com osimertinibe adjuvante mantiveram sua qualidade de vida, sem diferenças clinicamente significativas nos escores de saúde física ou mental entre os braços de osimertinibe e placebo (PCS -1,18 [IC 95%: -2,02, -0,34]; MCS -1,34 [IC 95%: 2,40, 0,28]. Não houve diferenças no tempo de deterioração (TTD) de PCS (HR: 1,17) ou MCS (HR: 0,98).

“O efeito do tratamento adjuvante na qualidade de vida relacionada à saúde é uma consideração clínica importante para pacientes que, após a cirurgia com intenção curativa, estão livres da doença e precisam de tratamento de longo prazo para reduzir o risco de recorrência da doença”, disse Margarita Majem, médica do Departmento de Oncologia Médica do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona, durante a apresentação dos resultados.

Outro ensaio (Abstract 3464)2 demonstrou osimertinibe adjuvante conferiu uma melhora estatisticamente significativa na sobrevida livre de doença vs placebo em pacientes com CPCNP EGFRm estágio IB-IIIA ressecado. A qualidade de vida foi mantida durante o tratamento com osimertinibe, sem diferenças clinicamente significativas observadas entre os braços.

O grupo que recebeu quimioterapia (n = 230) experimentou 22 eventos DFS (11%), e o grupo placebo (n = 207) experimentou 103 eventos DFS (50%). O braço de tratamento que recebeu osimertinibe sem quimioterapia (n = 136) experimentou 15 eventos DFS ou 11%, enquanto o grupo placebo que não recebeu quimioterapia experimentou 56 eventos DFS ou taxa de 40%.

O benefício do DFS com osimertinibe versus placebo para pacientes que receberam quimioterapia anterior foi semelhante ao dos pacientes que não receberam quimioterapia anterior, independentemente do estágio da doença.

“Esses dados apoiam ainda mais o osimertinibe adjuvante como uma nova estratégia de tratamento neste cenário, com benefício de sobrevida livre de doença significativo e qualidade de vida mantida”, concluiu Yi-Long Wu, um dos co-presidentes do WCLC e médico do Guangdong Lung Cancer Institute, em Guangzhou, China.

Referências:  

1 - OA06.03 - Patient-Reported Outcomes from ADAURA: Osimertinib as Adjuvant Therapy in Patients with Resected EGFR Mutated (EGFRm) NSCLC - Presenting Author(s): Margarita Majem
2 - OA06.04 - Postoperative Chemotherapy Use and Outcomes from ADAURA: Osimertinib as Adjuvant Therapy for Resected EGFR Mutated NSCLC - Presenting Author(s): Yi-long Wu

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519