29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

II Semana Brasileira da Oncologia

Câncer de próstata, desafios da doença oligometastática

morbeck sboc2019 bxIgor Morbeck (foto), oncologista do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, participou da II Semana Brasileira da Oncologia, com apresentação que discutiu o câncer de próstata oligometastático. Acompanhe a síntese da apresentação.

Por Igor Morbeck, oncologista do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, membro do LACOG-GU e da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

O câncer de Próstata oligometastático define um fenótipo biologicamente distinto, geralmente caracterizado por até 5 diferentes sítios de metástases, representando um estágio de transição entre a doença localizada e a polimetastática, compreendendo assim um espectro de diferentes comportamentos clínicos.

A prevalência varia de maneira significativa na literatura e com o incremento de novos métodos de imagem, tal como o PET-PSMA, é provável que aumente no passar dos anos.

Historicamente, o tratamento padrão para a doença oligometastática é a hormonioterapia isolada ou em combinação com os novos agentes hormonais. Entretanto, a terapia focal (radioterapia estereotáxica) tem demonstrado melhora de desfechos, incluindo a sobrevida livre de falha em vários estudos retrospectivos. A radioterapia na próstata parece ser também vantajosa para pacientes com baixo volume de doença, conforme demostrado recentemente no estudo STAMPEDE.

Os avanços no entendimento biológico da doença oligometastática da próstata, o uso racional dos novos métodos de imagem e a conclusão de estudos prospectivos, poderão no futuro próximo, nos ajudar a racionalizar o melhor manejo deste subgrupo de pacientes, possibilitando a cura da doença em casos selecionados.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519