28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

II Semana Brasileira da Oncologia

Resultados inéditos em radioterapia hipofracionada de leito prostático são apresentados na II Semana de Oncologia

elton leite semana bxNa última sexta-feira, o rádio-oncologista Elton Leite (foto), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo-ICESP e do Hospital Vila Nova Star-SP, apresentou os primeiros resultados do estudo “Radioterapia hipofracionada de leito prostático com modulação da intensidade do feixe (IMRT): estudo fase 2”, na II Semana Brasileira da Oncologia.

Trata-se de um estudo prospectivo, de fase 2, conduzido no ICESP, que tem por objetivo avaliar a segurança e eficácia do hipofracionamento no tratamento pós-operatório do câncer de próstata, em contexto adjuvante ou de resgate. A radioterapia hipofracionada na próstata presente já é um padrão após os 10 estudos randomizados publicados, entretanto, no cenário pós-operatório, ainda existe a dúvida da segurança dos fracionamentos mais curtos, pela escassez de literatura. No trial brasileiro, estuda-se o tratamento realizado em 15 frações de 340cGy/dia, com técnica moderna de IMRT (radioterapia com intensidade modulada) e IGRT (radioterapia guiada por imagem). Desta forma, um tratamento que classicamente é realizado em 32-35 frações de 200cGy é encurtado em mais da metade, promovendo conveniência para os pacientes.

Após 2 anos e meio, foram tratados 61 pacientes. A taxa de toxicidade urinária aguda Grau ≥ 2 foi de 12,3%, e Grau ≥ 3 de 1,75%. A toxicidade urinária tardia Grau ≥ 2 foi de 2,6%. Não houve toxicidade gastrointestinal aguda e tardia Grau≥ 3, e 14% dos pacientes apresentaram retite Grau ≥ 2 de forma aguda e 10,5% de forma tardia. Em seguimento ainda precoce, 96,7% dos pacientes apresentam controle bioquímico do PSA.

Neste estudo, também será avaliado o impacto na qualidade de vida dos pacientes, através do questionário “EPIC”, realizado pré-radioterapia, com 3, 6, 12 e 24 meses após o tratamento, e ainda aguardamos um maior seguimento para os demais resultados. Além do Dr. Elton Leite, participam do estudo os médicos Clarissa Ramos, Bernardo Salvajoli, João V. Salvajoli, do departamento de radio-oncologia do Icesp, além de Fabio Y. Moraes, assistant professor em radio-oncologia na Queen’s University, Canadá.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519