29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

2019

Declaração IASLC: cessação do tabagismo após o diagnóstico de câncer

cessacao tabagismo NET OKA importância da cessação do tabagismo após o diagnóstico do câncer esteve em pauta no primeiro dia da 2019 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2019), em Declaração emitida pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC). “O objetivo dessa iniciativa do Comitê de Controle de Tabaco e Cessação do Tabagismo da IASLC é aumentar o envolvimento dos médicos no controle do tabaco”, disse Jacek Jassem, da Universidade Médica de Gdansk, em Gdansk, Polônia.

 

O uso do tabaco é uma causa de câncer bem estabelecida, contribuindo anualmente por cerca de uma em cada três mortes pela doença. Enquanto os efeitos prejudiciais do tabagismo são bem reconhecidos, os malefícios do fumo continuado após o diagnóstico de câncer são subestimados.

A continuação do tabagismo por pacientes com câncer e sobreviventes causa resultados adversos no tratamento, incluindo aumento da mortalidade global, mortalidade relacionada ao câncer e risco de um segundo câncer primário, além de aumentar consideravelmente a toxicidade do tratamento.

Os efeitos clínicos do tabagismo após o diagnóstico de câncer também têm um efeito substancial no aumento dos custos do tratamento. A cessação do tabagismo após o diagnóstico pode melhorar os resultados do tratamento, mas a maioria dos pacientes com câncer que fumam no momento do diagnóstico persiste no hábito de fumar durante o tratamento.

Infelizmente, os prestadores de serviços de saúde geralmente não cooperam proativamente com seus pacientes para ajudá-los a parar, fornecendo assistência para a cessação do tabaco. Pesquisas entre os membros da IASLC demonstram que embora a maioria dos profissionais de saúde reconheça que o tabagismo provoca resultados adversos, aproximadamente 90% perguntam sobre o uso de tabaco e 80% aconselham os pacientes a parar, mas apenas poucos oferecem assistência direta para a cessação do tabagismo. “Por muito tempo, esse tem sido um problema negligenciado na educação dos profissionais de saúde. Muitos médicos ainda acreditam que é tarde demais para oferecer apoio à cessação do tabagismo no diagnóstico do câncer. Da mesma forma, a maioria dos pacientes acredita que não há nada a ganhar com o abandono após o diagnóstico”, disse Jassem.

Existe uma necessidade clara e não atendida de abordar o uso de tabaco em pacientes com câncer. O diagnóstico de câncer é “o momento de aprender”, permitindo aos profissionais de saúde a melhor oportunidade de discutir com os pacientes o vício em nicotina e a tomada de decisões compartilhadas. Um foco aprimorado na cessação do tabagismo no momento do diagnóstico e da intervenção ativa pode aumentar a ação dos pacientes.

Reconhecendo a importância crítica da cessação do tabagismo após o diagnóstico de câncer, a Declaração da IASLC sobre a cessação do tabagismo após o diagnóstico do câncer traz seis recomendações aos profissionais de saúde envolvidos nos cuidados com câncer:

- Todos os pacientes com câncer devem ser rastreados quanto ao uso de tabaco e orientados sobre os benefícios da cessação do tabagismo;

- Em pacientes que continuam fumando após o diagnóstico de câncer, a assistência para cessação do tabagismo baseada em evidências deve ser rotineiramente e integralmente incorporada ao tratamento multidisciplinar do câncer para os pacientes e seus familiares;

- Os programas educacionais sobre o manejo do câncer devem incluir treinamento para cessação do tabagismo, comunicação empática sobre a história do uso do tabaco e cessação e utilização dos recursos baseados em evidências existentes para cessação do tabagismo;

- O aconselhamento e o tratamento para parar de fumar devem ser um serviço reembolsável;

- O status de fumante, inicialmente e durante o estudo, deve ser um elemento de dados necessário para todos os estudos clínicos prospectivos;

- Os ensaios clínicos de pacientes com câncer devem considerar projetos que também possam determinar as intervenções mais eficazes para a cessação do tabaco.

Para conferir a íntegra da Declaração IASLC sobre o Tabaco, acesse https://www.iaslc.org/tobaccodeclaration.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519