24042024Qua
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

X Congresso Franco-Brasileiro

1º Simpósio do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço

gbcp logo atualizada NET OKO I Simpósio do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP) reúne cirurgiões, oncologistas, radio-oncologistas e outros profissionais da Saúde em uma intensa agenda científica que acontece como parte das atividades do X Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia. Diego Rezende, radio-oncologista do Centro de Oncologia de Caruaru e membro do GBCP, destaca a importância do encontro e o lançamento da campanha Make Sense, iniciativa que espera aumentar a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço e impulsionar o diagnóstico precoce.

Por Diego Rezende

O câncer de cabeça e pescoço é a quinta neoplasia maligna mais comum no mundo, com incidência de aproximadamente 780 mil novos casos por ano. No Brasil, ele é considerado o segundo tumor mais comum entre os homens, com cerca de 18.000 novos casos por ano, atrás apenas do câncer de próstata.

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o GBCP, fundado em 2017, busca divulgar informações sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar dos tumores de cabeça e pescoço, tanto para a população em geral como para profissionais da saúde. “É com esse objetivo que aproveitamos essa oportunidade para divulgar a campanha Make Sense, criada em 2012 pela European Head and Neck Society”, explica Diego. “Em 2018 o GBCP firmou parceria com o grupo europeu e os primeiros resultados dessa aliança já começam a surgir”, diz o especialista.

O GBCP é um grupo multidisciplinar aberto aos profissionais de todas as áreas diretamente envolvidas no diagnóstico e/ou tratamento dos tumores de cabeça e pescoço e suas ações buscam melhorar o cenário atual desses pacientes. A maioria deles é diagnosticada com doença localmente avançada com taxas de sobrevida inferiores a 50% em 05 anos. Desenvolver e promover ferramentas que permitam otimizar e oportunizar o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo hábil dos tumores de cabeça e pescoço são as missões principais do GBCP.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519