28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2018

Quimioterapia de indução mais quimiorradioterapia com aspirina no câncer de reto

JULIANA INCA POSTER NET OKPesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) pretende avaliar a eficácia do tratamento neoadjuvante total e o uso de aspirina durante quimiorradioterapia para câncer retal de alto risco. Selecionado para a sessão de pôster da ESMO 2018, na categoria ‘Estudo em andamento’ (Trial in Progress – TiP), o trabalho foi apresentado pela oncologista Juliana Ominelli (foto).

A quimioterapia de indução seguida de quimiorradiação é uma abordagem atraente, com  tolerabilidade e  perfil de  toxicidade mais favoráveis. Além disso, o benefício da aspirina no câncer de cólon e reto já é conhecido. Recentemente foi observada sua potencial atividade durante a quimiorradioterapia.

O estudo randomizado tem como objetivo avaliar o tratamento de indução com XELOX , seguida de quimiorradioterapia baseada em capecitabina, com ou sem aspirina, em uma população de alto risco selecionada por ressonância magnética. O alto risco será definido pela presença de pelo menos um dos seguintes critérios na ressonância magnética de alta resolução: tumores dentro de 1 mm ou invadindo a fáscia mesorretal; tumor que se estende 5 mm ou mais em gordura perirretal; tumores cT4 ressecáveis; terço inferior do reto; envolvimento nodal; ou invasão vascular extramural.

O objetivo primário é avaliar o downstaging do tumor após o tratamento neoadjuvante total com ou sem aspirina. Todos os pacientes incluídos no estudo receberão XELOX a cada 21 dias durante quatro ciclos, a menos que seja detectada toxicidade ou progressão inaceitável. Após este tratamento, os pacientes serão randomizados para receber quimioradioterapia à base de capecitabina com aspirina ou placebo (capecitabina 850 mg/m2 5 dias por semana combinada com radioterapia com dose total de 50 Gy em 28 dias). A alocação aleatória de tratamento será estratificada por grau de regressão do tumor de ressonância magnética. Após 8-10 semanas, eles serão avaliados pela ressonância magnética. Os pacientes com resposta clínica completa serão gerenciados com a abordagem watch and wait.

O tamanho da amostra foi calculado de acordo com o design ideal de dois estagios de Simon. Assim, 11 pacientes devem ser incluídos em cada grupo durante o primeiro estágio. Se 3 pacientes ou menos mostrarem downstaging, o estudo será interrompido (análise de eficácia interina). A inclusão dos pacientes continuará até que 31 pacientes sejam incluídos, a fim de detectar uma diferença de 26% ou mais no downstaging. Um regime de tratamento será considerado eficaz se mais de 10 pacientes do total 31 apresentarem downstaging (análise final), atingindo 90% de poder com um alfa de 0,05 de nível de significância.

“Este estudo inclui três conceitos novos no tratamento de câncer de reto localmente avançado: a quimioterapia de indução, a adição de aspirina durante a quimiorradioterapia e a possibilidade de “watch and wait” para os pacientes com resposta clínica completa. O objetivo é otimizar o tratamento da doença localmente avançada para melhorar a resposta ao tratamento neoadjuvante e a sobrevida, com menor morbidade para o paciente”, afirma Juliana.

Identificação do ensaio clínico: NCT03170115.

Referência: 603TiP Induction chemotherapy plus chemoradiotherapy with or without aspirin in high risk rectal cancer (ICAR) - J.C.E.S.O.D. Souza1 et al

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519