29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASH 2018

Luspatercept reduz a necessidade de transfusões de sangue

Alan List ASH18 NET OKUm estudo clínico de fase III mostrou que a droga experimental luspatercept reduziu significativamente a necessidade de transfusões de sangue em pacientes com síndrome mielodisplásica de risco baixo, muito baixo ou intermediário com sideroblastos em anel. O hematologista Alan F. List (foto), do Moffitt Cancer Center, apresenta os resultados do estudo MEDALIST domingo, 02 de dezembro, na sessão plenária do ASH 2018, em San Diego, Califórnia.

O tratamento da anemia na síndrome mielodisplásica de baixo risco continua sendo uma necessidade médica não atendida. Os medicamentos disponíveis para anemia são eficazes em apenas metade dos pacientes com anemia relacionada à SMD de baixo risco, e cerca de um quarto dos pacientes que dependem de transfusões de hemácias. Os pacientes que não respondem a esses medicamentos ou que apresentam reações adversas podem necessitar de transfusões frequentes para aumentar o suprimento de hemácias e hemoglobina. As transfusões aumentam a hemoglobina apenas temporariamente, são caras e demoradas, e podem levar a sobrecarga de ferro, especialmente no coração e no fígado.

"A anemia e a necessidade crônica de transfusões é um problema muito grande para esses pacientes", disse o principal autor do estudo, Pierre Fenaux, do Hospital Saint-Louis, em Paris. “Com baixos níveis de hemoglobina, os pacientes ficam cansados ​​o tempo todo e têm um risco aumentado de quedas e eventos cardiovasculares. Ao melhorar os níveis de hemoglobina, percebe-se uma diferença na qualidade de vida”, afirmou.

Métodos

O estudo envolveu pacientes adultos com síndrome mielodisplásica de risco baixo, muito baixo ou intermediário com sideroblastos em anel. Todos os pacientes eram refratários, intolerantes ou inelegíveis aos medicamentos disponíveis para anemia (agentes estimuladores da eritropoiese - ESAs), e necessitavam de transfusões de hemácias, no mínimo, a cada um ou dois meses.

A mediana de idade dos participantes foi de 71 anos (variação de 26 a 95), a mediana do tempo do diagnóstico foi de 41,8 meses (variação de 3-421) e 62,9% eram do sexo masculino. No geral, as características dos pacientes no baseline foram equilibradas entre os grupos de tratamento.

Os pacientes foram randomizados 2:1 para receber o luspatercept, em um nível de dose inicial de 1 mg/kg com titulação de até 1,75 mg/kg, se necessário, ou placebo, por via subcutânea, a cada 3 semanas por ≥ 24 semanas.

O endpoint primário foi a independência transfusional de hemácias (RBC-TI) por ≥ 8 semanas entre a semana 1 e a semana 24. Um endpoint secundário foi RBC-TI por ≥ 12 semanas entre a semana 1 e 24.

Resultados

Dos 153 pacientes que receberam luspatercept, 58 (37,9%) alcançaram o endpoint primário de RBC-TI por ≥ 8 semanas, em comparação com 10 dos 76 pacientes (13,2%) que receberam placebo (odds ratio [OR] 5,1, P <0,0001). Entre os pacientes que receberam luspatercept, 43 de 153 (28,1%) atingiram o endpoint secundário de RBC-TI por ≥ 12 semanas (semanas 1–24) em comparação com 6 de 76 (7,9%) dos que receberam placebo (OR 5,1, P = 0,0002).

No geral, 52,9% dos pacientes tiveram uma redução significativa no número de transfusões necessárias ou um aumento nos níveis de hemoglobina, mesmo sem transfusões, em comparação com 11,8% dos pacientes que receberam placebo (P <0,0001).

O perfil de segurança do luspatercept foi consistente com o relatado no estudo de fase II PACE-MDS (Platzbecker U, et al. Lancet Oncol. 2017; 10: 1338-47). Os eventos adversos mais comuns relatados com luspatercept incluíram fadiga e dor muscular, embora seja difícil determinar se esses efeitos estão relacionados à anemia ou ao próprio medicamento.

Referência:The MEDALIST Trial: Results of a Phase 3, Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study of Luspatercept to Treat Anemia in Patients with Very Low-, Low-, or Intermediate-Risk Myelodysplastic Syndromes (MDS) with Ring Sideroblasts (RS) Who Require Red Blood Cell (RBC) Transfusions [1] - Pierre Fenaux, Alan F. List et al - Session: Plenary Scientific Session - Sunday, December 2, 2018, 2:00 PM-4:00 PM/Hall AB (San Diego Convention Center)

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519