20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO e os destaques da reunião anual

ASCO2017.jpgOs números são superlativos. São 30 mil inscritos na 53ª reunião anual da ASCO, o maior encontro da oncologia mundial, que acontece de 2 a 6 de junho no tradicional centro de convenções McCormick Place, em Chicago. Com o tema Making a Difference in Cancer Care With You, a edição deste ano é um apelo à responsabilidade de cada um na linha de cuidados com o paciente oncológico. Este ano, 2.150 abstracts foram aceitos para apresentação durante a conferência e mais 2.890 abstracts terão publicação online.

O estudo ARCHER1 promete ser um dos destaques do programa científico em oncologia torácica e recebeu designação de Late Breaking Abstract. O estudo é liderado por Tony Mok, da Universidade de Hong Kong, e avaliou o anti-EGFR dacomitinib no tratamento de primeira linha do câncer de pulmão não pequenas células (LBA 9007).
 
Outra apresentação que deve atrair as atenções discute a duração da quimioterapia adjuvante no câncer de colon avançado2. O estudo é liderado pela Mayo Clinic e traz uma análise de dados agregados, a partir de seis estudos de Fase III (LBA1).
 
No panorama geniturinário, um dos highlights é o LATITUDE3, ensaio que traz os dados de Fase III da avaliação de privação androgênica (ADT) mais predinisona ou placebo em pacientes com câncer de próstata de alto risco recém diagnosticados, virgens de quimioterapia. A apresentação é deKarim Fizazi, do Gustave Roussy (LBA3).
 
Ainda no panorama GU, Nicholas D. James, do Queen Elizabeth Hospital,traz mais uma análise do STAMPEDE4, com os resultados de sobrevida (LBA5003).
 
A imuno-oncologia continua em alta. A 53ª ASCO mostra os resultados do estudo de Fase II que investiga o anti PD-1 nivolumabe no tratamento do mesotelioma, em apresentação do francês Arnaud Scherpereel5 (LBA8507).
 
Na oncohematologia, estudo com a tecnologia CAR-T em mieloma múltiplo (MM)6também é tema de apresentação oral em LBA. O estudo é liderado porFrank (Xiaohu) Fan, criador de uma das mais promissoras biotechs de pesquisas em imunogeneterapia (LBA3001).  
 
Qualidade de vida
 
Resultados do estudo randomizado que avaliou a perspectiva do paciente na rotina do tratamento do câncer são aguardados na apresentação de Ethan Basch7, da Universidade de Carolina do Norte, demonstrando que o programa científico da ASCO dedica espaço a intervenções que valorizam o protagonismo do paciente e a ênfase na qualidade de vida (LBA 2).
 
Outro estudo destacado em LBA pela ênfase na qualidade de vida é de Gary Rodin, do Princess Margaret Cancer Centre, que apresenta resultados do ensaio randomizado que avaliou intervenções psicológicas em pacientes com câncer avançado8 (LBA 10001).
 
Referências
 
1 - Dacomitinib versus gefitinib for the first-line treatment of advanced EGFR mutation positive non-small cell lung cancer (ARCHER 1050): A randomized, open-label phase III trial.
 
2 - Prospective pooled analysis of six phase III trials investigating duration of adjuvant (adjuv) oxaliplatin-based therapy (3 vs 6 months) for patients (pts) with stage III colon cancer (CC): The IDEA (International Duration Evaluation of Adjuvant chemotherapy) collaboration (LBA 1)
 
3 - LATITUDE: A phase III, double-blind, randomized trial of androgen deprivation therapy with abiraterone acetate plus prednisone or placebos in newly diagnosed high-risk metastatic hormone-naive prostate cancer (LBA 3).
 
4 - Adding abiraterone for men with high-risk prostate cancer (PCa) starting long-term androgen deprivation therapy (ADT): Survival results from STAMPEDE (NCT00268476) (Abstract LBA5003)
 
5 - Second- or third-line nivolumab (Nivo) versus nivo plus ipilimumab (Ipi) in malignant pleural mesothelioma (MPM) patients: Results of the IFCT-1501 MAPS2 randomized phase II trial (LBA8507)
 
6 - Durable remissions with BCMA-specific chimeric antigen receptor (CAR)-modified T cells in patients with refractory/relapsed multiple myeloma (LBA3001).
 
7 - Overall survival results of a randomized trial assessing patient-reported outcomes for symptom monitoring during routine cancer treatment (LBA 2).
 
8 - Managing cancer and living meaningfully (CALM): A randomized controlled trial of a psychological intervention for patients with advanced cancer (LBA 10001)

Leia mais: Presença brasileira na ASCO

ASCO discute prevenção e promoção da saúde

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519