29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Terapia adjuvante em adenocarcinoma do reto

Anelisa_NET_OK.jpgAnelisa Coutinho (foto), oncologista da clínica AMO e vice-presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), fala no segundo dia do encontro sobre os avanços e desafios da terapia adjuvante no câncer retal.

Há algum tempo, o tratamento do câncer do reto não metastático era iniciado com cirurgia, geralmente seguido de radioterapia e quimioterapia (RTQT) adjuvantes. Porém, há pouco mais de 10 anos, o grupo alemão CAO/ARO/AIO mostrou benefícios em começar a tratar estes pacientes com doença localmente avançada com RTQT neoadjuvante, seguido então de cirurgia e quimioterapia (QT) adjuvante. Essa estratégia tornou-se padrão e os principais benefícios da neoadjuvância são maior índice de preservação esfincteriana, redução de recidiva local e melhor tolerabilidade do tratamento RTQT quando feito no pré-operatório.
 
O desafio atual é estratificar da melhor forma os pacientes que precisam de adjuvância após a neoadjuvância e cirurgia. Habitualmente utiliza-se muito dos dados conhecidos para indicação de adjuvância em cólon, entretanto os estudos desenhados para definir adjuvância em reto são muito mais conflitantes. Os estudos Proctor/Script e o UK Chronicle por exemplo, que foram desenhados para avaliar o benefício da adjuvância (após RTQT e cirurgia), não alcançaram poder estatístico por baixa inclusão de pacientes.
 
Em 2014, o estudo coreano de fase II randomizado, intitulado ADORE , avaliou o benefício do tratamento adjuvante com 5-Fluorouracil + Leucovorin +/- Oxaliplatina, em um grupo de 321 pacientes estádio ypT3-4 ou ypN+ após a neadjuvância tradicional. O ADORE demonstrou beneficio da adição de oxaliplatina adjuvante neste subgrupo de pacientes de alto risco.
 
Algumas questões como: benefício questionável da adjuvância nos subgrupos com resposta completa patológica após neoadjuvância e nos ypN0 de melhor prognóstico ainda permanecem em aberto. Estratégias de incorporar quimioterapia de “indução” antes ou após a RTQT pré- cirurgia estão sendo investigadas. Certamente que o futuro próximo com a estratificação de subgrupos moleculares e a provável incorporação da análise de células tumorais em DNA circulante através de biopsia líquida contribuirão para uma melhor estratificação de pacientes de risco , com indicação real de tratamento adjuvante.
 
Autora: Anelisa K. Coutinho é oncologista da clínica AMO, em Salvador, Bahia, e vice-presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG).
 
Sauer et al. NEJM 351:1731, 2004

Sauer et al. JCO 30:1926, 2012

Roh et al. JCO 27:5124, 2009

Park et al. Cancer 117:3703, 2011

Breugom et al. Ann Oncol 26:696, 2015

Glynne-Jones et al. Ann Oncol 25: 1356, 2014

Y S Hong et al. Lancet Oncol 15:1245, 2014

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519